"Cinnamon Rolls" saudáveis (sem açúcar; sem manteiga; vegan; integral)




Por aqui adoramos "cinnamon rolls", que é como quem diz, bolo enrolado de canela. Também quem não gosta? Será que a palavra "canela" não diz tudo? Afinal de contas ela é a especiaria mais queria de todas.
Não faço muitas vezes. Sabem porquê? É que não consigo resistir, ahaha. É mesmo verdade, quando está acabado de fazer não há quem resista, o cheiro é qualquer de que nos transcende. Lá está, é uma especiaria… Ainda assim, quando chegam os dias mais frios e chuvosos, como foi o caso deste domingo de outono, eu faço.


A receita não dá para fazer grandes invenções, porque "cinnamon rolls" são "cinnamon rolls", não dá para mudar o que é tão tradicional. Claro que se podem fazer pequenos ajustes para que fique um bocadinho mais saudável e menos pesado do ponto de vista calórico, mas não podemos mudar a essência das receitas. Foi o que fiz desta vez. Tenho uma outra receita, mais fácil e sem fermentar, que irei fazer em breve para vos mostrar aqui no blogue.

Antes de passar a algumas considerações sobre os ingredientes e confeção, gostava apenas de vos dizer que esta receita é muito similar aos portugueses folares de rosas. O recheio não é o mesmo, esta também não leva ovos, de resto é praticamente tudo igual.


No que diz respeito a ingredientes, usei aqui farinha de espelta integral. Tem sido sempre essa a minha escolha, já que esta é a farinha que mais se assemelha á de trigo quando falamos de confeção, a nível nutricional não tem nada a ver uma com a outra.
Há hipótese de fazer com farinha sem glúten, no entanto têm de usar um mix próprio para pão e bolos, seja um feito por vocês, seja um já preparado, por exemplo, a marca Nacional tem um mix sem glúten que tenho usado muitas vezes e fica quase sempre bem.


Lá em baixo na descrição de ingredientes vão ver a possibilidade de usar apenas azeite ou azeite e iogurte natural. Esta ultima possibilidade visa diminuir calorias. Tenham atenção que uma única colher de sopa de azeite, 15ml, tem cerca de 120kcal, enquanto a mesma colher de sopa de iogurte natural, 17 a 20g, pode ter apenas, e caso seja um 0%, 10 a 12kcal. A diferença é substancial!
Muitas vezes perguntam-me se podem usar iogurte vegetal nestas receitas, nestas substituições. Sim, podem, não há qualquer problema.
Também o leite a usar pode ser normal, de vaca, ou vegetal. Eu usei vegetal de aveia apenas pelo paladar.


Passando agora ao ingrediente adoçante, podem usar o que mais gostarem, seja ele liquido ou sólido. Desde xilitol, stevia, a agave, mel ou açúcar de coco, qualquer um pode ser usado, até porque, e como vão ver na receita abaixo, eu não vos vou dar uma quantidade certa de farinha, ela é "acertada" de acordo com a vossa escolha de ingredientes. Eu sei que funciona, já fiz, já experimentei todas estas possibilidades e sei que o podem fazer. também sei que altera ligeiramente a quantidade de farinha, e é por isso que estou a referir isso mesmo.

Passando agora ao recheio, o mais problemático nos cinnamon rolls, esse acaba por ser o mais fácil de substituir. A minha escolha foi para um puré de tâmaras simples e depois bem polvilhado de canela. Hoje fiz um acrescento, e, repito, foi hoje, a primeira vez que o fiz. Barrei com um pouco de manteiga de amendoim antes de colocar o puré de tâmaras. É completamente opcional. A minha ideia era fazer com manteiga de amêndoa, infelizmente o meu pote está no fim, ela fica muito difícil de barrar e acabei por optar pela de amendoim.


Sei que alguns de vós não têm termómetro de cozinha e sentem dificuldade em ter a temperatura certa para ativar fermentos. Eu também não tenho termómetro de cozinha, uso um que era de medir a temperatura aos meus filhos em bebes. Pode ser digital, não há probelma, mede na mesma a temperatura da água ou leite.

