Cá em casa somos fãs destes sabores mexicanos. Saltear cebola e pimento, misturar-lhe feijão preto e milho, temperos acertados e é qualquer coisa que nos enche de prazer. Esta "mistura" acompanha carne picada nos tradicionais pratos mexicanos, no entanto, é com quinoa que nós gostamos cada vez mais.
Já vos mostrei aqui no blogue outras receitas assim feitas, a nossa preferida é a enchilada de caçarola, se bem que o chili também é bem apreciado por aqui. Essas receitinhas podem ver aqui e aqui, respetivamente.
Esta é uma refeição muito nutritiva, conta com a presença de 2 superalimento, o feijão preto e a quinoa, assim como conta com a presença de um magnifico queijo, o Três Igrejas da Saloio.
Eu diria que o segredo do sucesso desta lasanha mexicana está mesmo nos queijo. Este não é um queijo comum, trata-se de um queijo de mistura de 3 tipos de leite português, vaca, ovelha e cabra, com o mínimo de cura de 2 meses, o que lhe confere um sabor incrível. Esse é sem duvida o motivo do seu sucesso: é que este queijo já foi premiado por 3 vezes como melhor na sua categoria.
Já experimentei fazer esta receita sem grelhar primeiro a curgete. Não fica mal, no entanto, eu e a família gostamos muito mais assim. Há uma maior uniformidade de sabor, no sentido em que a curgete fica com textura idêntica a massa por toda ela.
Desta vez não fiz o molho de tomate. Usei o molho de tomate temperado da Flor das Hortas. É o que mais gosto de todos os que já experimentei. É leve, suave, não sendo biológico nem isento de açucar ou conservantes, a quantidade a usar e a que cada um vai comer nesta refeição não é assim tão significativo.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1 lata pequena de feijão preto cozido (260g de peso escorrido)
- 1 lata pequena de milho (140g de peso escorrido)
- 1/2 chávena de quinoa crua
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1 cebola roxa grande (ou branca)
- azeite
- 3 curgetes
- 1 embalagem queijo cremoso Três igrejas*
- 50g de queijo curado de mistura Três igrejas (ou queijo já ralado)
- 1 colher de chá cominhos
- 2 colheres de chá de alho em pó (uso Chaparral)
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 1 colher de chá de massa de pimento (uso da Flor das Hortas)
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate guloso (sem açúcar, corantes nem conservantes Guloso)
- 4 colheres de sopa de molho de tomate (usei Flor das Hortas)
*Em alternativa podem misturar 1 iogurte natural com 1 ovo e 100g de queijo ralado. Tudo bem misturado vai fazer uma espécie de creme.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Lavei e fatiei as curgetes em tiras finas. Numa frigideira coloquei um fio de azeite e grelhei-as ligeiramente.
- Num tachinho cozi a quinoa em 1 chávena de água temperadas com sal.
- Escorri a lata do feijão e do milho e lavei-os.
- Parti e piquei os pimentos e a cebola.
- Noutra frigideira salteei a cebola, os pimentos, adicionei os temperos e a polpa de tomate. Juntei o feijão, o milho e a quinoa cozida. Envolvi e deixei ficar mais 2 minutos em lume brando.
- Liguei o forno, apenas com a resistência de cima ligada, a 220ºC.
- Com tudo pronto, passei à montagem da lasanha. Numa assadeira untada com 1 fio de azeite dispôs algumas tiras de curgete no fundo, de seguida coloquei metade do recheio. Voltei a colocar mais tiras de curgete e o restante recheio.
- Por cima da segunda camada de recheio espalhei o queijo cremoso. Coloquei a restantes tiras de curgete, espalhei o molho de tomate e o queijo curado de mistura ralado.
- Levei ao forno a gratinar o queijo.
Bom apetite!
2 Comentários
Experimentei esta receita e ficou uma delícia. Parabéns ☺
ResponderEliminarBoa noite! Muito obrigada! Fico muito feliz por saber que gostou.
EliminarUm beijinho e bom fim de semana!