A minha filha Camila faz anos no próximo domingo e eu estou a "ensaiar" uma sobremesa para o jantar. Sim, será para o jantar, o almoço deve ser fora de casa, a Camila está a escolher um restaurante novo para irmos. A verdade é que, no contexto que estamos neste momento, covid-19 novamente a pôr-nos em estado de contingência, não vai poder haver o habitual jantar com os amigos e colegas, por isso vai a família comer fora.
Esta sobremesa é de facto fantástica, eu já fiz outras idênticas, por exemplo, a Tarte de chocolate e praliné de amêndoa (saudável; vegan; sem glúten), o Bolo mousse de chocolate (saudável; vegan; fit; sem nenhum tipo de açucar), ou o Cheesecake Snickers (saudável; fit; sem glúten), esta superou as minhas próprias espectativas. O curioso é que tive a sensação que a primeira fatia que tirei para fazer a fotografia não mostra o que realmente é a sobremesa. A parte da mousse está desfavorecida. É que a mousse, apesar de firme, está incrivelmente macia e sedosa.
Presumo que haja quem se pregunte neste momento porque é que a parte de bolo não acompanha toda a área da sobremesa. Tive algum problema? Não, não tive, foi propositado.
Eu tenho um aro ajustável para fazer este tipo de sobremesa, no entanto, sei que muitas e muitas pessoas não têm. Ora, o que acontece é que quando nós fazemos a parte de bolo, ao arrefecer, ele solta-se da lateral da forma. É nesta altura que eu o retiro da forma, ponho no prato de servir e insiro o aro ajustável para continuar a sobremesa. Se não tenho esse aro e preciso de continuar a sobremesa na forma, vai acontecer que a parte de mousse vai entrar pelas "folgas" que ficaram devido ao bolo se ter soltado da forma. Isso não fica nada bonito! Assim sendo, é preferível cortar e fazer um diâmetro mais pequeno de bolo mas certinho, do que ficar mal apresentado.
Quem tenha esse aro ajustável não precisa de fazer este corte no bolo de forma a diminuir o diâmetro, basta retirar o bolo para o prato de servir e colocar o aro como já disse.
Um pormenor que vos quero falar aqui tem a ver com as folhas de gelatina e que muitas vezes causa confusão. Hoje em dia há no mercado português varias marcas de folhas de gelatina e nem todas têm o mesmo peso por folha. Há uns anos atras isto não acontecia, todos os nossos supermercados tinham o mesmo tipo de folha de gelatina, hoje em dia não é assim. Na descrição de ingredientes têm lá 5 a 6 folhas ou 9 a 10g. Isto quer dizer que podem usar apenas 9g (5 folhas) se comprarem uma embalagem com essa quantidade ou, se comprarem embalagem com outro tipo de quantidades podem usar as 10g. Basicamente, estou a dizer que não é preciso abrir uma segunda embalagem se a vossa tiver só 9g, da mesma forma que não é preciso cortar folhas de gelatina para obter essa quantidade.
Tenho-vos dito em outras receitas com chocolate que estou a usar nas minhas receitas que têm 200g ou mais de chocolate o sem açúcar com 70% cacau há venda nos supermercados Mercadona. É chocolate para fundir, como já disse sem açúcar, preço muito acessível e muito boa qualidade. Quem tenha oportunidade de lá ir, é uma boa compra.
As claras de ovo em castelo é opcional, no entanto elas vão dar a leveza e volume característico de qualquer mousse.
Esta é uma sobremesa que, apesar de saudável, é calórica. Tenham atenção a isso, fatias pequenas para não estragar a dieta.
*Faço uma sugestão que me parece fantástica e ajuda a diminuir calorias e despesa: na cobertura final, em vez de creme de chocolate, polvilhem com cacau em pó como se faz nos tiramisu. Tenho a certeza que vai ficar lindo!!!
Vão precisar de:Base de brownie
- 100g de chocolate preto (usei 70%cacau)
- 50ml de azeite
- 3 ovos
- 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (usei 5 de xilitol e 5 de açúcar de coco)
- 90g de farinha de mandioca Neo flour (ou qualquer outra farinha)
- 30g de cacau em pó puro
- 1/2 colher de chá de fermento
- 50ml de café (ou descafeinado ou chá ou água)
- 200g de tâmaras secas
- 100g de avelã
- 100g de chocolate preto (usei 70% cacau)
- 500g de iogurte natural (usei grego light)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 5 a 6 folhas de gelatina (9 a 10g)
- 100ml de leite
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram não granulado (ex: xilitol, stevia, mel, agave, xarope/pasta de tâmaras, etc)
- 2 claras de ovo (opcional)
- 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau
- 100ml de leite
- 30g de avelã
- Pus o forno a aquecer a 180C. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
- Coloquei o chocolate a derreter em banho-maria com o azeite.
- Bati os ovos com o ingrediente adoçante por 5 minutos até triplicar de volume. Adicionei o chocolate derretido e bati para misturar.
- Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinha, cacau e fermento.
- Envolvi a mistura de secos na de ovos.
- Passei a massa obtida para a forma e levei ao forno 18min.
- Retirei do forno e deixei arrefecer.
Praliné de avelã
- Aproveitei o forno ligado para fazer a base e coloquei as avelãs a tostar por 8 minutos para que a pele se solte.
- Descarocei as tâmaras e coloquei a demolhar em 200ml de água bem quente por 10 minutos. Triturei com a varinha magica até estar em creme.
- Passei METADE da quantidade de creme de tâmaras para um tachinho, adicionei as avelãs partidas ao meio e levei ao lume , brando e mexendo com frequência, até estar ligeiramente mais pastoso (2 a 3 minutos no lume).
- Voltei á base de brownie e cortei cerca de 1 cm em todo o diâmetro. Espalhei o praliné em cima e reservei no frigorifico enquanto fiz a mousse.
Mousse
- Pus o chocolate a derreter em banho maria.
- Pus as folhas de gelatina a hidratar em água fria por 3 minutos. Aqueci o leite no microondas sem deixar ferver. Escorri as folhas e inseri no leite aquecido (elas vão desfazer-se de imediato). Mexi para misturar bem.
- Numa tigela misturei o iogurte, o cacau, o restante creme de tâmaras que fiz para o praliné e o xilitol.
- Adicionei o chocolate derretido e mexi. Acrescentei a gelatina dissolvida e voltei a misturar.
- Bati as claras em castelo e envolvi no preparado anterior.
- Verti na forma e levei ao frigorifico 4 horas.
Cobertura
- Pus o leite numa pequena tigela a aquecer no micro-ondas (bem quentinho). Retirei e inseri o chocolate partido. Tapei e deixei repousar, sem mexer, 5 minutos. Após este tempo misturei bem até estar cremoso.
- Verti sobre a mousse e reservei no frigorifico mais 1 hora.
- Desformei e decorei com avelãs partidas e raspas de chocolate.
Tão bom...
0 Comentários