É o meu risotto preferido! Adoro risotto de cogumelos!
Esta versão, idêntica ao Risotto de bacalhau que partilhei recentemente e que podem ver carregando👉aqui, não leva queijo parmesão, manteiga nem natas ou leite de coco para ficar cremoso, leva apenas queijo cremoso.
Antes de mais, queijo cremoso não é queijo creme, são produtos diferentes. Queijo cremoso é queijo "normal" que compramos já derretido, já no estado cremoso, bem diferente de queijo creme.
Quando queremos o risotto cremoso devemos adicionar natas ou leite de coco, no fim terminar com o parmesão para dar o gosto. Outra hipótese, e a mais comum, é o uso de manteiga, seja no refogar da cebola, seja no fim. No entanto, tudo isto pode ser substituído por um único produto: o queijo cremoso.
Para além de já estar no ponto certo de cremosidade que precisamos, ainda temos a vantagem de não errar nas quantidades, Como já está no ponto que queremos, no momento vemos o resultado final. Não precisa de voltar ao lume como acontece com as natas, envolvemos o queijo no fim e está pronto, no ponto certo!
Onde encontrar este queijo? Em Portugal existe em quase todos os supermercados e é a marca Saloio a campeã a derreter queijos. Encontram vários tipos de queijo derretidos e só terão de escolher o que mais gostam. O Alavão é um queijo de leite de vaca, de intensidade média; o Palhais é um queijo de leite de cabra, de sabor intenso; o Três Igrejas é um queijo de mistura de leites, de sabor mais forte.
Para esta receita usei o Alavão, se bem que o Três Igrejas tinha ficado muito bem.
Vem numa pequena caixa de 125g, pronto a usar e na medida certa para este prato e tantos outros que tenho partilhado aqui. É que 125g é a quantidade certa para muitas refeições preparadas com queijo e que servem 4 pessoas.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 300g de cogumelos frescos laminados (usei metade brancos e metade marron)
- 1 colher de chá de tomilho seco (opcional)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados (ou 1 colher de chá de alho seco granulado)
- 1 chávena (200g) de arroz arbóreo
- 1/2 copo de vinho branco (opcional)
- 1 embalagem (125g) Queijo Cremoso Alavão (ou Três Igrejas)
- sal
- Queijo Alavão Saloio ralado q.b. para servir
- Salsa picada para servir
(fotos de confeção no fim)
- Coloquei ao lume um tacho com 1 colher de sopa de azeite. Quando quente, adicionei os cogumelos, 1/2 colher de chá de alho seco granulado e tomilho seco. Deixei cozinhar até murcharem. Retirei e reservei.
- No mesmo tacho acrescentei a outra colher de sopa de azeite e a cebola picada. Salteei a cebola até ficar translucida. Adicionei o arroz, misturei e deixei cozinhar 1 minuto. Acrescentei o vinho, mexi e deixei cozinhar até se evaporar por completo.
- Adicionei 1 chávena de água, o restante alho seco, uma piada de sal, envolvi e deixei cozinhar, em lume médio e mexendo ocasionalmente, até todo o caldo se evaporar. Nessa altura juntei mais 1/2 chávena de água. Voltei a deixar cozinhar até todo o caldo se evaporar e repeti o processo até o arroz estar cozido (cerca de 20 minutos; irão precisar de cerca de 3 chávenas de água).
- Retirei do lume, envolvi o queijo cremoso e depois metade dos cogumelos salteados. Provei para retificar o sal.
- Servi com os restantes cogumelos por cima, salsa fresca picada e queijo Alavão ralado.
Bom apetite!
2 Comentários
Bom dia pode se trocar o queijo cremoso por queijo quark?
ResponderEliminarBoa noite! Não, são produtos muito diferentes. Este queijo é queijo fundido, nada tem a ver com queijo quark ou queijo creme.
EliminarPode substituir por qualquer queijo fundido, até brie fundido pode usar. Há vários tipos de queijo fundido no mercado, das mais diversas qualidades, qualquer um pode ser usado.