Tarte de courgette e requeijão (quiche saudável; proteica)




Caso para dizer "voltei a fazer"! Na realidade até faço muitas vezes, mas desta vez houve direito a pequenas alterações que motivaram um novo post aqui no blogue. É que esta tarte de hoje é baseada numa outra já antiga no blogue, que podem ver a receita carregando👉 aqui, e que é muito idêntica, mas sem base.




Começando precisamente pela base, usei nela massa filo. É carinhosamente chamada por "prima saudável" das massas embaladas, já que, apesar de ser feita de trigo, não contém quantidades exorbitantes de gorduras saturadas. Como é muito fina, a quantidade de farinha de trigo é pouco significativa e em termos calóricos até ficamos a ganhar em relação ao uso de outras mesmo que feitas em casa.




Para o recheio usei as minhas queridas curgetes! Muito gosto eu de curgete e muito "desgosto" eu da época do ano em que estão mais caras. Parece que finalmente estão a baixar o preço e eu já comecei a comprar em maior quantidade. Com cerca de 16 kcal por cada 100g, grande parte do seu peso é água e é rica em minerais e vitaminas.



Também no recheio desta tarte está o "produto principal", ou seja, o que se destaca, o que lhe dá um sabor incrível: requeijão!!!  Magros e ricos em proteína, é um produto português, o que nós portugueses temos de melhor. Hoje usei o requeijão natural de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha da Saloio , um requeijão que, para além de ter elevado teor de proteína como já referi, não é forte de sabor. No entanto, é com requeijão de ovelha ou cabra que eu mais gosto de fazer esta tarte.

Porquê escolher comer requeijão de cabra? Porquê dar preferência ao nosso requeijão de cabra ou ovelha?

O leite de cabra e ovelha tem menor teor de gordura; menor valor calórico; maior teor de cálcio; mais fácil digestão. Tudo isto acrescido da forma de produção, faz com que o requeijão de leite de cabra e/ou ovelha sejam muito ricos em proteína, pobres em gordura, logo, menos calóricos que os seus pares.







Vão precisar de:
(tarteira grande de 26/27cm de diâmetro)


Confeção:


fotos no fim)

  1. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Untei uma tarteira de 26cm de diâmetro.
  2. Ralei as curgetes e passei para um pano. Apertei bem de forma a retirar o máximo de água possível.
  3. Numa tigela bati os ovos com os temperos. Juntei a curgete ralada e misturei. Acrescentei o requeijão partido e envolvi levemente.
  4. Numa tigelinha misturei o leite com o azeite. Estendi 1 folha de massa filo e pincelei-a com a mistura. Coloquei outra em cima e aconcheguei-as na tarteira. Repeti este processo com mais 4 folhas de massa filo, sempre preenchendo a tarteira. 
  5. Verti a mistura de curgete sobre a tarteira e levei ao forno até estar cozinhada e dourada (são cerca de 35 minutos).
 




Bom apetite!






0 Comentários