Taquitos de espinafres e requeijão no forno (saudável; proteico)



Esta semana a habitual pizza de sábado deu lugar a taquitos! Se calhar ainda vai haver pizza no fim de semana, mas para já são os taquitos as estrelas deste fim de semana.
Sim, leram bem, eu disse que taquitos são "estrelas". É que eu já à algum tempo que não via o meu filho J. Pedro comer tão satisfeito uma refeição feita por mim. Conseguem adivinhar porquê? É que eu coloquei bacon nos taquitos!


Ficam super bem com tomate seco, com pedacinhos de pimento vermelho, mas hoje eu fiz a vontade eu meu querido filho e usei bacon de peru grelhado. Que consolo o dele😂😂

Esta é uma receita facílima de fazer, não tem nenhum segredo e pode ter muitas variantes. Apesar de não ter feito parte da ementa de nenhum dos meus workshops, quase sempre ensino lá a fazer isto.
Para além de simples, é muito versátil e funcional. Como os fecho e também porque os levo ao forno, são muito fáceis de transportar. Podem levar para a praia, para uma viagem, para a escola ou trabalho.
Podem fazer um recheio só de legumes salteados, de legumes salteados envolvidos em queijo, de frango de caril desfiado, enfim, mil e uma ideias.

Eu gosto mesmo deste de requeijão e espinafres. Provavelmente já o viram muitas vezes por esta blogosfera fora, eu já muitos, mas todas as receitas que vi até hoje os espinafres são cozidos ou salteados antes de serem envolvidos no queijo/ requeijão. Eu não vejo necessidade nenhuma disso, só vejo inconvenientes e perda de nutrientes, pelo que hoje foi a vez de vos mostrar aqui como faço estes taquitos.

O requeijão que usei foi o natural proteico da Saloio. Vocês já o conhecem, já sabem que eu adoro cozinhar com ele, esta é só mais uma receita.


Vão precisar de:
  • 6 tortilhas (wraps) grandes
  • requeijões natural rico em proteína Saloio (340g)
  • 200g de queijo ralado (usei mozarela)
  • 150g de espinafres baby cortados em tiras (pequenos pedaços)
  • 200g de bacon de peru
  • 1 colher de sopa de azeite 
  • 1 colher de sopa de leite

Confeção:
(fotos de execução abaixo)
  1. Parti o bacon em tiras e grelhei numa frigideira antiaderente.
  2. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  3. Numa tigela misturei os requeijões, o queijo ralado, o bacon grelhado e os espinafres cortados até formar uma espécie de massa.
  4. Dividi esta massa pelas tortilhas, espalhei pelo centro.
  5. Num copo misturei o azeite e o leite
  6. Dobrei dois lados do circulo da tortilha e enrolei um terceiro lado como se fosse uma torta.
  7. Uni a ponta pincelando com a mistura de leite e azeite.
  8. Levei ao forno até estar dourado, durante 15 minutos.







Bom apetite!

0 Comentários