Lasanha vegetariana de requeijão, espinafres e cogumelos com massa filo




Eu bem vos disse no post da Lasanha vegetariana de requeijão e espinafres com massa filo que ia fazer outra de cogumelos logo de seguida. Fiquei fã das lasanhas feitas com massa filo e parece que não fui a única, já que recebi várias fotos de vós, excelentíssimos seguidores, com deliciosas lasanhas de requeijão.


Nesta entendi não fazer molho de tomate. E não me arrependi! Ficou divinal mesmo sem ele.
Tal como a outra, é muito simples de fazer, esta ainda mais simples já que dispensou o tempo e trabalho do molho de tomate. Tudo não passa de saltear os cogumelos, misturar os ingredientes e montar a lasanha depois de grelhar as folhas de massa filo, coisa que não demora mais que 5 minutos.

Tal como vos disse no outro post, e porque muitos de vocês manifestaram não conhecer esta massa, a massa filo é carinhosamente chamada por "prima saudável" das massas embaladas, já que, apear de ser feita de trigo, não contém quantidades exorbitantes de gorduras saturadas. Como é muito fina, a quantidade de farinha de trigo é pouco significativa e em termos calóricos até ficamos a ganhar.



O recheio que escolhi para esta lasanha é altamente proteico e fit. Eu adoro requeijão e fazer as minhas refeições com ele é uma opção sempre a ter em conta. O requeijão é um produto indicado para quem está em processo de perda de peso, ou quem como eu apenas se preocupa com a "linha", isto sem descartar os desportistas que precisam de doses extra de proteína. É que o requeijão é um produto com baixo teor de gordura quando comparado com queijo, níveis altos de proteína, o que lhe confere poucas caloiras e muito sabor.

Ora, requeijão português é mais ou menos o mesmo que a ricota italiana. Não entendo bem porquê, mas nós portugueses insistimos em comprar ricota em vez do nosso requeijão. Não só não estamos a  apoiar os produtores portugueses, como também estamos a contribuir para o aumento do dióxido de carbono na atmosfera. De quanto mais longe vierem os produtos que consumimos, mais poluímos o planeta. Tão simples quanto isto. Devemos sempre preferir o que é produzido em Portugal.





Este recheio de requeijão e espinafres na lasanha é bastante vulgar, no entanto, eu tenho uma forma de o fazer mais simples que o habitual. Quem já foi aos meus workshops já a conhece. Eu não salteio os espinafres antes de os misturar no creme de requeijão e ovos, apenas os parto em pedaços. Não é necessário saltear, só ficamos a perder, eles cozinham no calor e humidade do creme de requeijão. Menos uma frigideira suja, menos tempo perdido e até menos produto necessário, já que os espinafres vão reduzir imenso depois de salteados.
Nesta lasanha acrescentei ao recheio cogumelos salteados num fio de azeite, alho e algumas ervas aromáticas.



Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 4 folhas de massa filo (podem usar mais se quiserem)
  • 1 e 1/2 colheres de sopa + 1 colher de sopa de azeite
  •  requeijões de cabra ou ovelha Saloio (340g) (ou outro que prefiram; sugiro o rico em proteína da Saloio)
  • 2 ovos
  • 120g de queijo mozarela ralado
  • 100g de espinafres
  • 300g de cogumelos frescos laminados
  • orégãos, manjericão e alho granulado a gosto para temperar (uso Chaparral)
  • 120g de queijo ralado para gratinar (usei queijo Alavão Saloio )

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus ao lume uma frigideira larga. Dobrei cada folha de massa filo em 3, depois cortei ao meio de forma a fazer um quadrado de 3 folhas, pincelei com o azeite dos 2 lados e levei á frigideira a dourar. É muito rápido, as folhas ficam douradas e estaladiças. Reservei.
  2. Salteei os cogumelos numa frigideira antiaderente untada com um fio de azeite, lume alto para evitar que percam água. Temperei-os com alho granulado e oregãos.
  3. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  4. Parti os espinafres em pequenos pedaços.
  5. Numa tigela misturei os requeijões com os ovos, o queijo mozarela e os temperos. Triturei com a varinha magica para que fique um creme homogéneo. Envolvi os espinafres cortados e depois os cogumelos salteados.
  6. Passei á montagem da lasanha. Fiz 3 camadas de creme intercaladas com 8 quadrados de massa filo. Comecei por pincelar o fundo da assadeira com 1 colher de sopa de azeite. Dispus 2 quadrados de massa filo, de seguida 1/3 do creme de requeijão. Cobri com mais 2 quadrados de massa filo e mais 1/3 de creme de requeijão. Cobri com outros 2 quadrados de massa filo e o ultimo 1/3 de creme. Terminei com os últimos quadrados de massa filo e queijo ralado por cima. 
  7. Levei ao forno a assar cerca de 40 minutos, tapado com folha de alumínio nos primeiro 30 minutos.
 
 


Bom apetite!





3 Comentários

  1. Oi, Sandra. Gostei da ideia de fazer lasanha da sua receita. Sou Clovis do Rio Grande do Sul, Brasil, e tive dificuldades de entender sua linguagem. Embora nós falamos a língua portuguesa, tem nomes e expressões muito diferentes. Essa massa filo é de trigo ou arroz? Nunca vi aqui no sul.. outra coisa é o modo como você prepara a lasanha, aqui fazemos do modo italiano. De qualquer forma, adorei a receita. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela receitamas, por favor, onde econtro em São Paulo essa massa??? não conheço. Será que temos no Brasil?🇧🇷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ..massa filo ..vc encontra próxima a massa folhada ..Achei no Pão de Açúcar

      Eliminar