Base para pizza proteica e crocante feita com grão de bico (sem ovo)








Provavelmente a base de pizza mais proteica que já fiz! Bom, talvez não, tenho de considerar a feita com quinoa, que podem ver carregando👉AQUI, a de claras de ovo, que podem ver carregando👉AQUI , ou ainda a crocante de farinha de coco, essa mais fibrosa que proteica, que podem ver carregando👉 AQUI. Ainda assim, das muitas outras que já fiz, sempre tentando privilegiar o fator proteico, esta é sem duvida das melhores.


Tem uma textura estaladiça, ninguém sequer sonhou de que era feita. Foi tal o sucesso que, depois da primeira experiência, voltei a fazer em tamanho XXXL, ou seja, acertei a receita não para uma pizza, mas sim para duas pizzas tamanho familiar. Acreditem que uma sabe a pouco para uma família de 4 pessoas como a minha, tem mesmo de ser duas pizzas. Aproveitei e fiz uma ao gosto das senhoras, eu e a minha filha Camila, e outra para os homens da casa, o meu marido e o meu filho J. Pedro.


Os ingredientes são simples, económicos, tudo coisinhas simples que qualquer um de nós consegue comprar, mesmo quem como eu vive em lugares pequenos onde a diversidade de alimentos é menor.
O tempo de execução é ainda melhor, já que basta triturar os ingredientes até ter uma massa.





Vão precisar de:
(receita para base de 2 pizzas tamanho familiar de 8 fatias cada)
  • 1 lata grande de grão de bico cozido
  • 1/3 de caneca (80ml no copo medidor) de farinha de aveia (ou flocos de aveia triturados em farinha) +1/3 para acertar textura da massa*
  • 1/3 de caneca (80ml no copo medidor) de farinha de espelta
  • 12 colheres de sopa de iogurte grego natural light ou queijo fresco batido (queijo quark)
  • 80 ml de azeite
  • 1 colher de chá de sal
* Esta quantidade é dependente do iogurte que usarem ou queijo. Se usarem iogurte grego natural light irão precisar do 1/3 referido; se usarem queijo quark irão precisar menos já que tem menos água na sua composição.

Recheios
Pizza vegetariana
  • Molho de tomate (receita na descrição)
  • 80g de queijo ralado
  • 1/2 cebola roxa
  • 50g de cogumelos laminados
  • 50g de tomate cereja
Pizza com paio de porco
  • Molho de tomate
  • 100g de queijo ralado
  • 1/2 cebola roxa
  • 50g de cogumelos laminados
  • 50g de paio de porco
  • 1 mão cheia de azeitonas pretas cortadas em rodelas
Confeção da base:
(fotos no fim)
  1. Escorri o grão e coloquei no processador de alimentos. Triturei até ter um puré grosso.
  2. Acrescentei os restantes ingredientes, á exceção do segundo 1/3 de farinha de aveia, e voltei a triturar. Obtive uma massa densa.
  3. Passei para uma tigela e acertei a textura da minha massa com mais um pouco de farinha de aveia. É uma massa muito densa embora não forme uma bola nem seja amassável com as mãos.
  4. Pus o forno a aquecer a 190ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  5. Dividi a massa obtida em 2 partes. Espalhei a 1ª parte de massa em forma de circulo no papel vegetal (mais altura se gostarem das bases mais altas; menos se gostarem mais finas).
  6. Levei ao forno a assar por 15 minutos.
  7. Repeti a operação para a 2ª parte da massa reservada.
 

 





Confeção dos recheios:
  1. Enquanto a primeira base assou fiz o molho de tomate. Coloquei num tacho 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados com 2 colheres de sopa de azeite e levei ao lume. Quando a cebola ficou translucida, acrescentei 1 lata de tomate em pedaços escorrida num passador, orégãos, manjericão e salsa secos. Deixei cozinhar em lume medio/ alto por 8 minutos.
  2. Espalhei metade da quantidade de molho de tomate na base da pizza, salpiquei um pouco de queijo ralado, depois os gomos de cebola roxa, os cogumelos laminados, os tomates cereja partidos ao meio e finalmente mais um pouco de queijo ralado. Levei ao forno a gratinar.
  3. A segunda pizza tem a diferença de ter paio de porco e azeitonas no lugar do tomate.

Pizza de paio de porco:



Bom apetite!




3 Comentários

  1. Olá, posso substituir a farinha de espelta por qual outra farinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! É farinha de aveia, não de espelta. Pode usar trigo ou qualquer outro, à excepção da de coco que será outra quantidade.

      Eliminar
  2. Olá!Podemos congelar a massa já depois dos 15 minutos no forno, oi seja pré-cozida?
    Obrigada

    ResponderEliminar