Folar de rosas recheado (versão saudável sem açúcar)


É mais uma versão de folar de rosas, a terceira aqui no blogue. Este é o folar que nós gostamos aqui em casa, eu em especial, não costumo comer do folar de ovos mais tradicional.

Usei a massa que faço para a trança da Páscoa, enrolei de forma diferente e, voilá, o mais bonito e apetitoso folar de rosas que já tinha feito! Super fácil, mais abaixo têm um vídeo rápido de como fazer.


Este folar pode ser recheado ou simples, é igualmente bom sem recheio. Nas dicas em baixo deixo-vos ideias para possíveis recheios, eu usei doce de abobora da gama natura da Quinta de Jugais, sem açúcar, adoçados apenas com fruta. Uma delicia!



Dicas para esta receita:

Começo já pela farinha e o "discurso" é o do costume. Podem trocar por outras farinhas com glúten ou mix sem glúten próprio para pães e bolos com substituto de glúten adicionado.

Eu não aconselho fazer com, por exemplo, aveia. Porquê? A aveia só tem glúten por contaminação. Estes tipos de farinhas têm pouca elasticidade. Se a massa não tiver elasticidade, vai render menos, logo, cada pedaço vai ter mais farinha. Portanto, de que vale estar a fazer com uma farinha mais rica se o resultado é comer mais quantidade de farinha?! Cada um é que sabe de si, eu escolho sempre comer o menos farinha possível quando se trata de "doces".

 Por este motivo, a minha escolha de farinha quando se trata de massas que precisam de ser esticadas é sempre a de espelta. Se não tiver, a melhor alternativa é a de trigo, integral ou branca ou mistura, sem fermento.

Outra alternativa é misturar farinha de aveia com trigo. Pode fazer uma proporção de 50% cada e já vai garantir elasticidade na sua massa.

Pode usar o ingrediente adoçante que prefira (usei agave). Sugiro no estado líquido, por exemplo, mel, agave, xarope de ácer, xarope de tâmaras, stevia liquido, etc. Se não tiver nenhum destes, não há problema nenhum, use o que tiver, mesmo que sólido. No fim, se necessário, acerta a textura da massa com 1 colher de sopa de água.

O fermento a usar é o fermento de padeiro, chamado de levedura, não é fermento para bolos! Use 5g se tiver tempo e quiser fazer uma levedura mais lenta. Terá de fazer pelo menos 2 horas a massa e 30 minutos depois de feitas as rosas. Use 7g para acelerar a levedação. Terá de fazer pelo menos 30 minutos a massa, em local quente, e mais 30 minutos depois de enrolado.

Para fazer com fermento de padeiro fresco deve usar 15 a 21g. Deve diluir o fermento fresco no leite quente (37 a 40C). Deixe repousar 10 minutos, tapado. Continue a receita adicionando o azeite e o agave.

Por favor, não esqueça o sal. Ele é importante para o crescimento correto das massas.

Pode trocar os ovos de galinha por ovos de linhaça. Se o fizer, também poderá ser necessário acertar a textura da massa no fim. Use 1 colher de sopa de água.



Quanto á confeção, pode fazer a massa numa tijela e amassar com a mão.

Para quem amassa com as mãos, untar as mãos com azeite ajuda a manusear a massa. À medida que vai amassando, as fibras vão absorvendo líquido e a massa vai ficando no ponto certo. Nem sempre adicionar mais farinha é a melhor solução. Desta forma evita uma massa seca e um bolo sem graça depois de pronto.

Para facilitar o esticar da massa, que deve ser fina, eu divido-a primeiro ao meio e estico metade de cada vez. É uma massa maleável, depois de feitos os primeiros círculos, amasso novamente as sobras e faço mais círculos.

O diâmetro dos círculos é importante. Não deve exceder os 8cm de diâmetro. Vai parecer-vos muito pequenos, vai parecer que não vai ficar bem. Fica bem, não se preocupem, vão conseguir cortar ao meio. Se fizerem círculos muito grandes, vão ter um bolo alto, demasiado alto, e não é isso que se quer.

O recheio é completamente opcional, no entanto, dá sabor e humidade ao bolo. Para além das compotas, pode usar doce de ovos, nutella, doce de canela. Deixo aqui alguns links para ver receitas saudáveis destas opções que lhe dou.

Folar de Rosas (versão saudável; fermentação lenta; vegan)

Trança da Páscoa recheada

Regueifa de canela com recheio de frutos secos

Creme de avelã (nutella) saudável (sem açúcar; vegan; 3 ingredientes)

Ovos moles sem açúcar

Agora veja o vídeo rápido de execução da receita



Vão precisar de:

  • 500g de farinha de espelta (usei metade integral e metade branca)
  • 5 a 7g de fermento seco de padeiro (levedura seca) (ver nota*)
  • 1 pitada de sal
  • 150ml de leite (ou bebida vegetal)  
  • 60ml de azeite
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (ex: mel, agave, xarope de ácer, xarope de tâmaras, stevia)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 3 colheres de sopa de doce de abóbora (opcional; usei ESTE bio sem açúcar)
  • 1 ovo batido para pincelar no fim (ou leite adoçado com mel)

*Esta quantidade é dependente do tempo que quiser disperder para levedar. Use 5 g para uma levedura mais lenta, pelo menos 2 horas, e 7g para uma levedura mais rápida, 30 + 30 minutos (veja mais informações nas dicas).

Confeção:

  1. Coloquei os ingredientes secos (farinha, fermento e sal) no processador de alimentos e pulsei para misturar.
  2. Aqueci o leite no micro-ondas (43 a 45ºC), adicionei o azeite, o agave e a baunilha. Misturei.
  3. Juntei os ovos no processador e comecei a triturar. Acrescentei a mistura de leite quente, aos poucos e com o processador em andamento, até formar uma bola de massa.
  4. Passei a massa para uma tigela, amassei mais um pouco com as mãos. Tapei com pelicula aderente (ou um pano) e deixei levedar por 1 hora, até dobrar de volume.
  5. Untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  6. Passei a massa para uma superfície antiaderente (ou enfarinhada). Estiquei com o rola da massa.
  7. Com um copo cortei círculos (8cm de diâmetro), 3 de cada vez. Barrei cada circulo com doce (apenas barrar, com se tivesse a pincelar pão com manteiga). Pus os 3 círculos alinhados, sobrepostos em metade. Enrolei-os juntos e parti ao meio. Coloquei na forma untada. Repeti o processo com toda a massa, colocando sempre as rosas na forma de fora para dentro. (vídeo demonstrativo na introdução; fotos ilustrativas no fim).
  8. Tapei novamente com um pano e deixei levedar mais meia hora, até aumentar novamente de volume.
  9. Pus o forno a aquecer a 180ºC. 
  10. Pincelei toda a superfície com ovo batido e levei ao forno 20 min, zona mais baixa do forno.

Feliz Páscoa!

1 Comentários