Esta é uma receita que já está nas redes socias Facebook e Instagram há algum tempo. No verão do ano passado fiz durante as minhas férias no Algarve, tirei uma foto e voltei a publicar. Foi a 6 de agosto de 2019. Gostamos tanto deste pudim, é tão prático e fácil de fazer, que hoje fiz e tirei foto novamente para colocar a receita aqui no blogue.
Esta é a versão café, podem fazer a versão menta. É muito fácil, basta usar chá de menta, uma infusão de hortelã, no lugar do café e fica um pudim de chocolate com um agradável aroma a menta. Uma verdadeira delicia.
Eu ainda não fiz com nenhum outro aroma, no entanto, ando tentada a fazer com chá de frutos silvestres. Deem asas á vossa imaginação, usem sumos, infusões e façam um pudim único e diferente. Inspirem-se nos vossos bombons preferidos, e criem. Com esta receita quase todos os aromas que gostamos no chocolate são possíveis.
Não há segredos nesta receita, é tão fácil e básica que pouco tenho para vos dizer no que diz respeito a dicas. Vou limitar-me a copiar o que está escrito nas publicações de Facebook e Instagram e dar-vos na lista de ingredientes as possibilidades que têm para alteração dos mesmos.
Vão precisar de:
- 1 lata de leite de coco (400ml) (ou natas)
- 300ml de café ou descafeinado ou infusão (chá) de hortelã/menta
- 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que refiram (usei 3 de xilitol e 2 de agave)
- 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau
- 1 colher de chá de agar agar (2g) ou 5 folhas de gelatina (9g)
- 50g de chocolate preto
- café ou descafeinado ou apenas água q.b.
(fotos de confeção no fim)
- Preparei descafeinado instantâneo misturando 2colheres de sopa em 300ml de água quente (para fazer sabor a menta preparar uma infusão de hortelã/ chá de menta)
- Levei ao lume um tacho com o leite de coco (lata completa e agitada), 200ml de descafeinado (ou chá de menta) e o ingrediente adoçante.
- Diluí o cacau no restante café e adicionei ao tacho. Deixei ferver 1 minuto.
- Adicionei o chocolate partido, que se dissolve de imediato, e deixei ferver mais 2 minutos mexendo frequentemente.
- Dissolvi o agar numa colher de sopa de água . Adicionei ao preparado anterior e deixei ferver mais 1 minuto (para fazer com gelatina ver a nota abaixo).
- Verti sobre uma forma de silicone e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).
- Para a cobertura, derreti o chocolate em banho maria até estar cremoso. Aos poucos, 1 colher de sopa de cada vez, adicionei descafeinado e misturei bem com um batedor de varas manual até estar cremoso e fluido. Verti sobre o pudim desformado.
0 Comentários