Esta é mais uma receita popular na blogosfera, com muitas variantes e métodos diferentes de a confecionar, que eu reproduzi à minha maneira e já pela segunda vez.
Já publiquei uma outra versão que podem ver carregando aqui. Ambas são minimalistas, muito simples de fazer e deliciosas.
É sempre difícil cozinhar à segunda e à sexta feira. O frigorifico está a "meio gás" e a vontade nem sempre ajuda. Muitas vezes estou cansada de tanto cozinhar no fim de semana e, por outro lado, vem a sexta, que para além do cansaço, já estou com a cabeça voltada para o que vou fazer nos dias seguintes. Este tipo de refeições são as que mais surgem nestes dias.
O frio dá lugar aos gratinados e este é sem duvida um dos que nós apreciamos.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1 caneca (250ml no copo medidor) de quinoa crua
- 1 pé de brócolos grande
- 370ml de leite (o que preferirem)
- 370ml de água
- 1 colher de sopa de azeite
- 200g de queijo ralado (o que preferirem)
- sal
- 1 colher de chá de tomilho, orégãos e salsa secos para temperar
(fotos no fim)
- Pus o forno a aquecer a 200ºC.
- Pus um tacho ao lume com o leite, a água e o azeite. Quando ferveu acrescentei 150g de queijo ralado, uma pitada de sal e as ervas aromáticas. Misturei, deixei que levantasse fervura novamente e retirei do lume de imediato.
- Numa assadeira coloquei os brócolos partidos em pequenas flores. Espalhei a quinoa crua. Verti a mistura de leite e queijo ralado, tapei com folha de alumínio e levei ao forno meia hora.
- Retirei do forno, espalhei o restante queijo e devolvi ao forno já sem folha de alumínio para gratinar e terminar de cozinhar.
- Servi de imediato.
Bom apetite!
0 Comentários