"Smoothie" de diospiro, manga e canela




Um bom "smoothie tem muita fruta, certo? Até pode ser só de fruta que fica maravilhoso, mas eu hoje resolvi fazer esta publicação para vos mostrar uma utilização da água que resulta das latas de leite de coco quando aproveitamos só a parte sólida.
Já vos mostrei aqui, aqui, aqui, aqui, aqui que podem fazer molhos de chocolate com ela, mas nem sempre precisamos de fazer molhos de chocolate acaba por se estragar. Ora, os smoothies, assim como as papas de aveia ou os overnight, podem ser a solução para aproveitar. Esta água tem sabor a coco, alguns dos seus nutrientes também passam para a água, por isso á que lhe dar um destino.

Gosto especialmente deste batido de fruta e pode ser comido á colher ou até mesmo ficar em textura de mousse. É tudo uma questão de dosear as quantidades de fruta que colocamos. Claro que convém que estejam todas maduras e bem doces, mas se usarmos mais banana vai ficar mais sólido, assim como a qualidade do diospiro que usarmos também influencia a textura, já que o diospiro maça faz mais puré do que o diospiro "tomate".
Estes que usei são os diospiros tomate, como carinhosamente lhes chamo por me parecerem tomates, e foram-me oferecidos por uma amiga da minha filha Camila, a Inês, que tão simpaticamente me tem trazido tantas iguarias como esta do quintal da avó e da mãe. Um muito obrigada ás três!
Para fazerem 5 copos médios ou 4 grandes como os meus, vão precisar de:
  • 4 diospiros maduros
  • 1 manga madura
  • 2 bananas maduras (mais meia ou optar por bananas grandes se quiserem textura de mousse)
  • sumo de meio limão ou meia lima (para evitar a oxidação rápida)
  • 1/2 copo de água resultante da lata de leite coco (pode ser substituído por leite)*
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de gengibre ralado (seco ou fresco)
*Os meus "smothies" estavam em textura de comer á colher, embora não em mousse. Se quiserem que fique mais liquido, podem colocar mais desta água. Se quiserem que fique mais cremoso, podem usar iogurte em vez da água.
Confeção:
Coloquei as frutas e a água da lata de leite de coco numa tigela e triturei com a varinha mágica. Acrescentei o sumo e as especiarias, voltei a triturar para misturar e dividi por copos.



Estes copos que usei levam bastante quantidade, têm 300ml de capacidade, e ainda me sobrou cerca de 200ml que coloquei por cima das minhas papas de aveia.


0 Comentários