Medalhões de pescada ao molho de tomate, hortelã e alho com endívias salteadas (low carb; paleo)


Uma deliciosa e sofisticada refeição, toda feita numa única frigideira e em meia hora!
Comer peixe é bom, faz bem e se for sem espinhas ainda melhor😉 Ora, os medalhões de pescada são deliciosos, mas há quem não lhe agrade o facto de ficar um pouco seco ou até o seu sabor "desenxabido". É o caso do meu marido, para ele medalhões de pescada só bem temperados e com molho agradável.


O meu tempero preferido é sempre à base de alho e sumo de limão. Claro que vou variando, mas é raro não incluir limão e alho. Podem ver outras receitas idênticas a esta carregando aqui, aquiaquiaquiaqui, aqui, ou aqui.
Também é habitual a salsa, os coentros ou até o manjericão, mas hoje optei ( e muito bem) pela hortelã. Que perfume na minha cozinha, que sabor nos nossos pratos! Aconselho mesmo a experimentarem.


O acompanhamento que fiz foi endívias salteadas. Deixei as endívias para saltear no fim com o objetivo de elas "apanharem" o sabor dos restantes salteados, ou seja , do molho de tomate e do peixe, evitando desta forma mais ingredientes e mais temperos.

.


Só me falta mesmo falar-vos da pescada. Tenho a sensação que é tantas vezes mal vista e sem nenhuma razão de ser. Sabiam que a pescada está no top dos alimentos mais proteicos? Ali mesmo ao lado do frango com 20g de proteína por cada 100g. Pois é, se calhar não sabiam disto. É que não custa nada inseri-la nas nossas refeições semanais, há imenso que se pode fazer com ela e ainda tem a vantagem de podermos comprar sem espinhas😉 As crianças agradecem😊



Vão precisar de:
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 + 1 colher de sopa de azeite
  • 200g de tomate cereja
  • folhas de hortelã q.b. (cerca de 1 mão cheia)
  • raspa de 1 limão
  • sumo de meio limão
  • sal
  • 400g de medalhões de pescada
  • 400g de endívias (3 grandes)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Levei ao lume, médio/baixo, uma frigideira larga antiaderente com o alho e 2 colheres de sopa de azeite. Salteei até o alho estar mole. Nesse tempo parti o tomate ao meio. 
  2. Adicionei o tomate à frigideira e salteei até murchar, sempre em lume medio/baixo para que o tomate largue sumo. Juntei a hortelã, a raspa de limão e o sumo, misturei e deixei cozinhar mais 2 minutos. Retirei da frigideira e reservei tapado em local quente.
  3. Na mesma frigideira coloquei 1/2 colher de azeite e os medalhões de pescada temperados com sal. Em lume médio, dourei-os de ambos os lados por cerca de 4 minutos. Retirei e reservei junto ao tomate.
  4. Ainda na mesma frigideira, adicionei a restante 1/2 colher de sopa de azeite e salteei as endívias cortadas em rodelas e retirado o talo central. (Nota: as endívias são salteadas no fim para "apanharem" os sabores dos cozinhados anteriores, dispensando assim mais ingredientes ou temperos).
  5. Servi os medalhões em cima do salteado de endívias e cobertos com o molho de tomate e hortelã.



Bom apetite!

0 Comentários