Peito de frango com peras e castanhas no forno em marinada de vinagre balsâmico




O outono tem destas coisas, dias mais pequenos, mais tempo em casa e uma enorme vontade de mudar os sabores da comida. A realidade é que normalmente já estou cansada das saladas quando chega o fim de mês de setembro e começa a crescer em mim uma enorme vontade de cozinhar tudo quanto aparece novo nesta época, seja a abobora, as maças, ou as peras e as castanhas como foi o caso de hoje.
Este não é um parto difícil de fazer e até é rápido se tiverem as castanhas cozidas. Eu tinha. O meu castanheiro este ano deu muitas e muito cedo, pelo que eu tenho cozido com alguma regularidade para os cozinhados.
Este parto pode ser feito com vinho do Porto, que fica muitíssimo bem. Eu já tinha feito um bolo de castanhas com vinho do Porto no fim de semana e resolvi não repetir os ingredientes. Ficou fantástico, a família adorou e eu também!

Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 3 peitos de frango
  • 1 colher de sobremesa de tomilho seco
  • 1 colher de chá de alecrim seco
  • 2 dentes de alho picados ou 1 colher de chá de pasta de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de molho de soja (é opcional e podem trocar por vinho do Porto ou da Madeira ou outro licoroso que gostem)
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (pode ser vinho do Porto)
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 3 peras
  • 300g de castanhas cozidas

Confeção:
Já tinha as castanhas cozidas e prontas. Para o fazer pus uma panelinha com água ao lume temperada com sal e um pau de canela. Fiz um golpe em cruz no "lombo" das castanhas e cozi-as na água fervente por 15 minutos. Descasquei-as de imediato (enquanto estão muito quentes, sirvo-me dum pano e uma faca para não me queimar).
Pus os peitos de frango numa tigela e temperei-os com o azeite, as ervas aromáticas, o alho, o molho de soja, o vinagre balsâmico e o mel. Envolvi bem e reservei no frigorifico (ficou durante a manhã; deixem  tempo que puderem).

Liguei o forno a 180ºC.
Parti as peras ao meio e retirei um pedacinho na polpa para que se endireite na assadeira. Também retirei o caroço com a ajuda duma colher ou dispensador de bolas de meloa.
Pus uma frigideira antiaderente ao lume. Escorri os peitos de frango da marinada e levei à frigideira a dourar e "selar" (é importante para a carne não largar liquido para o molho durante a assadura).

Pincelei bem as peras com a marinada do frango e coloquei na assadeira.
Acrescentei os peitos de frango já selados ao tabuleiro, juntei as castanhas e o resto da marinada (se quiserem podem pôr mais um pouco de vinagre balsâmico).
Levei ao forno a assar por cerca de 35 minutos.

Bom apetite!



0 Comentários