Tarte de queijo e compota de framboesas (saudável; fit; sem açúcar; opção sem glúten)

 


Ansiosa pelo Natal! É assim que eu estou! Uma enorme vontade de começar a decorar, a enfeitar, partilhar a cozinha com os meus filhos, fazer maratonas de filmes de natal com o meu marido, enfim, apesar das circunstancias atuais não nos permitirem ter um Natal igual aos dos outros anos, eu estou confiante que vai ser feliz na mesma.

Esta tarte foi a minha forma de entrar na época natalícia, embora ainda estejamos bem longe dela. Foram-se os Santos, começasse a pensar no Natal, certo?


Dicas para esta receita vão essencialmente para a compota. Podem usar qualquer uma do vosso gosto. Gostava que pensassem no seguinte: se gostam de queijo fresco ou requeijão em cima duma bolacha e um pouco de compota por cima, de resto uma sobremesa típica portuguesa, imagem isso numa tarte em que cada fatia é essa combinação que nós portugueses tanto apreciamos. Se conseguirem imaginar isto, agora só têm de escolher a vossa compota preferida para a fazer.

A cobertura de queijo foi feita com dois fantásticos produtos da Queijos Santiago. São eles o queijo quark e o queijo fresco para barrar light. Não podia ser melhor combinação!

Na base o habitual. flocos de aveia, um fruto seco oleaginoso, escolhi amêndoas, tâmaras secas e depois é necessário um pequeno ajuste para ficar na textura certa. Que ajuste é este? Acrescentei 1 colher de sopa de azeite, coisa que não faço quando uso nozes. As amêndoas não largam tanta gordura como as nozes quando são trituradas e eu sinto essa necessidade na massa quando as uso. Depois é a habitual água, meia  a uma colher de sopa, que é quase sempre necessária para que os ingredientes triturados se agreguem. 

Quando é que esta água é desnecessário? Quando hidratamos as tâmaras antes. Eu ultimamente não tenho feito isso para as bases das tartes e cheesecakes, tenho optado por parir em pedaços, por isso preciso sempre de um fio de água no fim para chegar á textura certa.

E pronto, é isto, vamos á receitinha!

Vão precisar de:

Base

  • 160g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de amêndoas
  • 160g de tâmaras secas
  • 1 colher de sopa de azeite

Recheio

  • 200g de compota de fruta sem açúcar a gosto (ver receita caseira de compota de framboesas sem açúcar que usei AQUI)
  • 200g (1 embalagem) de queijo quark queijos Santiago
  • 150g (1 embalagem) de  queijo fresco para barrar light queijo Santiago
  • 6g de folhas de gelatina (3 a 4 folhas)
  • 100ml de leite
  • 3 a 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de xilitol e 1 de agave)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)

Confeção:

Base

  1. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei as amêndoas e voltei a triturar a farinha. Acrescentei as tâmaras descaroçadas e partidas em pequenos pedaços e o azeite e triturei mais uma vez. Obtive um "crumbe" solto e seco. Aos poucos, 1/2 colher de sopa de cada vez, adicionei água até que o crumble ficasse unido ao apertar.
  2. Untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Passei a massa para a forma e pressionei sobre o fundo e lados.

Recheio

  1. Espalhei no fundo da base a compota, evitando líquido.
  2. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água fria abundante. Aqueci o leite no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas e coloquei no leite quente. Mexi para se dissolver bem.
  3. Numa tigela misturei os queijos, o ingrediente adoçante e a baunilha. Juntei a gelatina dissolvida, em fio e mexendo sempre para evitar grumos. Voltei a misturar e verti sobre a compota, com muito cuidado para não se misturem.
  4. Levei ao frigorifico 3 horas antes de decorar e servir.





Tão bom...




0 Comentários