Para o almoço, para o jantar, para entrada naquele fabuloso jantar de amigos ou até para piquenique quando o tempo der uma ajuda, estes croquetes ficam bem em qualquer ocasião, são mega deliciosos, super proteicos, fit e ainda lhe dou a opção lowcarb para o caso de estar de dieta.
A intenção desta receita foi aproveitar uma posta de salmão grelhada que tinha sobrado. Ficaram tão bons que resolvi repetir para vos mostrar aqui no blogue, agora comprando o salmão propositadamente.
Tinha salmão á posta para grelhar para o almoço. O meu filho mais velho, mesmo em cima da hora, disse que não vinha almoçar. Estávamos em época de natal e ele arranja sempre convites para ir aqui ou ali com os amigos. Eu resolvi grelhar a posta que estava destinada a ele, por sinal bem grande, e depois fazer qualquer coisa com ela. Surgiram estes croquetes.
Para fazer estes optei por comprar um rabo de salmão. Pedi na peixaria para abrir e retirar a espinha. Em vez de a grelhar, cozi.
Esta é a receita que faço de croquetes de atum. Ficam macios, nada secos e, melhor que tudo, ninguém diz que têm requeijão.
Se fizer para uma festa, onde muitas vezes há alguém que não gosta de requeijão, a única preocupação que tenho é a de não dar a receita em voz alta, ahaha. Ninguém se apercebe do requeijão, o sabor, seja do atum seja do salmão, é demasiado forte e omite o do requeijão. No entanto, ele dá-me a textura macia que habitualmente o queijo creme dá.
Qualquer requeijão pode aqui ser usado, seja de vaca, ovelha, cabra ou mistura, apenas um pormenor muito importante para que a receita resulte bem: têm de deixar o requeijão a escorrer pelo menos meia hora. Como sabem, depois de tirarmos os requeijões das embalagens, mesmo que seja apenas papel, e o colocamos num prato, passado meia hora o prato tem água em volta. É essa água que temos de evitar que vá para os nossos croquetes. Não é que nos faça algum mal, não, nada disso, apenas vai fazer com que tenhamos de aumentar a quantidade de farinha. No caso de não terem tempo de o escorrer, pressionem ligeiramente nas vossas mãos.
Eu já fiz a receita com o maravilhoso Requeijão Saloio Natural rico em proteína, um requeijão fantástico e com apenas 100kcal por 100g. Desta vez fiz com o Requeijão saloio de Ovelha e ficou ainda melhor!
Para fazerem os vossos croquetes lowcarb podem trocar os flocos de aveia por farinha de amêndoa ou até de trigo sarraceno. Para apenas fazer sem glúten usem flocos de aveia sem glúten certificados.
No fim eu passei-os por farinha de mandioca. Podem passar por mais flocos de aveia triturados em farinha, por farinha de amêndoa ou por pão ralado.
Se quiserem que fiquem mais atraentes, podem passar por farinha, depois por ovo batido e novamente na farinha. Eu não fiz isso, não acho necessário e também nem sempre tenho tempo para esses pormenores na hora do almoço.
Vão precisar de:
(serve 22 croquetes)
- 1 posta de salmão grande (usei 1 rabo de salmão com 300g pesado fresco com pele e sem espinha)
- 1/4 de cebola pequena picada fina
- 1/2 colher de chá de alho granulado
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 50g de queijo ralado
- 1 Requeijão Saloio Natural rico em proteína (170g) (ou requeijão de ovelha)
- 80g de flocos de aveia triturados em farinha (ou farinha de amêndoa ou de trigo sarraceno)
- 1 colher de chá de mostarda Dijon (opcional)
- 1 ovo batido
- Farinha de mandioca* + sementes de sésamo + salsa seca para panar q.b.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Comecei por colocar o requeijão a escorrer 30 minutos. Cozi (podem grelhar) o salmão em água fervente por 5 minutos. Escorri, deixei arrefecer um pouco e retirei a pele (devem obter 200g de salmão cozinhado e livre de pele e espinha).
- Numa tigela coloquei a cebola, o alho, a salsa, o queijo ralado, o requeijão escorrido e o salmão lascado. Misturei tudo com um grafo. Adicionei os flocos de aveia triturados em farinha e a mostarda. Voltei a misturar com o garfo. Finalmente adicionei o ovo batido e novamente misturei com o garfo até ter uma massa.
- Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
- Com a massa obtida fiz bolas e passei-as numa mistura de farinha de mandioca, sementes de sésamo e salsa seca.
- Coloquei-as no tabuleiro e levei ao forno 30 minutos (até dourarem ligeiramente).
Bom apetite!
1 Comentários
Têm um aspecto delicioso.
ResponderEliminarUm beijinho