Folar de Rosas (versão saudável; fermentação lenta; vegan)



Este é o meu folar preferido, ou melhor, é o único folar que realmente gosto. Sinceramente, os outros parecem-me pão doce e para mim só servem para fazer boas e deliciosas torradas.
Cá me casa não é assim com todos. O meu marido e o meu filho mais velho adoram folar. Eu não costumava fazer, este ano atrevi-me e fiz, não um, mas sim quatro! Isso mesmo, ainda estamos a uma semana da Páscoa e eu já fiz 4 folares, duas versões diferentes, ambas saudáveis e uma vegan. Podem ver essas receitas carregando👉aquiaqui.



Este é de facto fantástico e enche-me as medidas. Já fiz no ano passado e à dois anos uma versão saudável, que ficou fantástica, e este ano ainda está melhor.
À dois anos, tal como este ano, recheei com puré de tâmaras. No ano passado foi com açúcar mascavado; à dois anos usei maça partida em pedacinhos na vez da amêndoa deste ano. 
Este é um bolo pouco doce, como eu acho que deve ser, compensado com o doce do recheio.



A cobertura deste ano foi bem mais simples que a ano assado, apenas uma colher de sopa de agave pincelou o bolo depois de pronto. Já no ano passado fiz um bocadinho de caramelo sem deixar o açúcar de coco caramelizar, de modo a ficar mais clarinho.
Este é um bolo tradicional da região do Algarve, é também chamado de Folar de Olhão. Não há mesa de pascoa sem ele por aqueles lados, se bem que acho que esta iguaria se começa a espalhar por todo o país, e ainda bem!!!




Este bolo ficou com uma textura realmente incrível. Não fazem ideia como estava fofo, ao mesmo tempo que húmido e suculento. Nada tem que ver com qualquer outro folar. Consegui isso graças à fermentação lenta. Mas não é só essa a vantagem deste tipo de fermentação. Para além da quantidade de fermento a usar ser menor, as leveduras vão "consumir" o glúten da farinha. Quanto mais tempo, mais consumo.








A fermentação lenta é então um processo muito saudável de preparar pão ou bolos, mesmo que feita com fermento químico, porque diminui o índice glicémico da massa durante as horas de fermentação, além de diminuir a quantidade de glúten. Isto acontece porque as leveduras vão realizar a pré-digestão do glúten. Muitas vezes a "sensibilidade" que algumas pessoas dizem ter ao glúten vem do facto de o pão que consomem ser "industrializado", logo, com fermentações aceleradas, não dando tempo para as leveduras consumirem o glúten.

Eu estou completamente conquistada por este folar. É certo que tenho de programar a sua execução com tempo, mas vale com certeza a pena.

Outras receitas de folar que poderão gostar:
Folar da Páscoa saudável (sem açucar; sem manteiga; feito com farinha de espelta) 

"Folar de Rosas" de laranja, passas e noz (saudável; vegan; feito com farinha de espelta) 

Folar da Páscoa vegan (saudável; fit)

 Vão precisar de:
  • 3,3g de fermento de padeiro seco (instantâneo) (ex: fermipan)
  • 4 colheres de sopa de açucar de coco ou mascavado ou "brown sugar"
  • 250ml de bebida vegetal (ou leite)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 500g de farinha de espelta*
  • 1 pitada de sal
Recheio e cobertura:
  • 100g de tâmaras secas
  • canela q.b.
  • 2 mãos cheias de amêndoas picadas grosseiramente com uma faca
  • 1 colher de sopa de agave (ou mel)
* Podem trocar até 1 e 1/2 chávenas desta farinha por farinha de amêndoa que fica realmente muito bom. Foi o que fiz desta vez e realmente fica muito bem. Basta retirar essa quantidade de farinha de espelta e colocar o mesmo de farinha de amêndoa.

Nota: Para verem a versão deste bolo que partilhei no ano passado, fermentação normal, sabor a laranja e recheio de açucar mascavado, noz e passas, carregar👉aqui

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Numa tigelinha misturei o leite, o açúcar e a baunilha. Levei ao microondas 30 segundos. (A temperatura ideal é de 40ºC; se não tiverem termómetro, eu não tenho, coloquem o dedo, deve estar à temperatura de banho).
  2. Retirei, misturei o fermento seco, tapei e deixei descansar 10 a 15 minutos em lugar quente para que o fermento ativasse. (Terá de formar uma espécie de espuma ou bolinhas. Por favor, não tenham pressa nesta parte, ela é essencial e a mais importante).
  3. Numa tigela grande misturei a(s) farinha(s) com o sal. 
  4. Verti a mistura de fermento já ativo e o azeite sobre a farinha. Amassei bem até formar uma bola maleável. Inicialmente usei a batedeira com as hastes em hélice e, quando começou a "enrolar" muito nas hastes, passei a amassar com mãos. (É muito fácil e rápido, a massa não cola ás mãos. Caso seja necessário, acrescentem um pouco mais de farinha, mas só se não estiverem mesmo a conseguir formar uma bola.)
  5. Embrulhei em película aderente sem apertar (dar um pouco de espaço para "alargar") e reservei no frigorifico aproximadamente 24 horas.

  1. Passados as 24 horas retirei do frigorifico, desembrulhei, passei para uma tigela untada com azeite, tapei com um pano e deixei descansar mais 2 horas (1 hora é suficiente), agora em local quente.
  2. Preparei o recheio. Pus as tâmaras descaroçadas a demolhar em 80ml de água quente por 15 minutos. Triturei em creme com a varinha magica. Piquei as amêndoas.
  3. Polvilhei a bancada com um pouco de farinha, estiquei a massa em forma de retângulo, espalhei sobre ele o creme de tâmaras, depois as amêndoas e polvilhei com canela.
  4. Enrolei sobre a largura e dividi em 8 bocados. Untei uma assadeira redonda com azeite e dispus cada bocado em roda e 2 ao meio, espaçados o suficiente para crescerem.
  5. Tapei novamente com o pano e deixei descansar mais meia hora em local quente. (Nesta parte costumo usar a estratégia de aquecer o forno a 50ºC, desligar e deixar a tigela lá dentro)
  6. Pré aqueci o forno a 180ºC. Levei os rolos de folar a assar por 20 minutos. Retirei e pincelei com 1 colher de sopa de agave.
  7.  Deixei arrefecer antes de desformar.


 




Boa Páscoa!


0 Comentários