Base para pizza saudável e "fit" (com queijo quark ou iogurte grego; com farinha de espelta)





Sábado é muitas vezes pizza cá em casa. Raras vezes ao almoço, mais frequente ao jantar, é dia de fazer o gosto aos filhos, em especial o mais velho que adora pizza. Vou tentando fazer coisas novas, nem tanto nas bases, os recheios são sempre mais fáceis de introduzir novidades.
Hoje estou aqui para vos mostrar uma nova base que fiz em pizza doce e salgada.

As receitas não se inventam, estudam-se e testam-se! Começo por afirmar em voz alta que não invento nada, muito menos receitas. Quando muito tenho a imaginação fértil para novas ideias, novas combinações de ingredientes, mas não invento receitas: estudo, pesquiso, testo!
Esta receita veio em consequência da massa da galette que aqui publiquei à uns dias. Apercebi-me que conseguiria fazer uma base para pizza com aquele formato de receita. Seria uma base que teria características rusticas e que até conseguiria valores muito interessantes no que diz respeito a calorias, já que não precisa de gordura, um macronutriente sempre muito calórico. E pronto, a partir daqui foi só pôr mãos á obra.


Como me tenho apercebido que há muitas pessoas que não têm acesso ou não gostam de queijo quark, fiz uma experiencia com iogurte grego.
Acabei por fazer pizza para prato principal e pizza para sobremesa. Eu adorei a doce, nem podia ser doutra forma, já que todos os ingredientes do recheio são autenticas perdições para mim.

Os recheios que usei👇




Esta é então uma receita de base para pizza com cerca de 80kcal por fatia se dividida em 6.
Não há grandes dificuldades de execução, é muito, mesmo muito rápido de fazer, apenas tenho um alerta. Tal como acontece com a base da galette que lhe deu origem, esta base tem de ser feita em papel vegetal para manter as características que dou, assim como deve ser estendida com a ponta dos dedos.


Uma nota antes da receita diz respeito ás fotos. Para fazer a pizza salgada fiz a receita a dobrar e usei queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda). Para fazer a pizza doce fiz a receita abaixo e usei iogurte grego natural light.

Para uma pizza média (6 fatias médias) vão precisar de:
  • 1/4 de caneca (60ml no copo medidor) de iogurte grego natural (light) ou queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda)
  • 1 ovo
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de espelta*
  • 1/2 colher de chá de sal
* Podem trocar por outra farinha que prefiram. Coloquem aos poucos, pois as farinhas não têm todas a mesma capacidade de absorção de líquidos, o que quer dizer que pode ser preciso mais ou menos um pouco de farinha.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Numa tigela bati o ovo com o iogurte/ queijo quark.
  2. Aos poucos acrescentei a farinha. Primeiro mexi com uma colher e depois amassei com a mão até ter uma massa perfeitamente elástica.
  3. Estendi esta massa em cima de papel vegetal usando a ponta dos meus dedos. Piquei toda a superfície com um grafo.
  4. Levei ao forno a assar por 12 a 15 minutos.
  5. Depois de colocar os respetivos recheios (toda a informação para os recheios está em fotos na introdução), levei novamente ao forno.
 



 




Bom apetite!



0 Comentários