Regueifa de canela com recheio de frutos secos (vegan; saudável; sem levedar)




Uma fabulosa regueifa sem levedar, que não é o ideal, mas é com certeza mais fácil e prático.
Tal como aconteceu quando vos dei a receita dos meus Cinnamon Rolls, também a regueifa pode ser ou não levedada. De resto, a massa que aqui está é exatamente igual á massa dos Sweet Rolls, apenas lhe acrescentei canela e foi cortada e enrolada de maneira diferente.


O recheio é a chamar o natal, foi feito com um simples caramelo de tâmaras e frutos secos picados.
Eu adoro canela, acho que não tanto como o meu marido, o que é certo é que esta especiaria torna qualquer sobremesa irresistível, esta não é exceção. A combinação com as tâmaras trituradas em creme, o caramelo de tâmaras, e os restantes frutos secos, é realmente qualquer coisa de muito bom.




Conseguimos que esta massa não fique seca, mesmo ao fim de 5 dias? Sim, completamente. O próprio recheio já lhe dá a "humidade" que precisa, mas garanto-vos que hoje, 4 dias depois de a ter feito, ainda está como no dia em que a fiz, apenas tive o cuidado de a manter numa caixa de bolos fechada.

 Ainda sobre o recheio, quase todos são permitidos, desde compotas de fruta a caramelo de manteiga de amendoim, ou, claro, a nutella que as nossas crianças tanto gostam. Podem ver a minha receita saudável e sem açúcar aqui.






Sei que alguns querem saber se podem fazer a receita sem o recheio e transformar esta regueifa recheada numa simples de canela que se vende um pouco por todo o lado, em especial no norte do pais. Sim, podem. Não vos digo que vai ficar igual, não vai. Esta não tem ovos nem manteiga, mas ficará com certeza muito boa. Devem, nesse caso, reforçar a canela na massa.




O tempo hoje é pouco, não posso mesmo escrever mais, Muitos de vocês viram a foto que coloquei nas redes sociais Facebook e Instagram no domingo e não têm parado de me pedir a receita. Com tanto que fazer, hoje ficamos por aqui. Não deixem de experimentar, é absolutamente fabulosa!




Vão precisar de:
  • 300g de farinha de espelta*
  • 4 colheres de chá de fermento em pó (20g)**
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (agave, mel, stevia, xilitol, açucar mascavado,...)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 180 a 200ml de bebida vegetal (ou leite)***
  • 1colher de sopa de canela em pó
Recheio
  • 200g de tâmaras secas
  • 80g de mistura de frutos secos
*Para fazer sem glúten sugiro o mix sem glúten para bolos e pão da marca Nacional ou um mix caseiro com substituto de glúten (goma xantana, por exemplo).
*Não experimentei, mas acredito que fique igualmente bem com farinha de aveia.
**Refiro-me a fermento normal para bolos e não fermento padeiro.
***Esta quantidade é dependente do ingrediente adoçante que usarem. Coloquem os últimos 20ml aos poucos para chegarem á consistência pretendida.


Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Comecei por preparar o recheio. Pus as tâmaras a demolhar em água bem quente por 10 minutos. Escorri e triturei com 3 colheres de sopa de água até ter uma pasta. Piquei os frutos secos em pequenos pedaços (usei o processador de alimentos; podem fazer com uma faca)
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
  3. Numa tigela misturei bem a farinha, o fermento, o sal, a canela e 2 colheres de sopa de adoçante stevia com erythritol. Adicionei o azeite, 2 colheres de sopa de agave e a bebida vegetal, aos poucos e misturando a cada adição. Quando a quantidade de leite já estava a chegar ao fim, passei a amassar com as mãos até formar uma bola maleável que não cola ás mãos.
  4. Passei a bola de massa para uma superfície limpa e enfarinhada. Estiquei com o rolo da massa num retângulo de 40 por 30cm. 
  5. Espalhei a pasta de tâmaras e por cima os frutos secos picados. Enrolei sobre o comprimento.
  6. Mantendo o agora rolo na superfície enfarinhada, cortei ao meio (pode ser com uma faca ou com o cortador de pizzas). Pegando nas agora duas partes de rolo, fui passando á vez uma para cada lado (ver fotos abaixo). Uni-o em coroa. 
  7. Passei para o tabuleiro. Decorei com amêndoa laminada e pincelei com 1 colher de chá de agave misturada noutra de bebida vegetal.
  8. Levei ao forno 20 minutos.

7 Comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite!
      Fica fantástica. Este ano vou fazer esta no lugar do bolo rainha habitual no natal.
      Beijinhos, boa semana!

      Eliminar
  2. Coisas maravilhosas, obrigada pela partilha.
    Bjo
    Tita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Fica deliciosa, experimente que vai gostar com certeza.

      Eliminar
  3. Que beleza de receitas!! Como consegue fazer tanta coisa? Eu não tenho paciência com a culinária, mas adorava fazer essas coisas que devem ser tão boas. Obrigada por partilhar essas receitas que devem ser deliciosas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Sim, consigo fazer tudo isto e trabalho como qualquer pessoa. Muito do que faço é ao domingo (ou fim de semana duma maneira geral).
      Hoje, por exemplo, fiz duas sobremesa, para hoje e para toda a semana. Faço com gosto, não me chateia. Percebo que não goste, não gostamos todos do mesmo, certo?
      Eu não gosto da parte das fotografias, perco demasiado tempo e isso põe-me nervosa.
      Experimente alguma, vai ver que com o tempo vai ganhando o gosto.
      Boa semana!

      Eliminar
  4. Alguma sugestão em vez de pasta de tamaras? Obrigada pelas receitas maravilhosas ��

    ResponderEliminar