Tartes de limão e mirtilos (saudável; fit; sem glúten; sem amido nem farinha)

 



Uma deliciosa e fácil receita de tartes de limão com mirtilos. Eu adoro esta combinação!

Antes das dicas e da receita, eu gostava de vos falar do que gostei menos nesta minha receita. Habitualmente faço as bases das tartes com tâmaras. Nesta não usei, resolvi fazer uma mais "light" e usei stevia com eritritol. Ora, eu senti a falta de algum "sabor" na base, estava muito "pão sem sal", não sei se me consigo fazer entender. É claro que, sendo ela tão baixa e com um recheio tão cheio de sabor, nem houve reclamações cá em casa, mas eu notei. Por isso, deixo-vos a sugestão nas dicas de usarem tâmaras.





Dicas:

➤Na base usei flocos de aveia triturados em farinha. Podem usar farinha de aveia já pronta.

    ➤A principal sugestão que tenho a fazer em relação à base é usarem coco ralado a substituir metade dos flocos de aveia, portanto, irão colocar 100g de flocos e 100g de coco ralado. Fica mesmo muito bem, são sabores que combinam lindamente. Eu não fiz isso, tinha em casa uma pessoa que não gosta de coco.

➤Também na base, usei 2 claras de ovo, já que precisava de duas gemas isoladas das claras no recheio. Fica melhor se usarem 1 clara e um ovo inteiro, ainda assim, na minha opinião, este equilíbrio de usar os ovos inteiros na mesma sobremesa é mais interessante que a perfeição numa base.

➤Ainda na base, usei para a adoçar stevia com eritritol. Habitualmente faço com tâmaras. O sabor da base feito com elas é muito melhor. Por isso, sugiro que substitua a stevia com eritritol na base por 100g de tâmaras secas. Pode ainda trocar por qualquer outro ingrediente adoçante que prefira.

➤O recheio começa por ser a minha conhecida receita de" lemon curd" que pode ver carregando AQUI, e que depois é "trabalhada" para ficar consistente e dar mais quantidade.

Pode usar no recheio o ingrediente adoçante que prefira, seja líquido (mel, agave, xaropes/geleias adoçantes, etc), seja seco (xilitol, stevia, açúcar mascavado, de coco, etc). Claro que é importante perceberem que se usarem um ingrediente adoçante com cor escura, a cor final do vosso creme também vai ser diferente. Por exemplo, xarope de tâmaras, geleia de coco, açúcar de coco, são exemplos de ingredientes adoçantes que vão alterar a cor final. É por isso que tenho por hábito usar uma mistura de agave com xilitol ou stevia. Desta forma obtenho a cor que quero e metade das calorias do ingrediente adoçante.

➤O queijo fresco batido 0% mat gorda que usei no recheio pode ser substituído por iogurte grego natural, queijo quark, natas, creme de soja, creme de aveia.

➤Quanto á confeção do recheio, este é um processo que se faz em banho-maria. Porquê? Porque é preciso controlar a temperatura de cozimento, já que as claras e gemas cozem a diferentes temperaturas.

 O ovo é conhecido pelo alimento "bipolar". A temperatura de cozimento dos dois elementos da sua composição é diferente. A clara coze aos 60ºC, ou seja, a partir dos 60ºC a proteína que compõe a clara começa a "reagir, a "coagular". Já na gema isso acontece aos 68ºC. Ora, o que acontece é que assim que chegamos com uma fonte de calor acima dos 60ªC á clara ela começa a ficar branca e formar grumos caso esteja batida com o a gema. No entanto, a gema não acompanha isso.

Consequência: não conseguimos homogeneidade.

 Solução: adicionar ingredientes líquidos como água ou leite ou sumos que irão provocar uma diluição das proteínas da clara e requerer mais calor para a coagulação, conseguindo assim uma temperatura equivalente para gema e clara. É isso que fazemos, por exemplo, em pudins como o pudim de ovos e também é isso que podemos fazer com o leite de creme. Mas, atenção, se levarmos ao lume diretamente nunca iremos conseguir controlar a temperatura, mesmo com a tal minimização do problema da diferença de temperatura de coagulação com a adição de líquido. Temos que fazer um banho-maria.

