Bolo de chocolate e laranja (saudável; sem açúcar; vegan; fit)

 



Sou completamente fã da combinação chocolate laranja, os meus seguidores mais atentos sabem disso.

No blogue encontram varias receitas com estes dois ingredientes associados, desde um bolo idêntico a este, a trufas, tartes, mousse. Aproveito para deixar aqui o link de algumas destas receitas a que me refiro.

Este é um bolo para o lanche, um formato excelente para acompanhar o chá da tarde. Apesar de textura ser consistente, é húmido e suculento pelo meio. Nas fotos que vos deixo vêm o corte só da primeira fatia, as do meio ficaram mais tipo "bolo mal cozido", que é o mesmo que dizer, suculento.


Dicas para esta receita:

➤Começando na farinha, eu usei metade de farinha de aveia (125g) e outra metade de farinha de espelta branca. Porquê esta farinha branca? Para obter uma textura mais "lisa", mais próxima dum bolo tradicional. Aconselho a fazerem a mesma escolha de farinhas que eu fiz. Ora, a farinha de espelta branca não é fácil de encontrar e é muito cara. Por isso, na sua substituição, usem farinha de trigo sem fermento.

➤A pergunta que se impõe é: e fazer só com farinha de aveia, é possível? Claro que sim! Mas, atenção, a textura vai ser diferente, tenham noção disso. Não estou a dizer que o bolo vai ficar estragado, apenas não fica igual a este.

➤Usei pasta de tâmaras para adoçar o bolo. A quantidade que usei não se tornou suficiente para o bolo ficar agradável ao paladar. Adicionei 3 colheres de sopa de stevia com  erythritol. Podem usar o ingrediente adoçante que prefiram para retificar a doçura do vosso bolo.

➤No caso das tâmaras, a receita foi elaborada para a pasta delas. Em alternativa podem usar agave ou qualquer outro xarope/ geleia adoçante, na quantidade de 16 colheres de sopa. Depois ajustem a doçura no fim da massa pronta. 

➤Podem usar a bebida vegetal que mais gostarem ou leite.

➤O sumo de uma as laranjas pode ser trocado por gomos de laranja. Passo a explicar todo o procedimento que devem ter. O sumo de uma das laranjas é imprescindível e devem adicionar ás tâmaras, previamente demolhadas e escorridas, e triturá-las com esse sumo. O sumo da segunda laranja é para acrescentar aos restantes ingredientes. É este que pode ser trocado por gomos de laranja. Retiram o máximo de "peles" brancas de cada gomo, partem em pedaços (não se esqueçam de aproveitar o sumo que vai sair ao partir) e colocam no processador junto com os restantes ingredientes. Claro que esta é apenas para quem faça o bolo no processador como eu fiz. 

➤As 50g de chocolate que usei podem ser trocadas por mais 3 colheres de sopa de agave e 1 de óleo de coco derretido.

➤Quanto á confeção, eu fiz o bolo no processador de alimentos. Quem não tiver pode usar uma varinha mágica ou uma batedeira.



Outra receita de bolo de chocolate idêntica a esta que poderá gostar:




Vão precisar de:

(ver as dicas na introdução para trocar os ingredientes)

  • 250g de farinha (usei 125g de f. aveia e 125g de f. de espelta branca)
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 70g de cacau em pó puro
  • 200g de tâmaras secas
  • 200ml de sumo de laranja (2 laranjas)
  • 60ml de azeite
  • 200ml de bebida vegetal
  • 50g de chocolate preto

Confeção:

  1. Pré aqueci o forno a 180ºC. Untei uma forma retangular.
  2. Pus as tâmaras a hidratar em água quente por 15 minutos. Retirei o sumo ás laranjas. Pus o chocolate a derreter em banho maria.
  3. Escorri as tâmaras da água da demolha, adicionei metade do sumo de laranja e triturei até fazer uma pasta (creme). 
  4. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos: farinhas, fermento, bicarbonato, cacau, pasta de tâmaras, restante 100ml de sumo, azeite, bebida vegetal e chocolate derretido. Pulsei 2 a 3 minutos até estar uma massa homogénea e fluida. Nesta altura provei a massa do bolo e retifiquei a doçura com 3 colheres de sopa de stevia. 
  5. Verti a massa na forma, decorei com rodelas de laranja, e levei ao forno 50 minutos (espetar um palito ao fim deste tempo; retirar só quendo sair limpo).
  6. Deixei arrefecer antes de desformar.


Tão bom...


0 Comentários