Caracóis doces vegan e saudáveis (versão fácil e rápida sem levedar)


É bolo que nunca me seduziu nas pastelarias. Ora, se assim é, porque não fazer eu mesma uma versão que me agrade?! Foi o que fiz.

Nesta receita usei farinha de espelta integral, o que diminui ligeiramente a elasticidade da massa em relação ás farinhas brancas. Nada de mais, estica-se e enrola-se perfeitamente bem. Também não levedei a massa, fiz uma versão rápida e fácil. Claro que é sempre melhor massas levedadas neste tipo de bolos, melhora a digestibilidade, no entanto, já se sabe, nem sempre há tempo para isso e foi o caso de hoje.

Podem usar qualquer compota do vosso gosto para o recheio, podem optar por nutella ou até um caramelo de tâmaras. Para terem algumas ideias de como fazer eu deixo aqui alguns links de "cinnamon rolls" e folares de rosas, que, não sendo a mesma coisa, os recheios podem ser adaptados.

"Cinnamon rolls" de maça com cobertura de caramelo salgado (vegan; saudável; sem manteiga)

Regueifa de canela com recheio de frutos secos (vegan; saudável; sem levedar)

Trança da Páscoa recheada (saudável; sem açúcar; sem manteiga; opção vegan)

"Cinnamon Rolls" saudáveis (sem açúcar; sem manteiga; vegan; integral)

Em termos de montagem, a dica vai para tentarem fazer cortes estreitos para que não fiquem rolos altos. Lá está, não são cinnamon rolls nem folares de rosas, por isso temos de esticar bem a massa, fazer um grande retângulo, dobrar em três e depois partir em tiras estreitas. Nada como verem as imagens para perceberem do que estou a falar.













Vão precisar de:

  • 300g de farinha de espelta*
  • 5 colheres de chá de fermento em pó (25g)**
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (agave, mel, stevia, xilitol, açúcar mascavado,...)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 100 a 220ml de bebida vegetal (ou leite)***
  • aroma de baunilha ou canela a gosto

Recheio:

  • 100g de compota de framboesa sem açúcar (outras sugestões na introdução)

*Usei farinha de espelta integral. Podem usar espelta branca ou trigo integral ou branca. Para fazer sem glúten sugiro um mix para pães e bolos já preparado.
**Refiro-me a fermento normal para bolos e não fermento padeiro.
***Esta quantidade é dependente do ingrediente adoçante que usarem. Coloquem este ingrediente aos poucos até formarem a bola de massa pretendida.

Confeção:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Coloquei todos os ingredientes da massa, á exceção da bebida vegetal, no processador de alimentos e pulsei para misturar. Aos poucos adicionei o leite e pulsei até formar uma bola de massa maleável.(podem amassar tudo numa tigela com as mãos)
  3. Passei a bola de massa para uma folha de papel vegetal e estiquei num grande retângulo (a folha de papel vegetal serve de "guia" para a dimensão do retângulo pretendido, deve ter a sua medida).
  4. Espalhei o doce de framboesa em apenas 2/3 do retângulo. 
  5. Dobrei o 1/3 que não tinha compota sobre outro 1/3 já com compota e depois o ultimo 1/3 com compota sobre ele. (ver as imagens na introdução ou fim).
  6. Cortei o retângulo obtido em 6 tiras estreitas.
  7. Enrolei cada ma delas em caracol.
  8. Coloquei num tabuleiro forrado a papel vegetal, pincelei com uma mistura de 2 colheres de sopa de leite + 1 de agave (é opcional) e levei ao forno 20 a 25 minutos.




Tão bom...


0 Comentários