Resta-me dizer-vos que é muito fácil de fazer, podem confecionar tudo seguido, fermentando os rolos num local quente, por exemplo dentro do vosso forno com a luz ligada, ou preparar á noite, fermentar lentamente no frigorifico e de manhã colocar a assar para estar quentinho para, por exemplo, os vossos "brunchs" de fim de semana.

Vão precisar de:
Massa dos rolos
  • 350 a 450g de farinha de espelta integral*
  • 2 colheres de chá (5,5g) de fermento de padeiro seco
  • 1 pitada de sal
  • 180ml de bebida vegetal (ou leite) morna (42 a 45ºC)
  • 100ml de água morna (42 a 45ºC)
  • 6 colheres de sopa de azeite (ou 3 colheres de sopa de iogurte natural (50g) + 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (stevia, xilitol, açúcar mascavado, açúcar de coco, agave, mel,...)
Recheio
  • 200g de tâmaras secas
  • canela a gosto
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa ou amendoim (opcional)

*Esta quantidade é dependente do ingrediente adoçante que usarem e também do uso de apenas azeite ou iogurte + azeite. Como disse na introdução, já fiz de diferentes formas e muda ligeiramente a quantidade de farinha, pelo que opto por ir colocando aos poucos até ter a massa pretendida.
*Para fazer sem glúten sugiro o mix sem glúten para bolos e pão da marca Nacional ou um mix caseiro com substituto de glúten (goma xantana, por exemplo). 
*Não experimentei, mas acredito que fique igualmente bem com farinha de aveia.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Comecei por colocar as tâmaras descaroçadas a demolhar em 160ml de água quente enquanto preparei a massa. Untei e forrei um tabuleiro de 24 por 20cm com papel vegetal.
  2. Numa tigela larga misturei 250g de farinha com o fermento de padeiro e o sal. 
  3. Aqueci o leite e a água, separadamente, a 45ºC. Verti ambos na mistura de farinha, adicionei todos os restantes ingredientes da massa e comecei a amassar.
  4. Aos poucos, cerca de 1/4 de chávena (30g) de cada vez, fui acrescentando farinha e amassando até ter uma massa que forma uma bola, cerca de 3 minutos a amassar. (Não gosto de deixa-la muito seca (dura), já que ainda vou ter de usar mais farinha quando estou a esticar, apenas o suficiente para não colar ás mãos. As mãos limpas e humedecidas de água ajuda a amassar sem colar.)
  5. Untei a tigela com azeite, coloquei lá a bola de massa, tapei com um pano e reservei em lugar quente por 10 minutos.
  6. Preparei o recheio triturando as tâmaras em puré. Espalhei farinha numa superfície limpa e lisa.
  7. Retirei a bola de massa para a superfície enfarinhada. Com o rolo da massa também enfarinhado, estiquei num retângulo de 40 por 30cm. Barrei com a manteiga de amendoim, que é completamente opcional, depois com o puré de tâmaras e polvilhei com bastante canela toda a superfície. Enrolei sobre o lado do comprimento.
  8. Mantendo o agora rolo na superfície enfarinha, dividi em 12 pedaços (façam 8 se quiserem maiores) com a ajuda duma linha. Coloco a linha debaixo do rolo, pontas para cima, cruzo as pontas e aperto até baixo, até cortar. (Uso linha normal de algodão, podem usar fio dental, por exemplo- ver fotos abaixo)
  9. Coloquei os rolos no tabuleiro, tapei com um pano e coloquei em local quente 30 minutos (podem usar o vosso forno com a luz ligada, por exemplo, ou o micro-ondas após terem aquecido lá um copo de água). (Nota: para fazer em fermentação lenta, tapar com pelicula aderente e reservar no frigorifico 8 horas. Retirar para fora do frigorifico e colocar em local quente 1hora antes de ir para o forno)
  10. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Quando quente coloquei os rolos a assar por 20 minutos. (Se gostarem mais secos, deixem 25 minutos).
  11. Retirei do forno, pincelei com 1 colher de sopa de agave misturada noutra de bebida vegetal e servi de imediato.
 
 
 

0 Comentários