Muffins de morango saudáveis (sem nenhum tipo de açucar; opção vegan; fit)


Uns moranguitos perdidos no frigorifico, poucos, já a preparar-me para os congelar, deram lugar aos muffins que vão fazer parte das lancheiras desta semana cá em casa.
Uma vulgar receita de muffins, ao estilo de outros que já fiz e partilhei aqui no blogue, acrescentei pedaços de morangos que até já estavam ficar murchos. Deu-lhes frescura, deu-lhes cor, dei-lhes outro sabor.




Esta é uma típica receita de muffins de banana saudável em que substituí uma parte da banana por maça. Com esta troca reduzi calorias e retirei quase por completo o sabor a banana.
Isso mesmo que acabaram de ler, estes muffins, apesar de terem banana, não têm qualquer sabor à mesma, este é "abafado" pela maça e também pelos morangos.





A salientar estão as quantidades. Em 12 bolinhos de tamanho considerável estão apenas 156g de farinha, sendo eu 120 são de espelta e 36 são de farinha de coco. Estes valores são conseguidos pelas características conhecidas da farinha de coco, uma autentica esponja a absorver líquidos, graças à sua composição:  em 100g há 56g de fibras solúveis.
Também o uso de puré de maça ajuda muito na textura fofa destes bolinhos. É que ao mesmo tempo que adoça, o puré de maça também substitui a manteiga, na verdade uma grande quantidade de manteiga.



Vão precisar de:
(rende 12 muffins)
  • 1 maça grande
  •  2 bananas pequenas
  • 2 ovos ou 2 ovos de linhaça
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 caneca de farinha de espelta integral (120g)
  • 1/3 de caneca de farinha de coco (36g)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 5 morangos partidos em pequenos pedaços + 3 para a decoração
  • 1 a 2 colheres de ingrediente adoçante que preferirem (necessário apenas se as bananas e maças não forem doces)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus o forno a aquecer 1 80ºC. Não precisei de untar formas já que usei de silicone, terão de o fazer se usarem regulares.
  2. Descasquei a maça, cortei em pedaços, coloquei num copo, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 2 minutos. Retirei e triturei em puré com a varinha mágica. Passei para uma tigela.
  3. No mesmo copo triturei as bananas também em puré. Juntei ao puré de maça.
  4. Acrescentei os ovos, o azeite e misturei bem. Adicionei os restantes ingredientes e voltei a misturar. (Provem agora a vossa massa e vejam se está suficientemente doce; caso não esteja, ajustem com qualquer ingrediente adoçante que prefiram)
  5. Dividi a massa obtida pelas formas, decorei com quartos de morango e levei ao forno 20 minutos.





Tão bom! 

2 Comentários

  1. Amei essa receita. E melhor que posso substituir os ovos por ovos de linhaça. Vou fazer mas sem os morangos,porque não os encontrei.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    A farinha de espelta pode ser substituída por outra farinha?
    Tenho dificuldade de encontrar

    ResponderEliminar