Tarte de chocolate e praliné de amêndoa (saudável; vegan; sem glúten)




Fabulosa! Esta tarte é simplesmente fabulosa! Não é primeira vez que faço, mas foi a que mais gostei até hoje. Um acerto aqui, outro ali, vai ficando cada vez melhor. Diz-se que é com os erros que mais aprendemos, na cozinha acontece isso muitas vezes. Quando percebemos o que erramos, vamos corrigindo até chegar ao ponto ideal.

Esta estava fabulosa. Ficou ainda melhor depois de ter estado mais tempo no frigorifico, quando fotografei tinha apenas 2 horas de frio, insuficiente para o praliné ficar perfeito.
A ultima que tinha feito tinha a base muito fina. A intenção era boa, naturalmente, quanto menos base, menos calorias, mas neste caso não funcionou, o recheio é muito pesado, precisa de uma base que o sustente.




É tão fácil de fazer que foi a minha filha Camila que a executou desta vez. Eu sei que não é o que parece, mas podem acreditar que vale a pena e não é assim tão trabalhoso. De resto, vai ser a sobremesa surpresa deste natal aqui em casa. Todos os anos faço uma sobremesa fora das tradicionais, uma surpresa. Por norma é a primeira a desaparecer. E não estou com medo do tempo que vou perder com ela, é super rápido.




Uma das coisas que tentei fazer nesta receita para a passar aqui no blogue foi melhorar o preço final dela, ou seja, tentar diminuir o seu custo. Nas vezes anteriores gastei demasiado, principalmente no leite de coco.
Ora, o leite de coco é um ingrediente sempre muito controverso. O problema é que nós compramos uma lata de 400ml e depois, quando vamos para usar, depois de estar 1 dia no frigorifico para separar a parte sólida da líquida, ficamos com metade da quantidade. Andamos de marca em marca e o problema é sempre o mesmo. Já vos disse no blogue em publicações anteriores, eu gosto do leite de coco da marca "Minipreço". Não é habito ir a esse supermercado, vou propositadamente só para comprar o leite de coco. Se deixarem a lata no frigorifico uns dias, sabem que quantidade de liquido vão ter? Nenhum! É tudo leite de coco! Tiram no máximo 2 colheres de sopa de líquido. Neste momento há outra marca a ter em conta, é a do supermercado Lidl. Essa tem 82% de leite, o que quer dizer que retiram uns 70ml de líquido depois de estar no frigorifico uns dias e custa menos que qualquer outra, apenas 99 cêntimos. Vale a pena.






O praliné pode ser feito com qualquer outro fruto oleaginoso ou até mistura deles. Umas sobras que tenham aí em casa chega perfeitamente.
O chocolate da cobertura deve ser de boa qualidade. Hoje em dia já se consegue comprar chocolate de culinária bom com 70% cacau e não é assim tão caro.
A banana que usei na base pode ser trocada por puré de maça ou puré de tâmaras. Também podem cortar as tâmaras em pequenos pedaços e triturar tudo junto, já fiz assim várias vezes e fica ótimo.






Antes de passar á receita é importante referir que, apesar de saudável, esta tarte é calórica. Não considero impeditivo de comer. Muitos dos que irão ler sabem que eu tenho muito cuidado com o que como, sabem que detesto engordar, mesmo sabendo que me fazia bem e ficava ainda melhor. Não me privei de comer desta tarte, nem eu nem ninguém cá de casa. Apenas servi pequenas fatias. Doces como este não são para servir em quantidades grandes, nem sequer médias. Na realidade, nenhum doce deve ser servido em grande quantidade.

Esta tarte, feita numa forma de 23cm de diâmetro, deve render pelo menos 12 fatias. Aqui em casa rendeu 15. Por favor, tenham atenção a estes pormenores, não pensam "é só hoje", porque o "hoje" repete-se facilmente muitas vezes, vezes demais. É preferível prevenir, cortar sempre fatias pequenas, só para provar, para comer um docinho no fim da refeição, não para nos encher-mos de doces.




Vão precisar de:
Base
  • 135g (1 e 1/2 chávenas) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 50g (1/2 chávena) de amêndoa (ou outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 3 colheres de sopa de agave (ou outro ingrediente adoçante que prefiram não granulado ou 100g de tâmaras partidas em pequenos pedaços ou demolhadas e trituradas em puré)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 banana* (1/2 se usarem puré tâmaras)
Praliné
  • 6 colheres de sopa de açúcar de coco ou mascavado ou Brown sugar
  • 30ml de água
  • 100ml (6 colheres de sopa) de leite de coco sólido (devem ter a lata de coco no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida- ver informação na introdução)
  • 100g de amêndoa (1 chávena) (ou outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (opcional)
Recheio de chocolate
  • 200g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 200ml de leite de coco sólido (toda a restante quantidade da lata usada no praliné)
*Podem trocar por puré de 1 maça grande. Descascar a maça, cortar em pedaços, colocar num copo alto, tapar com pelicula aderente e levar ao micro-ondas 2 minutos. Reduzir a puré com a varinha mágica.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
  1. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei as amêndoas e voltei a triturar em farinha. Acrescentei os restantes ingredientes e triturei até ter formar uma massa compacta. 
  2. Untei uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro. Passei a massa para a forma e pressionei sobre a base e lados. Reservei.

Praliné
  1. Levei ao lume um tacho com o açúcar e a água em lume brando. Deixei ferver alguns minutos até escurecer um pouco, não haver sinais de grãos de açúcar e, ao passar uma colher, mostra o fundo do tacho demorando um pouco a voltar a tapar.
  2. Adicionei o leite de coco sólido, misturei e deixei ferver em lume brando até escurecer um pouco e ter a consistência cremoso, o que acontece pouco depois de iniciar fervedura. 
  3. Juntei a amêndoa picada grosseiramente e deixei ferver mais 3 minutos para que coza. Pouco antes de retirar do lume acrescentei a manteiga de amêndoa.
  4. Verti este preparado sobre a base e levei ao frigorifico para enrijecer enquanto preparei o recheio de chocolate.

Recheio de chocolate
  1. Derreti o chocolate em banho maria. Quando cremoso, adicionei o leite de coco sólido restante. Misturei bem até estar homogéneo e cremoso. (Nota: caso seja necessário para completar os 200ml, podem usar um pouco do liquido da lata, aqui não há qualquer problema)
  2. Verti o creme de chocolate em cima do praliné e reservei no frigorifico 4 horas até servir.




Tão bom…









1 Comentários