Quando a vi num vídeo no meu instagram pessoal fiquei muito curiosa e desconfiada. Diria que este sentimento em mim costuma resultar em ir de imediato para a cozinha experimentar. Mas até nem foi o caso, tive uma semana difícil, a escrita aqui no blogue atrasada e tive de me conter. Hoje lá fui.
Não ia desperdiçar o que já estava feito e até comecei ali a ver possibilidade de sair qualquer coisa muito boa. O que é certo é que eu adoro chocolate com laranja e uma das minhas tartes de chocolate preferidas é mesmo esta Tarte de chocolate e laranja .
O que vão ver a seguir é a adaptação que fiz á receita original, que resultou nuns maravilhosos bombons de cacau e laranja e adivinhem a melhor parte? Têm menos de 30 calorias cada um se usarem cacau magro e agave.
Para além disso ficam muito económicos. Eu fiz 10 bombons de tamanho razoável por muito menos de 1€.
Vão precisar de:
- 1 caneca (250ml no copo medidor) de cacau em pó
- 1 colher de sopa de raspa de laranja (opcional)
- 60 a 80ml de sumo de laranja (1 laranja)*
- 5 a 6 colheres de sopa de agave ou mel, ou qualquer xarope/geleia adoçante que prefiram (75 a 90 ml)**
*A quantidade de sumo pode variar consoante a qualidade do cacau e também o ingrediente adoçante escolhido.
**Quantidade dependente do gosto pessoal e também do cacau e sumo de laranja. Cacau puro é mais amargo e requer mais ingrediente adoçante que cacau magro.
**Quantidade dependente do gosto pessoal e também do cacau e sumo de laranja. Cacau puro é mais amargo e requer mais ingrediente adoçante que cacau magro.
(fotos de confeção no fim)
- Tirei a raspa e depois o sumo a uma laranja.
- Numa tigela coloquei o cacau em pó. Acrescentei a raspa e abri uma cavidade.
- Verti metade da quantidade de sumo (40ml) para essa cavidade e juntei o agave. Misturei bem até obter uma espécie de "crumble" de cacau. Fui juntando mais sumo de laranja, sempre uma colher de sopa de cada vez e misturando bem a cada adição até formar uma bola de massa mole (mais ou menos mole conforme gostarem mais) (opcionalmente pode reservar no frigorifico por 30 minutos antes de fazer as trufas).
- Retirei pedaços de massa do tamanho duma colher de sobremesa e dei a forma de trufa enrolando nas minhas mãos.
- Passei em cacau para ficar trufas (podem passar em chocolate derretido e formar bombons).
Uma delicia!
0 Comentários