Adoramos quinoa com sabor a pizza! Esta receita é habitual cá em casa, com algumas alterações que vou fazendo e que vocês também podem fazer, basta puxar pela imaginação.
Lá em baixo deixo links de acesso a outras receitas idênticas, por enquanto vou deixar algumas sugestões de troca de ingredientes que me estou a lembrar neste momento.
A quinoa não pode ser trocada, obviamente não vamos trocar o ingrediente principal. Não estou aqui a dizer que não possam fazer este prato, com por exemplo, uma massa, mas deixa de ser este prato e passa a ser outro completamente diferente.
Por partes, o pimento podem usar de qualquer cor, é completamente ao vosso gosto. Eu tenho sempre pimento congelado e foi o que usei. Quando está em promoção compro, em casa lavo, parto em tiras e congelo assim. Quando preciso é só tirar as tiras que preciso.
A curgete, embora fique aqui fabulosa, já tenho substituído por espinafres, por brócolos e até por sobras de couve lombarda cozida. O importante é adicionar um legume verde que dê frescura.
Usei tomate fresco. Caso não tenham, podem usar tomate em pedaços. A marca ….tem pacotes de tomate em pedaços sem qualquer adição de açúcar, sal ou conservantes. De resto, foi polpa de tomate Guloso que usei, também sem açúcar nem conservantes.
As ervas aromáticas também são completamente ao gosto de cada um. Devem inspirar-se nas que usam nas pizzas ou lasanhas, já que são os sabores que ficam melhor neste tipo de gratinado.
Falta falar-vos do queijo. Naturalmente que quase todos os queijos ficam bem num gratinado como este, mas o que faz aqui a diferença é precisamente o queijo que aqui usei. Já é muito comum nas minhas receitas, já sabem que eu o adoro, é o Queijo Curado Regional, um queijo de mistura de leites, 100% português.
Comporta-se como um feta em termos de confeção e textura, esfarela como um feta, tem um sabor incrível e uma enorme vantagem em relação aos feta frescos, é que dura muito mais tempo depois de aberto, precisamente por ser um queijo curado. Ou seja, abre e não precisa de ficar preocupado com o consumo dele a breve prazo, ele comporta-se como qualquer queijo curado, mas, como já disse, com o sabor de um queijo feta.
Vamos lá então á receitinha.
Outras receitas que poderão gostar:
Lasanha mexicana vegetariana e fit
Tomate recheado com quinoa e queijo cremoso (saudável; fit; vegetariano)
Rolinhos (canelones/ canneloni) de courgette recheados de bolonhesa de quinoa (vegetariana; opção vegan)
Gratinado de quinoa e brócolos com queijo da ilha (vegetariano)
Gratinado de quinoa e brócolos
Lasanha de quinoa, espinafres e ricota
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1 chávena de 250ml de capacidade de quinoa crua
- 1cebola picada
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 pimento (o que preferirem)
- 1 colher de chá de alho seco granulado ou 1 dente de alho picado
- 1 curgete grande partida em rodelas finas
- 3 tomates frescos partidos em cubos
- 1 pacote (210g) de polpa de tomate Guloso sem açúcar, corantes nem conservantes)
- 1 Queijo curado Regional (190g)
- 1 colher de chá de erva Provence seca (ou orégãos, manjericão, salsa e tomilho secos)
- sal
(fotos de confeção no fim)
- Comecei por cozer a quinoa. Lavei e pus a cozer em água temperada com sal na proporção de 1:2 (1 de quinoa para 2 de água), lume medio, tapado, até toda a água se evaporar e a quinoa apresentar "risquinha branca".
- Ao mesmo tempo pus uma frigideira larga ao lume com a cebola, o azeite e o pimento partido em pequenos pedaços.
- Quando a cebola e o pimento amoleceram, adicionei o alho, o tomate e deixei cozinhar 2 a 3 minutos.
- Acrescentei a curgete e deixei cozinhar mais 5 minutos.
- Pus o forno a aquecer a 200ªC.
- Adicionei a polpa de tomate, envolvi tudo, juntei a erva Provence, uma pitada de sal e deixei apenas levantar fervura.
- Entretanto a quinoa está pronta e envolvi-a no preparado anterior.
- Passei metade deste preparado de quinoa para uma assadeira, esfarelei por cima metade do queijo e coloquei por cima a outra metade do preparado de quinoa. Terminei como restante queijo esfarelado.
- Levei ao forno a gratinar 20 minutos.
Bom apetite!
0 Comentários