Medalhões de coelho com marmelos no forno ou na frigideira (lowcarb; fit; rico em proteína))





Muitos dos que me vão ler sabem que eu como carne apenas ocasionalmente, haverá até quem estranhe este post.

Há uns anos atrás reduzi o consumo de carne cá em casa para 3 a 4 refeições por semana. Em poucos meses passei para 2 refeições por semana e neste momento já só como carne em dias de festa. Não deixei de ir ao talho, cá em casa há democracia e respeito que o meu marido e o meu filho queiram continuar a comer carne com mais frequência.

Talvez por isso esta oferta da carne de coelho desossada da Mitt food innovation  tenha sido a completa surpresa: nunca tinha visto nada parecido nos talhos tradicionais, a carne de coelho é de facto muito saudável, mas também muito aborrecida pelo desperdício que temos em osso.


E é por aí que eu vou continuar. A Mitt food innovation tem uma gama de novas alternativas de consumo de carne de coelho, com a máxima garantida de frescura e qualidade em venda online.

Os desossados são os mais inovadores, desde o coelho em si desossado, bifanas de coelho, lombinhos de coelho, carne picada, os hambúrgueres, as almondegas, os medalhões, e, claro, os cortes tradicionais e o inteiro também lá encontra.

Para adquirir basta ir ao site, fazer a vossa encomenda e em 2 dias têm os produtos em casa com toda a frescura, sem precisar sair de casa, e, garanto-vos, o produto é tal e qual o que vão ver nas fotos!

Visitem o site carregando AQUI. Vão ficar conquistados com este produto, ainda vão ver boas receitas, outras tantas também nas páginas de Instagram e Facebook da Mitt food innovation

Não posso deixar de referir que a carne de coelho é uma excelente alternativa para quem está de dieta, é muito pobre em gordura e riquíssima em proteína. É mesmo considerada uma das mais dietéticas e saudáveis graças ás suas apenas cerca de 120kcal por 100g, 21% de proteína, e 4% de teor lípido.

Quanto à receita que eu vos deixo, eu fiz de duas formas, uma no forno e outra na frigideira.

Descongelei 2 embalagens de 500g e, quando estava a colocar na assadeira começou a ficar apertado. A solução seria mudar para uma assadeira maior, no momento resolvi deixar como estava e guardar 2 medalhões de coelho para fazer marmita para o meu filho mais velho.

Não fiz uma receita diferente, ainda tinha marmelos, pus a cozer, usei o mesmo tempero para a carne, coloquei-a na frigideira e ficou igualmente fantástico.

Vão precisar de: (serve 5 a 6 pessoas)

  • 1kg de medalhões de coelho mitt food innovation
  • 3 marmelos médios
  • sumo de 1/2 limão
  • 4 cebolas (usei 2 brancas e 2 roxas)
  • 6 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de: pimentão doce (paprika), coentros secos moídos, tomilho seco, sal (alho em pó para a versão frigideira)
  • 1/2 colher de chá de açafrão em pó
  • 200ml de vinho branco ou cerveja sem álcool (água de cozer marmelos para a versão frigideira)

Confeção versão forno:

  1. Espremi 1/2 limão para uma tijela com água. Parti os marmelos em cubos, retirei as sementes e fui colocando na tigela para que não oxide.
  2. Parti as cebolas em gomos largos, esmaguei os alhos com uma faca sem os descascar.
  3. Pus o forno a aquecer a 220ºC, ventilação ligada.
  4. Dispus numa assadeira os medalhões de coelho, os marmelos, por cima os gomos de cebola e os alhos.
  5. Numa pequena tigela misturei o azeite, o pimentão doce, os coentros, o tomilho e sal. Misturei bem e espalhei por cima da carne. 
  6. Reguei com o vinho branco e levei ao forno durante 1 hora, na primeira meia hora tapado com folha de alumínio.


Confeção versão frigideira:

  1. Pus ao lume um tacho com água, sal e 1 pau de canela (opcional). Parti os marmelos em cubos, retirei as sementes e fui adicionando ao tacho. Deixei cozer 15 minutos. Escorri e reservei a água.
  2. Numa tigelinha misturei o azeite, o pimentão doce, os coentros, o tomilho, alho seco em pó e sal. Barrei os medalhões de coelho com esta mistura.
  3. Pus ao lume uma frigideira. Quando quente pincei com 1 fio de azeite e adicionei os medalhões. Dourei-os de ambos os lados (3 a 5 minutos). 
  4. Retirei o coelho da frigideira, baixei o lume e coloquei a cebola. Salteei até estar dourada (se estiver a ficar muito seco juntar 1 concha da água da cozedura dos marmelos).
  5. Voltei a colocar os medalhões na frigideira, juntei uma concha de água da cozedura dos marmelos e deixei que cozinhassem 15 minutos, sempre acrescentando água conforme foi evaporando.
  6. Por fim acrescentei os marmelos e deixei cozinhar mais 2 a 3 minutos para que ganhem os gosto dos temperos.


Bom apetite!





0 Comentários