Quando faço estas receitas penso sempre "que bom que é ser português!" É um facto que nós portugueses somos muito bons no que fazemos, no que produzimos. Podemos até não ser tão produtivos como outros povos, pelo menos da fama não nos livramos, mas ninguém nos tira o mérito da qualidade dos nossos produtos.
Para fazer esta trança de requeijão fiz uma massa simples de farinha de espelta. Não levedei, o que não é o ideal, já que é sempre melhor usar massa levedadas para estas receitas, porque se tornam mais leves.
Estou a fazer algumas experiências para as entradas e lanches para a época natalícia, não só natal, como também passagem do ano. Por norma a minha casa está cheia de pessoas, tenho de ter variedade de comida e não há tempo para ter massas a levedar. Como já aconteceu noutras receitas, correu lindamente, não tive qualquer problema, foi mesmo um sucesso. A massa estava leve, estaladiça, quase parecia massa de compra cheia de manteiga. Pois, mas manteiga não tem, nenhuma!
Podem amassar tudo numa tigela ou fazer no processador de alimentos. Desta vez fiz no processador, a anterior fiz numa tigela, amassando com as minhas mãos até formar uma bola. O resultado é o mesmo e esta massa não demora mais que 5 minutos a fazer e outros 5 a esticar e cortar.
Para o recheio escolhi o maravilhoso Requeijão de vaca 100% natural Santiago, um requeijão leve, suave, de textura aveludada, naturalmente rico em proteína e cálcio.
Para lhe dar frescura usei tomate cereja e Manjericão fresco Aromáticas vivas, uma aromática de folhas verdes e muito perfumadas, que transferiram um sabor e perfume incrível á minha trança.
O melhor desta receita é que não demora mais que meia hora a preparar e até no forno é rápido, em 25 minutos estava pronta a servir. Eu sei que parece complicado, por isso vos convido a verem as fotos abaixo para perceberem o quanto fácil é de fazer.
Vão precisar de:
Base
- 300g de farinha de espelta (usei o tipo 1050; podem usar a que mais gostarem)
- 4 colheres de chá (20g) de fermento em pó*
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de alho em pó
- 2 colheres de chá de ervas aromáticas secas a gosto (usei 1 de salsa seca e outra de manjericão seco)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 200ml de leite ou bebida vegetal
Recheio
- 1 embalagem (200g) de Requeijão de vaca 100% natural Santiago
- 100g de queijo ralado (usei mistura de 4 queijos; podem usar o que preferiem)
- 120g de tomate cereja
- 2 mão cheias de folhas de Manjericão fresco Aromáticas vivas
- 1 ovo batido para pincelar ou 1 colher de sobremesa de leite misturada numa de azeite.
(fotos de confeção no fim)
- Comecei por preparar recheio, misturei o requeijão com o queijo ralado. Parti os tomates ao meio.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Para a base, coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos, á exceção do leite e pulsei para misturar. Com o processador em andamento, fui adicionando o leite até formar uma bola de massa perfeitamente maleável. (Podem amassar tudo com as vossas mãos numa tigela, colocando o leite lentamente até formar uma bola de massa maleável-demora no máximo 3 minutos).
- Passei a bola de massa para uma folha de papel vegetal. Estiquei com o rolo da massa até formar um grande retângulo, ligeiramente ovalado.
- Ao centro marquei um retângulo no sentido do comprimento, com o cuidado de apenas marcar, não cortar. Nos dados desse retângulo interior cortei tiras iguais. Retirei as primeiras tiras das duas larguras de forma a ter uma tira nas pontas do retângulo interior (ver fotos abaixo)
- Preenchi o retângulo interior com o preparado de requeijão, espalhei as folhas de manjericão por cima de depois o tomate cereja.
- Virei a tira do retângulo interior para dentro. Pegando em uma tira de massa cortada de cada lado, entrancei-as, uma a uma de cada lado.
- Pincelei com ovo batido, polvilhei com sementes de sésamo e caju picado e levei ao forno 25 minutos.
Bom apetite!
0 Comentários