Mais uma receita de "cinnamon rolls", não muito diferente da já publicada no blogue que podem ver carregando👉AQUI.
Esta é a minha preferida. Não é difícil perceber porquê. Quem não gosta da combinação de maça com canela, envolta duma massa maleável e suculenta, ainda por cima coberta de caramelo?! É realmente das melhores coisas que existem.
Eu não sou a única a adorar esta receita cá em casa, diria que todos gostamos, mas o meu filho mais velho é de facto o maior fã. Sexta feira o J. Pedro vai regressar a Itália por mais 2 meses. Agora sem aulas, a época de exames já começou e o primeiro dele é já dia 13. Tem estado a estudar cá em Portugal, está na hora de regressar para terminar este semestre. Claro que tinha de lhe fazer esta surpresa antes de ele ir! Cheguei a casa relativamente cedo na quarta feira. Ele estava a estudar e eu disse-lhe que ia preparar a sopa. E fui. Entre uma coisa e outra das tantas que há para fazer em casa, saíram os cinnamon rolls que ele tanto gosta. Como queria fotografar para vos mostrar, deixei um pequeno fora do tabuleiro, assei-o ao lado e ele comeu-o quentinho, acabado de sair do forno. Miminhos para os filhos que sabem bem a eles e a nós!
A receita dos rolos não dá para fazer grandes invenções, porque "cinnamon rolls" são "cinnamon rolls", não dá para mudar o que é tão tradicional. Claro que se podem fazer pequenos ajustes para que fique um bocadinho mais saudável e menos pesado do ponto de vista calórico, mas não podemos mudar a essência das receitas. O recheio sim, podemos "mexer", embora tenha as suas limitações, pois ingredientes duros e volumosos dificultam o processo de enrolamento e corte. Foi o que fiz desta vez.
No blogue existem outra receita muito idêntica que não são bem "cinnamon rolls", mas sim "Sweet rolls". Essa é mais fácil e não precisa de fermentar. Podem ver carregando👉AQUI.
No que diz respeito a ingredientes, usei aqui farinha de espelta integral. Tem sido sempre essa a minha escolha, já que esta é a farinha que mais se assemelha á de trigo quando falamos de confeção, a nível nutricional não tem nada a ver uma com a outra.
Há hipótese de fazer com farinha sem glúten, no entanto têm de usar um mix próprio para pão e bolos, seja um feito por vocês, seja um já preparado, por exemplo, a marca Nacional tem um mix sem glúten que tenho usado muitas vezes e fica quase sempre bem.
Passando agora ao ingrediente adoçante, podem usar o que mais gostarem, seja ele liquido ou sólido. Desde xilitol, stevia, a agave, mel ou açúcar de coco, qualquer um pode ser usado, até porque, e como vão ver na receita abaixo, eu não vos vou dar uma quantidade certa de farinha, ela é "acertada" de acordo com a vossa escolha de ingredientes e também com o tipo de farinha que usem, se branca, se integral, se mistura. Eu sei que funciona, já fiz, já experimentei todas estas possibilidades e sei que o podem fazer. Também sei que altera ligeiramente a quantidade de farinha, e é por isso que estou a referir isso mesmo.
O recheio é o mais problemático do ponto de vista calórico nos cinnamon rolls, esse acaba por ser o mais fácil de substituir. A minha escolha foi para uma "manteiga" de maça feita com tâmaras e depois bem polvilhado de canela. Depois foi só espalhar maça partida em pequenos pedaços. Aqui tenho um alerta!!! Os pedaços devem ser mesmo pequenos para não complicar o enrolar e o corte. Tenham atenção a isso. Perdem mais 1 minuto a cortar a maça e ganham 10 a enrolar e cortar.
Que maça usar?
Eu gosto de usar maça portuguesa e privilegio maças pequenas para confeção. Por norma são mais baratas e mais doces. Aqui usei maça de alcobaça, as que vêm nas fotos.
Eu gosto de usar maça portuguesa e privilegio maças pequenas para confeção. Por norma são mais baratas e mais doces. Aqui usei maça de alcobaça, as que vêm nas fotos.
Eu tive sorte de me ter sido oferecido o novo produto da Royal, o fermento de padeiro. Foi com grande alegria que conheci este fermento, já que durante anos e anos foi com fermento Royal que fiz os meus bolos. Antigamente não havia outro, era marca única nos supermercados da altura. Agora também vou poder ter a Royal nas minhas massa levedadas, o que me trás grande confiança.
