Pizza de requeijão e tomate com base de trigo sarraceno (saudável; sem glúten; paleo)




Sábado é dia de pizza cá em casa! Bom, não será todos os sábados, mas são muitos deles. Este ultimo teve direito a uma nova base, uma base feita de "grãos" de trigo sarraceno.
Antes de mais vou falar-vos do trigo sarraceno.




 O trigo sarraceno, também chamado de trigo-mourisco, na verdade nada tem que ver com o trigo que nós conhecemos, nem sequer é um cereal. O "trigo" sarraceno é sim uma semente, isento de glúten, da família da quinoa e com valor nutricional muito interessante.
Esta semente de dicotiledóneas é tratada de forma semelhante a qualquer grão de cereais, no entanto, nada tem a ver com os mesmos.
O trigo sarraceno é rico em ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibra. A quantidade de proteína é para considerar, embora em menor quantidade que a quinoa.






É uma excelente alterativa ao arroz vulgar já que se comporta como ele quando o cozinhamos e faz quase todos os pratos que com ele habitualmente fazemos.
Estamos habituados a ver as bases de pizzas feitas com farinha. Provavelmente já viram bases de pizza feitas com farinha de trigo sarraceno. Se não viram têm uma aqui no blogue e basta carregar👉aqui para consultarem. Mas o trigo sarraceno em grão também dá para fazer uma base de pizza deliciosa e é isso que eu hoje vos vou mostrar.




 

Quanto ao recheio desta pizza há apenas um pormenor que quero salientar: o uso do requeijão. O requeijão é um alimento muito interessante para quem está em perda de peso ou para quem gosta de se manter em forma. É muito rico em proteína e pobre em gordura, ao contrário do queijo. Por estas razoes ele é pobre em calorias. No mercado existem muitas variedades de requeijão. Eu gosto particularmente do requeijão rico em proteína da Saloio, mas nesta pizza em que ia colocar tomate achei que o requeijão de ovelha da Saloio era o ideal.
Ora, e porquê usar o requeijão aqui? Ao mistura-lo com queijo ralado diminuí bastante a quantidade do mesmo, logo, menos gordura e menos calorias. O recheio da pizza fica "pomposo", suculento e com muito menos calorias do que se tivesse colocado apenas queijo.












Vão precisar de:
(Faz uma pizza familiar de 8 fatias grandes)
Base
  • 2/3 de caneca (160ml no copo medidor) de trigo sarraceno em "grão"
  • 2 colheres de sopa de farinha (qualquer farinha da vossa preferência; usei aveia)
  • 1 ovo
  • sal
Recheio:
  • 2 colheres de sopa de molho de tomate (usei da Flor das Hortas)
  • requeijão de ovelha de 170g da Saloio
  • 120g de queijo mozarela ralado
  • 2 tomates cacho maduros 
  • 120g de tomate cereja
  • manjericão seco e fresco para aromatizar
  • 1 colher de sopa de azeite

Confeção:
  1. Para a base coloquei o trigo sarraceno a cozer em 350ml de água temperada com sal. Deixei cozinhar até toda a água se evaporar e os grãos estarem bem tenrinhos.
  2. Passei para o processador de alimentos, juntei o ovo, a farinha e triturei até ter uma massa densa mas mole (podem fazer num copo alto e triturar com a varinha magica).
  3. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal. Espalhei a massa obtida no papel vegetal dando a forma redonda. Pincelei com 1/2 colher de sopa de azeite e levei ao forno 10 minutos.
  4. Enquanto a base esteve no forno preparei o recheio. Misturei o requeijão com o queijo ralado e obtive uma espécie de crumble. Parti o tomate em rodelas e o tomate cereja ao meio.
  5. Retirei a base do forno, espalhei o molho de tomate, depois a mistura de requeijão, sobrepus o tomate, pincelei-o com o restante azeite (só as rodelas de tomate), polvilhei com manjericão seco e levei ao forno até dourar.
 
  Bom apetite!


0 Comentários