"Lemon curd" saudável (fit, lowcab; sem nenhum tipo de farinha ou amido; apenas 3 ingredientes; ovos inteiros)


Esta receita está no blogue há anos, devidamente inserido nas suas diversas utilizações, desde uma pavlova, em bolachas "thumbprint", em tarte, mousse, tortas de claras, bolo de amêndoas, etc. Para cada situação faço pequenos ajustes, nada de significativo, apenas o necessário para obter o melhor rendimento dos produtos usados em cada receita. Por exemplo, imaginem tenho um bolo que quero rechear com lemon curd e, na receita da massa do bolo, uso mais claras que gemas. Nesse caso uso as gemas que me sobram no lemon curd do recheio e faço os devidos ajustes. Com este exemplo quero apenas explicar porque é que o lemon curd não aparece sempre igual nas receitas aqui no blogue, mas esta é sempre a receita base.

Hoje foi dia da receita base vir à ribalta sozinha, com todo o glamour da sua própria simplicidade.

É uma receita fácil, lowcarb, mega fit, já que usa os ovos inteiros e pode usar o ingrediente adoçante que preferir.

Ora, está no titulo escrito que tem apenas 3 ingredientes. O que vêm na foto tem efetivamente 3 ingredientes, são eles, ovos, sumo de limão e ingrediente adoçante. NO entanto, eu gosto de lhe acrescentar mais um, iogurte grego ou queijo quark. Nem sempre o faço, neste caso não fiz, mas acho que fica mais suave de sabor com esta junção.

Vamos la então à explicação desta receita e ás minhas dicas.

➣No que diz respeito aos ingredientes, o sumo de limão de ser dum limão pequeno, cerca de 60ml. Se tiver mais ou menos, não há problema. A raspa de limão é opcional, o desta foto não tem.

➣Podem usar o ingrediente adoçante que prefiram, seja liquido (mel, agave, xaropes/geleias adoçantes, etc), seja seco (xilitol, stevia, açúcar mascavado, de coco, etc). Claro que é importante perceberem que se usarem um ingrediente adoçante com cor escura, a cor final do vosso lemon curd também vai ser diferente. Por exemplo, xarope de tâmaras, geleia de coco, açúcar de coco, são exemplos de ingredientes adoçantes que vão alterar a cor final. É por isso que tenho por habito usar uma mistura de agave com xilitol ou stevia. Desta forma obtenho a cor que quero e metade das calorias do ingrediente adoçante.

➣Como já disse em cima, eu gosto de juntar um pouco de iogurte ou queijo fresco batido (queijo quark) no fim de pronto e arrefecido. Fica mais leve, dá mais rendimento, menos acidez. Aconselho a experimentarem, façam uma colher de sopa de cada vez e misturem suavemente, provem e acrescentem mais só se necessário e ao vosso gosto.


➣Quanto á confeção, este é um processo que se faz em banho maria. Porquê? Porque é preciso controlar a temperatura de cozimento, já que as claras e gemas cozem a diferentes temperaturas.

O ovo é conhecido pelo alimento "bipolar". A temperatura de cozimento dos dois elementos da sua composição é diferente. A clara coze aos 60ºC, ou seja, a partir dos 60ºC a proteína que compõe a clara começa a "reagir, a "coagular". Já na gema isso acontece aos 68ºC. Ora, o que acontece é que assim que chegamos com uma fonte de calor acima dos 60ªC á clara ela começa a ficar branca e formar grumos caso esteja batida com o a gema. No entanto, a gema não acompanha isso.
Consequência: não conseguimos homogeneidade.
 Solução: adicionar ingredientes líquidos como água ou leite ou sumos que irão provocar uma diluição das proteínas da clara e requerer mais calor para a coagulação, conseguindo assim uma temperatura equivalente para gema e clara. É isso que fazemos, por exemplo, em pudins como o pudim de ovos e também é isso que podemos fazer com o leite de creme. Mas, atenção, se levarmos ao lume diretamente nunca iremos conseguir controlar a temperatura, mesmo com a tal minimização do problema da diferença de temperatura de coagulação com a adição de líquido. Temos que fazer um banho maria.

➣No banho maria ideal, seja para este fim ou para qualquer outro, a água fervente não deve estar em contacto com o recipiente que tem o alimento, tem de haver algum afastamento. Só assim conseguimos controlar a temperatura devidamente. Essa água também não deve ferver em demasia, deve estar a ferver lentamente, em lume médio.

➣Também é importante irem mexendo sempre, principalmente a partir de que começamos a ver que á alteração da textura do nosso preparado.

➣E se acontecer alguma distração, o que fazer? Nada fica perdido, retira-se para um copo alto e passa-se a varinha mágica.


Vão precisar de:

  • 2 ovos
  • sumo e raspas de 1 limão pequeno
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açúcar de coco, mascavado, xilitol stevia, etc. Usei metade agave e metade stevia)
  • opcional: 2 colheres de sopa de iogurte grego ou queijo fresco batido (queijo quark) ou leite de coco sólido
Confeção:
  1. Bati os ovos com o sumo de limão e o ingrediente adoçante. 
  2. Levei ao lume em BANHO MARIA (a água do banho maria deve ferver suavemente e o recipiente com a mistura não deve estar em contacto com a água fervente-ver dicas na introdução), mexendo com frequência até estar cremoso.
  3. Retirei de imediato debaixo da água e mexi suavemente mais 1 a 2 minutos.
  4. (Para a opção de acrescentar iogurte ou queijo quark, deixar arrefecer e misturar 1 colher de sopa de cada vez, sem bater.)




Tão simples, tão bom...

0 Comentários