Pizza com base saudável low carb







Sábado é dia de pizza cá em casa! Bom, nem todos os sábados e este ultimo foi um deles. Não houve pizza no sábado, houve no domingo!
Repeti uma base já antiga aqui no blogue com uma ligeira alteração, troquei a farinha de coco por farinha de aveia. Fiquei a perder, pelo em calorias já que estas aumentam, ainda assim, andava ansiosa por repetir a receita com esta alternativa. O que não ficou a perder foi mesmo em sabor. É que esta versão foi mais bem aceite pelos homens da casa que a anterior. Para terem uma ideia, o meu filho mais velho, o J. Pedro, um fã e especialista em pizzas, achou que estava uma base idêntica a qualquer outra que come nas melhores pizzarias de Lisboa.







A receita que deu origem a esta não é minha, encontrei na internet e podem ver todas as explicações, assim como a versão low carb e paleo carregando👉aqui.


O recheio que usei é simples, diria vulgar, no entanto, um dos mais apreciados pela famila, em especial pai e filho.
Como já é habitual, faço sempre 2 pizzas, uma mais direcionada para "eles" e outra para nós, as senhoras. Este domingo não foi exceção e poderão ver a receita que fiz para mim e para a minha filha, uma versão mais simples, carregando👉aqui


Outras receitas de base para pizza, todas saudáveis e "low carb" que podem encontrar aqui no blogue:

Vão precisar de:
Para 1 base de pizza familiar (8 fatias grandes):
  • 170g de queijo ralado (mozarela de preferência)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de aveia*
  • 2 colheres de sopa de queijo creme ou iogurte natural
  • 1 ovos
*Podem trocar por 6 colheres de sopa de farinha de coco para versão low carb.
Eu não experimentei, no entanto, a receita original era feita com farinha de amêndoa ou linhaça e pediam 3/4 de caneca (72g para a de amêndoa e 120g para a de linhaça)..

Recheio:
  • molho de tomate q.b. (usei da Flor das Hortas)
  • cogumelos frescos
  • cebola roxa
  • 2 tiras de pimento verde
  • rodelas de tomate fresco
  • queijo Alavão da Saloio
Confeção:
  1. Misturei o queijo ralado com o iogurte e levei ao microondas 30 segundos para que derreter. Juntei o ovo e voltei a misturar tudo muito bem até estar homogéneo. Finalmente acrescentei a farinha e amassei até ter uma massa mole que forma uma bola. Reservei 5 minutos para que se torne mais maleável. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Estiquei a bola de massa em cima de papel vegetal dando-lhe o formato redondo. Piquei com um grafo e levei ao forno cerca de 10 minutos.
  3. Retirei do forno e coloquei o recheio. Primeiro espalhei o molho de tomate, depois os cogumelos laminados, seguiu-se a cebola roxa cortada em meias luas, o tomate também em meias luas e por fim ralei queijo por cima.
  4. Levei novamente ao forno cerca de 25 minutos até dourar.




Bom apetite!







1 Comentários

  1. Fiz hoje essa massa de pizza com farinha. Amêndoa:Divinal 🤤😁🙏🏻 Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar