Tomate recheado com quinoa e queijo cremoso (saudável; fit; vegetariano)




Gostamos muito de tomate recheado cá em casa, mais que pimentos recheados. Os homens da casa preferem o recheio de carne de frango picada, receita que podem ver carregando👉aqui, eu e a Camila somos fãs deste de quinoa. Uma coisa todos gostamos: da cremosidade deste recheio!
É que o queijo cremoso que uso para envolver a quinoa cozida faz toda diferença e não é só na textura, também no sabor.


Queijo cremoso não é queijo creme. Queijo cremoso é queijo "normal", neste caso é o Queijo Três Igrejas , um queijo de mistura de leites, curado, de sabor forte, um queijo premiado várias vezes, que a Saloio "derreteu" para que nós possamos disfrutar dele da melhor forma, desde simplesmente barrar no pão, como usar nas receitas mais delicadas como esta.
Quero com esta uma parte dizer que, não é nada fácil fazer este recheio com queijo ralado, porque em vez de uma "pasta", teria uma espécie de salada, muito mais difícil de preencher o tomate. Para além disso, devido aos espaços que iriam ficar vazios, o próprio recheio baixava ao ir ao forno. Como vêm pelas fotos, este meu recheio feito com queijo cremoso mantem-se exatamente igual.




Quanto á quinoa, que ao lado do tomate é a rainha deste prato, já todos conhecemos as suas valências.
É uma das melhores fontes de proteína de origem vegetal, tem todos os aminoácidos essências ao organismo humano, rica em antioxidantes, minerais e fibras, não contem glúten já que se trata de uma semente e, claro, o que eu mais gosto, é super fácil e rápida de confecionar!



Uma característica que me agrada nesta receita em relação a outras de recheio de tomate é o facto de aproveitar também a sua polpa. Só desperdiço as sementes e o próprio liquido do tomate, tudo o resto, até mesmo a "tampinha" que retiro para abrir, é aproveitada.



 Esta ainda é uma receita muito agradável para servir entre família e amigos, fica linda numa mesa de festa e, imaginem o sucesso que vai fazer perante os vossos convidados uma entrada vegetariana e fit como esta😉

Vão precisar de:
  • 8 tomates cacho grandes
  • 1 chávena (200ml no copo medidor) de quinoa crua
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados (ou 1 colher de chá de alho granulado; uso da Chaparral)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de salsa, orégãos e coentros secos (uso da Chaparral)
  • Sal
  • 1 mão cheia de espinafres cortados em pedaços (opcional)
  • 1 mão cheia de azeitonas em rodelas (opcional)
  • embalagem (125g) de queijo cremoso Três Igrejas Saloio
  • 1 colher de sopa de queijo ralado (opcional)

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus a quinoa a cozer em 350ml de água temperada com sal, lume baixo/ médio, até toda a água se evaporar.
  2. Enquanto a quinoa cozeu, abri e retirei a polpa aos tomates. É muito fácil e só têm de seguir as fotos em baixo. Depois de tirar um topo fiz um golpe fundo em cruz. Com a ajuda da faca soltei um pedaço de um dos lados (o mais difícil de sair é o primeiro pedaço) e depois fui retirando mais. No fim usei uma colher para que o tomate fique limpinho e para evitar que a faca fure a superfície do tomate. Só as sementes e o liquido junto a elas foi desperdiçado.
  3. Parti em pequenos pedaços a polpa retirada dos tomates e reservei.
  4. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  5. Numa frigideira larga salteei a cebola e o alho no azeite até que estejam moles. Juntei os pedaços de tomate e as ervas aromáticas. Deixei cozinhar bem até não ter liquido. Desliguei o lume, adicionei os espinafres, envolvi, depois a quinoa cozida e voltei a envolver. Finalmente envolvi as azeitonas e o queijo cremoso. Formei uma espécie de pasta.
  6. Dividi a pasta de quinoa pelos tomates, polvilhei com 1 pitadinha de queijo ralado, coloquei o topo do tomate em cima e levei ao forno a assar cerca de 15 minutos.


 Bom apetite!




2 Comentários

  1. Olá Sandra, pode indicar onde compra este queijo três igrejas pf? A receita tem muito bom aspecto! Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Em qualquer supermercado, não é mesmo nada difícil de encontrar. Se não estiver a encontrar, pergunte a uma funcionária, às vezes está fora da zona dos queijos.

    ResponderEliminar