Massa com atum à moda da Sicília



Massa com atum é comida de universitário, dizem os meus filhos. Eu concordo, já por lá passei e sei bem as milhares de vezes que comi massa com atum, ahahaha. É verdade, sim senhor, mas se for feita á moda da Sicília, a historia já é outra.

Repete-se a facilidade, os poucos ingredientes (um bocadinho mais que a massa com atum dos universitários, mas, vá lá, também não é assim tanto, eheheh), o sabor é drasticamente ampliado!

Não há muitas possibilidades de variar um prato que já é tão simples. realmente há sempre diferenças de confeção de família para família, tal como acontece na gastronomia portuguesa, nada de significativo.

Dicas:

➤Então, na vez da massa de conchas pode usar penne, sugiro penne integral.

➤No lugar das alcaparras pode usar azeitonas, ou, se preferir bem apaladado, use as duas coisas como fazemos para a massa "puttanesca" italiana, receita que tenho nas redes sociais Facebook e Instagram.

➤Se não tiver tomate cereja, corte tomate maduro em cubos.

➤As alcaparras são caras? Sim, são. Eu costumava comprar marca branca, muito mais acessível. Ultimamente tenho comprado no supermercado Mercadona , também bastante mais baratas.

E pronto, vamos lá para a receitinha.

Vão precisar de:

(serve 4 pessoas)

  • 200g de massa de conchas (ou penne)
  • 400g de tomate cereja (ou tomate maduro cortado em cubos)
  • 50g de alcaparras (peso escorrido; ou azeitonas)
  • 400g de atum em lata ao natural
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa erva Provence (ou orégãos)

Confeção:

  1. Cortei o tomate cereja ao meio. Escorri o atum.
  2. Cozi a massa de acordo com as instruções da embalagem.
  3. Enquanto a massa cozeu, numa frigideira larga salteei as alcaparras no azeite por 2 a 3 minutos, para que fiquem mais estaladiças. Retirei as alcaparras, reservei e adicionei o tomate cereja na frigideira.
  4. Deixei que murchasse (cozinhasse) cerca de 5 minutos, acrescentando água da cozedura da massa sempre que necessário para não queimar (o tomate vai apanhar os aromas das acaparras e da massa) e a erva Provence.
  5. Devolvi as alcaparras à frigideira, depois o atum e a massa escorridos e envolvi tudo.

Bom apetite!

0 Comentários