 No banho-maria ideal, seja para este fim ou para qualquer outro, a água fervente não deve estar em contacto com o recipiente que tem o alimento, tem de haver algum afastamento. Só assim conseguimos controlar a temperatura devidamente. Essa água também não deve ferver em demasia, deve estar a ferver lentamente, em lume médio.

 Também é importante irem mexendo sempre, principalmente a partir de que começamos a ver que á alteração da textura do nosso preparado.

 E se acontecer alguma distração, o que fazer? Nada fica perdido, retira-se para um copo alto e passa-se a varinha mágica.




Outras receitas que poderão gostar:

Bolo de requeijão e mirtilos (saudável; opção sem glúten; opção low carb)

Muffins de curgete e mirtilos (saudável; sem glúten; sem açúcar; opção vegan; "low carb")

Cheesecake de mirtilo (saudável; fit; proteico; sem açúcar; sem glúten)

Tarte de limão saudável (receita tradicional saudável; fit; opção sem glúten)


Vão precisar de (serve 12 fatias):

Base

  • 200g de flocos de aveia (sem glúten se necessário) (ou 100g de flocos de aveia e 100g de coco ralado)
  • 2 claras de ovo (reservar gemas para a cobertura)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (ex: mel, agave, xarope de tâmaras, xarope de ácer, stevia, eritritol, xilitol, açúcar de coco, mascavado)
  • 3 colheres de sopa de azeite 

Cobertura

  • 2 gemas (reservadas da base)
  • 4 ovos
  • raspas de 1 limão
  • 120 a 140ml de sumo de limão (2 a 3 limões)
  • 8 a 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante de prefira (deve evitar ingrediente adoçante escuro que vã alterar a cor final-veja as dicas)
  • 6g de folhas de gelatina (3 a 4 folhas)
  • 100ml de leite 
  • 250g de queijo fresco batido 0% mat gorda 
  • 100 + 50g de mirtilos

Confeção:

Recheio

(Comecei pelo recheio para minimizar o tempo total de execução da receita)

  1. Bati as gemas com os ovos, o sumo e raspas de limão e o ingrediente adoçante.
  2. Levei ao lume em BANHO MARIA (a água do banho maria deve ferver suavemente e o recipiente com a mistura não deve estar em contacto com a água fervente-ver dicas na introdução), mexendo com frequência até estar cremoso, idêntico a leite de creme (8 a 10 min).
  3. Retirei de imediato debaixo da água e mexi suavemente mais 1 min.
  4. Hidratei as folhas de gelatina em água abundante por 3 minutos. Aqueci o leite no micro-ondas sem deixar ferver. Escorri as folhas e inseri no leite quente (elas devem desfazer-se de imediato). Mexi.
  5. Adicionei a gelatina dissolvida ao preparado anterior de limão. Deixei arrefecer enquanto preparei a base.

Cobertura

  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei um tabuleiro pequeno com papel vegetal, pontas para fora para poder puxar no momento de desformar.
  2. Triturei os flocos de aveia em farinha no processador de alimentos. Adicionei os restantes ingredientes e voltei a triturar até formar uma espécie de crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar.
  3. Passei para o tabuleiro e pressionei no fundo até estar completamente compactado. 
  4. Levei ao forno 8 minutos.

Montagem

  1. Com o creme de limão já arrefecido, adicionei-lhe o queijo fresco batido e envolvi suavemente, sem bater (nesta altura devem provar e acertar a doçura ao vosso gosto).
  2. Verti por cima da base, decorei com 100g de mirtilos e levei ao frigorifico 5 horas.
  3. Desformei puxando as pontas do papel vegetal, cortei em 12 retângulos e servi decorado com mais mirtilos.








É tão bom…


0 Comentários