Rolinhos (canelones/ canneloni) de courgette recheados de bolonhesa de quinoa (vegetariana; opção vegan)




Há semelhança daquilo que já vos mostrei aqui à cerca de 2 anos atrás, desta vez troquei a carne de frango moída por quinoa para fazer os meus "canelones" de courgette.
Esta é uma receita recorrente cá em casa, todos adoram, seja ela feita com carne ou nesta versão vegetariana. Não é rápido, não senhor, requer algum tempo, embora eu já esteja habituada a faze-la e cada a vez me despacho mais rápido. A técnica é fazer toda a confeção anterior á ida ao forno para gratinar ao mesmo tempo.




Não é rápido mas é com certeza simples. Não precisam de se preocupar com o facto das tiras de curgete não ficarem direitinhas, nada disso vai alterar a beleza ou o sabor da vossa refeição, nem tão pouco vai dificultar a montagem. Pela minha experiência, como mãe de dois jovens que gostam de se atrever na cozinha, este é o único passo que os assusta quando lhes peço ajuda para fazer canelones. Sem razão para isso, é fácil de enrolar mesmo que a curgete não nos dê rolos direitinho como a massa dá.




Esta é uma receita sem glúten e vegetariana. Esta é também uma receita de valor nutritivo equilibrado, conta com a proteína da quinoa e também do queijo que vai gratinar.



Antes de passar à receita, deixo-vos mais uma vez o link de acesso à receita feita com carne de frango e duas fotos ilustrativas.
"Canelones" de curgete recheados com bolonhesa de frango e curgete



Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 3 curgetes médias
  • 1 chávena (200ml de capacidade) de quinoa crua
  • sal
  • 60g de queijo ralado (usei mozarela; usar queijo vegetal para opção vegan)
Molho de tomate
  • 1 lata de tomate em pedaços
  • 1 pacote (210g) de polpa de tomate sem açucar e sem conservantes (uso Guloso)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal e 1/4 de colher de café de malaguetas trituradas para temperar
  • salsa, orégãos e manjericão secos para aromatizar
Confeção:
(fotos no fim)
(Nota: como disse na introdução, faço os 3 preparos de confeção antes de ir ao forno ao mesmo tempo, ou seja, cozer quinoa, grelhar curgete e cozinhar o molho de tomate é tudo feito ao mesmo tempo.)
  1. Pus a quinoa a cozer em 350ml de água temperada com sal, lume médio, até que toda a água se evaporar e a quinoa apresentar "risquinha" branca.
  2. Cortei a curgete em fatias finas, temperei com sal e grelhei-as numa frigideira larga untada com azeite, apenas para que fiquem moles e fáceis de enrolar.
  3. Fiz o molho de tomate. Salteei a cebola e o alho no azeite. Adicionei o tomate de lata escorrido de excesso de água num passador, a polpa de tomate, sal, as malaguetas trituradas e as ervas aromáticas. Deixei cozinhar em lume médio por 10 minutos. Triturei com a varinha mágica.
  4. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  5. Juntei 3/4 do molho de tomate á quinoa cozida e misturei bem. Reservei o restante molho de tomate para o fundo e cobertura da assadeira.
  6. Numa assadeira espalhei 2 colheres de sopa de molho de tomate reservado.
  7. Na ponta de cada fatia de curgete grelhada coloquei 1 colher de chá de bolonhesa de quinoa. Enrolei e coloquei ao alto na assadeira. Repeti esta operação até terminar a quinoa e as fatias de curgete.
  8. Espalhei o restante molho de tomate por cima dos rolos, polvilhei com queijo ralado e levei ao forno a gratinar até estar dourado.


Bom apetite!




0 Comentários