Bacalhoada à minha moda



Como fazem bacalhoada?

Já vi fazer este prato tradicional das mais diversas formas.

Esta é a minha, aprendi a fazer há mais de 20 anos com uma amiga, a chefe Persina. 

Na verdade, não foi bem assim que aprendi, o bacalhau, aqui cozido, seria assado na brasa. Nós ainda não acendemos o churrasco, cozer é uma excelente alternativa.

Também me faltaram as azeitonas na decoração. Uma falta que faz falta, ahahha


Antes da receita quero deixar um agradecimento a todos os que ontem me deram os parabéns. Estou sensibilizada com todas as vossas mensagens e comentários. Um bem-haja a todos!!! Muito obrigada!!!

Vão precisar de (serve 4):

  • 3 postas de bacalhau médias demolhado
  • 8 batatas pequenas
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 pimento vermelho e verde
  • Sal, salsa e pimenta para temperar (eu não uso pimenta, troco por tomilho seco)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 ovos

 Confeção:

  1. Levo ao lume a cozer em água temperada com sal as batatas inteiras lavadas e os ovos. Ao fim de 10 min de fervura retiro os ovos e coloco o bacalhau. Deixo ferver mais 20 min.
  2. Ao mesmo tempo, noutro tacho, coloco a cebola partida em meias-luas, o alho laminado, os pimentos em tiras, o azeite, sal e pimenta. Levo ao lume, brando para que os legumes larguem líquido e não seja necessário “rios” de azeite (se colocar os dois tachos ao lume ao mesmo tempo como eu faço, há muito tempo para a cebola cozinhar em lume brando).
  3. Deixo cozinhar até tudo estar mole, cebola amarelinha e formar molho.
  4. Escorro as batatas e o bacalhau.
  5. Deixo arrefecer até conseguir pegar no bacalhau e livrar-me de pele e espinhas, deixando-o em lascas grossas e largas.
  6. Aperto as batatas.
  7. Coloco na travessa bacalhau e batatas, envolvo a cebolada, sirvo com salsa picada e azeitonas.


Bom apetite!

0 Comentários