Tarte rústica (galette) de pêras e queijo chévre (saudável: fit)




Uma tarte rústica fica bem em qualquer situação, como ou sem convidados, é sempre deliciosa e há tantas combinações que podemos fazer.

Hoje apresento-vos uma tarte rústica, chamada de Galette, com a melhor das combinações: queijo de cabra, conhecido por chévre, e peras. É uma junção conhecida, já muito trabalhada nas mais diversas formas, que nunca falha nem mesmo numa Galette.


O queijo que escolhi é o melhor "chévre" português, o Palhais de Portugal. Que sabor!!! Sem duvida um queijo de excelente qualidade, como não podia deixar de ser, não fosse ele cá da terra e feito com leite português.


Para a base usei a receita que mais gosto de fazer para tartes rusticas. Trate-se de uma mistura de farinha de trigo sarraceno com espelta. A primeira é uma farinha sem glúten e muito rica nutricionalmente, já que o trigo sarraceno é uma semente muito completa a nível nutricional, equivalente á quinoa.

A espelta é uma farinha também superior a nível nutricional do que o trigo, mas que a nível de confeção se assemelha a ele, logo, a sua melhor substituta. Ao contrário do trigo sarraceno, a espelta tem glúten. Para fazerem esta base sem glúten terão de substituir esta farinha, A minha sugestão é um mix de farinhas sem glúten para pão ou bolos previamente preparado. Existem vários no mercado português, eu tenho usado o da marca Nacional quando tenho necessidade de fazer alguma receita sem glúten.

Se fizerem esta troca têm de ter atenção ao seguinte: não podem pesar, têm de medir. As farinhas não pesam todas o mesmo, no entanto o espaço ocupado é o mesmo. É evidente que a absorção de líquidos também difere de farinha para farinha, esse é um pormenor que temos de ser nós a calcular no momento, através da nossa sensibilidade. Neste tipo de receitas é fácil, temos de formar uma bola, por isso, ou temos de colocar mais farinha, caso a massa esteja mole, ou temos de acrescentar água, caso a massa esteja muito seca.

 Para esta receita, e para o caso de querem trocar qualquer uma das farinhas, devem medir 1 chávena de 250ml para o caso da farinha de espelta e 1 e 1/2 para o caso de querem substituir a de trigo sarraceno. Mais uma vez, atenção, para trocar a de espelta tem de ser uma farinha com glúten ou seu substituto ou os mix próprios para pão e bolos.




No recheio eu gosto de fazer um pouco de creme para espalhar na base. Há quem não o  faça e coloque a fruta diretamente na massa com o queijo por cima. Desculpem a minha falta de modéstia, mas é este pequeno pormenor que faz a minha tarte rustica de pera e "chévre" diferente das demais e apreciada por todos que já tiveram a oportunidade de a provar. De resto, o que eu estou a fazer hoje e aqui é a partilhar isso mesmo, o meu segredo para que a vossa galette de rústica passe também a ser única e popular no seio dos vossos familiares e amigos.

Então que creme é este? É muito simples: um puré básico de peras ou maça com mostarda Dijon. Basta isto, não é preciso mais nada. A mostarda Dijon é outro ingrediente que combina muito bem seja com o queijo de cabra seja com as peras. É uma combinação também ela muito batida. Ora, eu juntei os dois para fazer este pequeno creme para a base.

É muito simples de fazer, basta descascar e partir a fruta em pedaços, colocar num copo, tapar com pelicula aderente e levar ao micro-ondas 2 ou 3 minutos. Adiciona a mostarda e tritura com a varinha mágica até estar em puré. Depois só tem de espalhar este creme no fundo da base da tarte.
O porquê da mostarda Dijon? Uso mostarda Dijon por ser bastante mais saudável. Esta mostarda tem uma grande percentagem de sementes de mostarda, daí o seu sabor intenso.



Outras receitas idênticas que podem gostar:
"Galette" de peras/ pêssego com farinha de espelta (saudável; sem açúcar; opção vegan) 
"Galette" de queijo cremoso e tomate cereja (saudável; fit; proteico; opção sem glúten) 
"Galette" de maça (tarte rústica) (saudável; vegan; sem açúcar) 
"Galette" de brócolos, azeitonas e queijo feta (saudável; sem manteiga nem farinha de trigo)


Ingredientes:
  • 120g de farinha de espelta
  • 180g de farinha de trigo sarraceno
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 ovo 
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 5 a 8 colheres de sopa de água

Recheio:
  • 3 pêras + 2 peras ou maça
  • 180g de queijo chevre
  • 1 colher de chá de tomilho
  • 1/2 colher de chá de mostarda Dijon (opcional)
  • 1 mão cheia de molo de noz
  • 1 ovo batido para pincelar 

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base

  1. Pus todos os ingredientes, á exceção da água, no processador de alimentos. Triturei até fazer uma massa solta, parecida a um crumble. Aos poucos, 1/2 colher de sopa de cada vez e pulsando o processador a cada adição, fui juntando água até a massa fazer uma bola. (Esta massa não agarra ás mãos, no entanto, não a devem deixar demasiado seca, deve ser mole, tipo plasticina). Levei a massa ao frigorifico durante 5 minutos.
  2. Retirei a massa do frigorifico e estendi-a em cima de uma placa de silicone com medidas (ou papel vgetal), e formei um grande circulo de 34cm de diâmetro. 
Notas: 
Se preferirem podem fazer duas mais pequenas.
 Se esticarem a massa num tapete de silicone passem para uma folha de papel vegetal antes de começar a rechear.




Recheio
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Enquanto a massa estava no frigorifico fui preparando o recheio. Comecei por preparar o creme da base. Descasquei e parti 2 peras (pode maça ou 1 pera e uma maça), coloquei num copo alto, tapei com película aderente e levei ao micro-ondas 2 a 3 minutos. Retirei, adicionei a mostarda e triturei em puré com a varinha mágica. 
  3. Espalhei o creme de pera e maça sobre a base esticada deixando uma margem de cerca de 5 cm em todo o diâmetro. Polvilhei um pouco de tomilho. 
  4. Parti as restantes pêras em fatias e piquei a noz. Dispus a pêra sobre o recheio em forma de remoinho e espalhei a noz. 
  5. Parti o queijo chevre em rodelas e coloquei por cima das fatias de pêra.
  6. Dobrei as bordas da base da gallete para o centro, pincelei com um ovo batido as bordas da base e levei ao forno por 20 minutos. 


Bom apetite!



0 Comentários