Tarte chocolate e laranja (proteica; saudável; fit; sem glúten; opção vegan)



Voltei a fazer!!! Ó meu Deus, como eu gosto disto!!! Uma autêntica perdição por esta tarte.
Antigamente fazia com base de bolacha de aveia e até está a receita no blogue. Podem ver carregando👉aqui.

 Pois, eu na altura achava que estava a fazer o melhor, não tinha noção que as bolachas de aveia que comprava não eram assim tão saudáveis e que até vinham bem cheias de açucar. Burro é quem não quer apreender, certo? Algum tempo passou, as bolachas de aveia de compra saíram da lista de compras domestica e eu fiz a minha tarte de chocolate e laranja com uma outra base.








Na verdade quase todas as bases ficam aqui bem já que este recheio não pede nada de essencial.
Uma outra vez fiz com uma cobertura que, essa sim, não correu pelo melhor. Foi mais a decoração que fiz, com laranja a mais, que criou muito peso sobre o creme. Claro que só me apercebi disso quando parti a primeira fatia. O creme começou a escorregar pelo peso da laranja.

Mas digo-vos, o sabor do chocolate, queijo quark e laranja é qualquer coisa do outro mundo.
Nesta tarte, e para não mudar em relação ao que fiz na outra partilha, optei por usar chocolate de culinária sem açucar em vez do habitual chocolate 75% cacau. Faço muitas vezes esta opção nas receitas que pedem 200g. Não desgosto e aqui fica realmente muito bem.
Tudo o resto é simples, não foge ao que habitualmente faço, usar o queijo fresco batido 0% mat. gorda nas minhas sobremesas é já um clássico, se bem que podem trocar por leite de coco (apenas a parte sólida).











Vão precisar de:
Base
  • 1 chávena de miolo de noz (ou amêndoa ou caju ou coco ralado)
  • 2 chávenas de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de tâmaras secas
  • 1 a 2 colher de sopa de sumo de laranja*
  • raspa de 1 laranja (opcional; usei raspa das laranjas do recheio)
Recheio de chocolate
  • 200g de chocolate (usei chocolate para culinária sem açucar; podem usar o que preferirem)
  • 120ml de sumo de laranja* 
  • 6 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou iogurte grego natural ou queijo creme ou leite de coco sólido para opção vegan
  • ingrediente adoçante q.b. de preferência liquido (mel, agave, stevia,...; apenas para acertar a doçura do creme a gosto)
*Duas laranjas têm cerca de 150 a 160ml de sumo. Usei 2 colheres de sopa na base (30ml) e o restante no creme. A quantidade a usar na base vai ser sempre dependente do fruto seco (ou coco ralado) que escolherem.
Confeção:
(fotos no fim)
Base
  1. Forrei uma forma de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Liguei o forno a 180ºC.
  2. Coloquei o miolo de noz no processador de alimentos e triturei em farinha. Juntei os flocos de aveia e voltei a triturar em farinha. Tirei o caroço ás tâmaras, parti-as em pequenos pedaços (isto ajuda a não "enrolarem" no processador) e adicionei-as no processador mais a raspa de laranja. Voltei a triturar até obter uma farinha grossa e que começa a querer agregar-se. Acrescentei aos poucos o sumo de laranja até ter uma espécie de massa grossa e mal agregada.
  3. Pressionei a massa obtida no fundo e lado da forma para fazer a base. Levei ao forno 8 a 10 minutos. (Podem não levar ao forno, fica uma base mais mole mas boa na mesma)
 


Recheio
  1. Enquanto a base esteve no forno fiz o recheio.
  2. Pus o chocolate a derreter em banho maria. 
  3. Aqueci o sumo de laranja no microondas (1 minuto) e misturei-o bem no chocolate já completamente derretido.
  4. Entretanto a base também estava pronta e deixei ambos (base e creme de chocolate e laranja) arrefecer alguns minutos.
  5. Juntei o queijo quark ao creme de chocolate e bati bem. Provei o meu creme e retifiquei a doçura. Aqui vai depender do chocolate que usarem; eu precisei de apenas 1 colher de sopa e usei stevia.
  6. Verti o creme sobre a base e levei ao frigorífico 4 horas.
 




Tão bom...










2 Comentários

  1. Respostas
    1. Ainda bem que gostou. Confesso que não era a decoração inicialmente pensada, mas acabou por surpreender
      Beijinhos boa noite!

      Eliminar