Hoje não tinha sobremesa para o jantar e também não estava com vontade de fazer bolos. Apesar do frio que se faz sentir ser chamativo a ligar o forno, o meu dia foi extremamente cansativo e só queria mesmo era ir para junto da lareira descansar e comer uma "coisinha doce" que me desse consolo.
Enquanto a sopa iniciou a fervura (sim, esta sobremesa faz-se em pouquíssimos minutos, tempo de uma panela de sopa iniciar a fervura!), resolvi fazer chocolate derretido sem usar chocolate de tablete e fazer uma mousse de chocolate de sabor a laranja. Acabei por usar clementinas, pois as minhas árvores estão cheias delas, algumas pequenininhas, mas muito saborosas. Para ser pratico e não abusar nas calorias, optei por fazer com queijo quark, mas podem fazer com iogurte grego ou leite de coco sólido.
Então o que é isto do "chocolate derretido sem usar chocolate de tablete"?
Para quem não sabe, podemos fazer o efeito de chocolate derretido usando cacau e mel ou geleia de agave ou qualquer "xarope adoçante". Temos 2 hipóteses, mediante aquilo que pretendemos. Se a sobremesa em que vamos usar não obriga a que o chocolate volte á sua forma normal, enrijecido, podemos apenas aquecer o mel em banho maria e juntar o cacau, ainda em cima do calor da água, e depois retirar e acrescentar os restantes ingredientes. Se a sobremesa obriga a que o chocolate enrijeça para lhe dar consistência, podemos ter de acrescentar manteiga ou óleo de coco. Qualquer uma das formas é facílima de fazer e muito saudável, retirando até algumas calorias em relação ao uso da tablete.
Foi então isso que fiz, aqueci mel em banho maria, juntei cacau e depois sumo de clementina. Já fora do calor juntei queijo quark e está uma sobremesa feita, ou melhor, um miminho.
Para 3 potinhos pequenos como os meus vão precisar de:
- 5 colheres de sopa de mel ou geleia de agave
- 5 colheres de sopa de cau em pó
- sumo de uma clementina (se não for muito sumarenta podem pôr 2)
- 10 colheres de sopa de queijo quark ou iogurte grego natural ou leite de coco sólido
Pus o mel a aquecer em banho maria. Quando já bem quente (fica bastante liquido), acrescentei o cacau. Misturei cuidadosamente até ter um creme idêntico a chocolate derretido. (Para quem não leu a introdução, esta é uma forma de fazer chocolate derretido sem usar chocolate em tablete).
Juntei o sumo de laranja e retirei de cima da água quente.
Deixei arrefecer por 3 minutos antes de misturar o queijo quark. Está pronto a comer. Servi em potes pequenos, pois é mesmo para comer só um bocadinho. Apesar de ser feito com queijo quark, não é para abusar, é um miminho, não é uma refeição...
Uma pequena doce e saudável tentação!
0 Comentários