Quanto ao peixe, esta é uma forma pratica e muito, mesmo muito saborosa de fazer filetes. Eu gosto deste tempero em qualquer peixe e até é mais habitual faze-lo em salmão. Já fiz em bacalhau e também ficou surpreendentemente diferente.
O acompanhamento de repolho é simples mas fica sempre bem, e não é mais que repolho cozido e temperado com alho e azeite. Nunca falha e sabe sempre bem.
Vamos á receita?
Vão precisar de:
Para os filetes
- 600g de filetes de peixe (os que preferirem, estes eram de pescada)
- sumo de 1 lima ou limão
- 1 dente de alho picadinho
- salsa picada (cerca de 2 pés)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 3 colheres de sopa de queijo ralado (usei parmesão; podem usar outro e se quiserem podem mistura-lo num pouco de pão ralado)
- sal
- 1 chávena de millet cozido (corresponde a 1/2 chávena de millet cru)
- 1 couve flor pequena
- 1 cebola (eu não pus)
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de leite
- 1 colher de chá de noz moscada
- sal
- 3/4 de repolho pequeno
- 1 dente de alho picadinho
- azeite q.b.
Pus meia chávena de millet a cozer numa de água temperada com sal e o alho em lume médio e tapado. Parti a couve e também pus a cozer em água temperada com sal. Liguei o forno a 220ºC.
Pus o peixe descongelado e seco com papel de cozinha num tabuleiro. Numa tigela juntei o sumo de lima, o alho, a salsa, o azeite, a cebola e o pimentão doce. Misturei e espalhei pelo peixe. Espalhei 1 colher de sopa de pão ralado por cada filete e levei ao forno, cerca de 15 minutos, até estar ligeiramente douradinho.
Entretanto o millet e a couve estavam cozidos. Escorri a couve e coloquei num copo alto, bem como a cebola, o millet, o azeite, a noz moscada e o leite. Triturei tudo com a varinha mágica e está pronto.
Para o acompanhamento, eu já tinha a couve cozida, mas basta cozer a couve cortada em quartos em água temperada com sal. Parti em tirinhas e temperei com alho picado e azeite.
0 Comentários