Esta é uma receita que elaborei para apresentar nos workshops que iram acontecer a 15 de março não tivesse todo o planeta sido assolado por este maldito viris que nos está a paralisar.
O tema desse workshop era "Sobremesas saudáveis para a Páscoa", tema esse que deixa de fazer sentido na data para o qual foi adiado e que será substituído pelo tema "Transformar sobremesas tradicionais em sobremesas saudáveis". Só desejo que tudo isto passe depressa para que todos nós possamos regressar á nossa vida normal. Acredito que nunca nenhum de nós desejou tanto voltar ao dia a dia de sempre como neste já quase um mês passado.
Naturalmente que, se não vai estar nos workshops, vou partilhar a receita com todos os seguidores. É regra minha não partilhar receitas de workshop até pelo menos 1 ano passado sobre o evento. Esta nunca chegou a sair do computador para o pequeno livro que ofereço ás participantes nos meus eventos.
Já fiz este bolo 3 vezes. A primeira foi esta que aqui vêm e foi fotografada. Voltei a fazer com avelãs para o aniversário do Hugo, o namorado da minha filha Camila, e ainda fiz novamente com nozes novamente cá para casa, porque o meu filho mais velho estava em Itália na altura que fiz o primeiro e ficou com muita vontade de experimentar este bolo.
Inspirei-me na receita do Morgado do Bussaco saudável (sem açúcar; com ovos moles sem açúcar) (Bolo de noz sem farinha nem açúcar), o que quer dizer que tem muitas parecenças com ela. Um novo sabor, uma nova técnica de montagem e execução, uma tentativa de facilitar e simplificar todo o processo.
Neste bolo toda a massa vai ao forno ao mesmo tempo. Para isso espalhei-a no tabuleiro do forno forrado a papel vegetal. Muito, muito simples, só têm mesmo que forrar o tabuleiro do vosso forno e espalhar lá toda a massa, como se faz para as tortas. Depois de assada a massa é só cortar em 3 retângulos iguais. Para facilitar a passagem dos retângulos para um prato de servir, e porque vão ficar retângulos muito compridos, eu ainda cortei cada um ao meio, ou seja, fiquei com 6 retângulos mais pequenos. Seguidamente passei cada retângulo para o prato de servir, colocando dois a dois lado a lado bem juntinhos. Não se preocupem, não vai ficar a parecer que o bolo já está cortado ao meio, ele acaba por se unir novamente com o recheio.
Uma última dica para quem não queira usar amido de milho nem polvilho doce nem araruta é trocar por cacau em pó. Tenham atenção que todo o aspeto do bolo vai mudar, não vai haver contraste entre o bolo e o recheio, vai ficar "todo castanho".
Outras receitas de Páscoa que poderão gostar:
Morgado do Bussaco saudável (sem açúcar; com ovos moles sem açúcar) (Bolo de noz sem farinha nem açúcar)
Bolo de amêndoa com cobertura de amêndoa caramelizada (saudável; "fit"; sem nenhum tipo de gordura; sem açúcar nem farinha refinada)
Bolo Ferrero Rocher saudável (vegan; sem glúten; sem açúcar)
Torta crua sabor Bounty (vegan; sem glúten; saudável; fit)
Bolo semifrio Raffaello (fit; sem glúten; sem açúcar; saudável; opção vegan; sem forno)
Vão precisar de:
- 200g de tâmaras hidratadas em 200ml de água quente
- 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 8 ovos
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 2 colheres de sopa de mel*
- 2 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
- 200g de miolo de amêndoa ou avelã ou nozes + 2 mãos cheias para a decoração
Cobertura
- 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau
- 100ml de leite ou bebida vegetal
Confeção:
- Colocar as tâmaras a demolhar na água quente por 15 minutos. Triturar (com a água) até ter um creme macio (ver nota* abaixo)
- No processador de alimentos reduzir o miolo de amendoa ou avelã a farinha (cuidado para não entrar em manteiga).
- Pré aquecer o forno a aquecer a 160ºC.
- Separar as gemas das claras. As gemas colocar num tacho; as claras numa tigela grande.
- Ás gemas juntar 8 colheres de sopa de creme de tâmaras e 10 colheres de sopa de água. Bater bem e levar ao lume, brando e mexendo com frequência, até engrossar (cozer as gemas). Adicionar o cacau, misturar bem e retificar a textura com mais água se necessário. Reservar.
- Bater as claras em castelo firme. Quando já está a ficar firme, adicionar o sumo de limão.
- Acrescentar o amido de milho, o restante creme de tâmaras (são cerca de 8 colheres de sopa que restam) e continuar a bater em potência mínima, apenas para misturar. Aos poucos juntar a farinha amêndoa, sempre com a batedeira ligada em potência mínima. Ajustar a doçura da massa a gosto com o mel.
- Forrar o tabuleiro do forno (o meu tem 38 x 34cm) com papel vegetal. Espalhar a massa de claras no tabuleiro fazendo um grande retângulo. Levar ao forno 20 minutos. Deixar arrefecer. Partir em 3 retângulos (ver nota**abaixo).
- Dividir o creme de gemas e cacau em 2 partes reservando 2 a 3 colheres de sopa para cobrir os lados do bolo.
- Coloquei a 1ª placa no prato de servir (usei de 34 x 14cm). Barrar com creme de gemas e cacau. Repetir com as outras placas.
- Prepara a cobertura. Aquecer o leite até estar no ponto de fervura. Picar o chocolate colocar lá dentro. Tapar e deixar descansar 5 minutos. Misturar até estar num creme e verter sobre o bolo.
Notas:
*Caso usem tâmaras correntes, escorram a água da demolha para um copo medidor, vejam a quantidade que retiraram e substituam por água limpa.
**Para facilitar a passagem dos retângulos para um prato de servir, e porque vão ficar retângulos muito compridos, eu ainda cortei cada um ao meio, ou seja, fiquei com 6 retângulos mais pequenos. Seguidamente passei cada retângulo para o prato de servir, colocando dois a dois lado a lado bem juntinhos. Não se preocupem, não vai ficar a parecer que o bolo já está cortado ao meio, ele acaba por se unir novamente com o recheio.
Feliz Pascoa!!!!!!!
1 Comentários
Espectacular, sem dúvida! A fazer um dia destes! Beijinhos e uma Doce Páscoa para todos!
ResponderEliminar