Nem sempre faço cobertura para os "cinnamon rolls", eles ficam bons sem mais nada. Desta vez fiz um caramelo de leite de coco. Fi-lo de forma simples, apenas colocando os ingredientes no tacho e deixando ferver em lume baixo algum tempo. Para além dos dois ingredientes base que habitualmente uso, o leite de coco e o açúcar de coco, hoje adicionei um pouco de sal para fazer o chamado caramelo salgado. É completamente opcional.
Sei que alguns de vós não têm termómetro de cozinha e sentem dificuldade em ter a temperatura certa para ativar fermentos. Eu também não tenho termómetro de cozinha, uso um que era de medir a temperatura aos meus filhos em bebes.Nas lojas chinesas encontram a bom preço termómetros que também sevem para este efeito.
Resta-me dizer-vos que é muito fácil de fazer, podem confecionar tudo seguido, fermentando os rolos num local quente, por exemplo dentro do vosso forno com a luz ligada, ou preparar á noite, fermentar lentamente no frigorifico e de manhã colocar a assar para estar quentinho para, por exemplo, os vossos "brunchs" de fim de semana.
Vão precisar de:
- 300 a 350g de farinha de espelta
- 5,5g de fermento padeiro seco Royal (levedura) (2 colheres de chá)
- 4 colheres de sopa de açúcar de coco (ou qualquer outro ingrediente adoçante que prefiram)
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1/4 de colher de chá de sal
- 150ml de bebida vegetal a gosto (ou leite)
- 4 colheres de sopa de azeite
- 3 maças pequenas
- 100g de tâmaras secas
- sumo de 1/2 limão pequeno
- canela em pó a gosto
- 90ml de leite de coco sólido
- 40g de açúcar de coco (ou mascavado ou Brown sugar)
- 1 pitada de sal (opcional; apenas se quiserem caramelo salgado)
(fotos de confeção no fim)
Recheio e cobertura
- Para o recheio, descasquei 2 maças, parti em cubos e coloquei num copo alto. Adicionei as tâmaras descaroçadas e partidas em pedaços, o sumo de limão e uma pitada de canela.
- Tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 4 minutos (podem colocar num tachinho em lume baixo). Retirei, triturei com a varinha mágica e deixei arrefecer por completo.
- Parti a maça restante em pequenos pedaços (nota: devem fazer pedaços muito pequenos para facilitar o enrolar e o corte).
- Para a cobertura, coloquei os ingredientes num tachinho e levei ao lume, brando, até estar em ponto de caramelo fluido (são cerca de 15 minutos após levantar fervura).
Rolos de canela
- Aqueci a bebida vegetal a 40ºC. Adicionei 1 colher de sopa de açúcar de coco, 1 colher de sopa de azeite e o fermento seco de padeiro. Misturei, tapei com um pano e reservei 5 minutos. Vão ver que vai formar uma espuma, isso quer dizer que o fermento está ativo.
- Adicionei o restante açúcar, o restante azeite e a canela. Misturei.
- Aos poucos, cerca de 50g de cada vez, fui adicionando a farinha e misturando bem. Quando a farinha estava a chegar ao fim passei a amassar com as mãos. Formei uma bola de massa.
- Numa superfície bem polvilhada com farinha, estiquei a bola de massa num grande retângulo, usando o rolo de massa.
- Espalhei por toda a superfície o creme de maça e tâmaras (manteiga de maça), polvilhei com canela, espalhei os pedaços de maça e enrolei no sentido do comprimento.
- Mantendo o agora rolo na superfície enfarinha, dividi em 10 pedaços com a ajuda duma linha. Coloco a linha debaixo do rolo, pontas para cima, cruzo as pontas e aperto até baixo, até cortar. (Uso linha normal de algodão, podem usar fio dental, por exemplo- ver fotos abaixo)
- Coloquei os rolos no tabuleiro, tapei com um pano e coloquei em local quente 1/2 a 1hora. Eles vão crescer. (Nota: para fazer em fermentação lenta, tapar com pelicula aderente e reservar no frigorifico 8 horas. Retirar para fora do frigorifico e colocar em local quente 1/2hora antes de ir para o forno)
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Quando quente coloquei os rolos a assar por 20 minutos. (Se gostarem mais secos, deixem 25 minutos).
- Retirei do forno e pincelei com o caramelo (também podem pincelar com caramelo a meio do tempo de assadura para ficarem dourados).
1 Comentários
Tenho a outra receita transcrita, mas tb vou passar esta versão, pq tds adoramos doces com maçã ;) Bjinho e bom fds!
ResponderEliminar