Risotto de bacalhau cremoso (sem natas nem leite de coco)


Como fazer um risotto bem cremoso sem usar natas ou leite de coco? Como fazer um risotto sem parmesão? Belas questões.

No dia de ano novo fiz risotto para o almoço da família. Fiz esta versão de bacalhau que surpreendeu todos!!! Estava tão bom que a minha irmã até me perguntou se eu tinha esta receita no blogue, queria fazer em breve. O que ela não sabia é que não tinha parmesão. Pensou que estava cremoso e a saber a queijo por eu ter feito com natas ou leite de coco como é habitual. Mas não foi isso que aconteceu, não usei nenhum destes ingredientes, todo foi feito com Queijo cremoso Alavão!




Enquanto conversávamos sobre o meu risotto ela contou-me que tinham ido recentemente a um restaurante, pedido risotto, e não tinham gostado nada. O arroz até estava no ponto, mas não havia aquele "creme" a envolve-lo, havia sim uma espécie de pasta. "Não gostei nada daquilo", foi o que ela me disse. A razão da "pasta" que ela se refere vem da má escolha do queijo. Todo o queijo que faz "fios" ao derreter não serve para risotto, daí se usar o parmesão ralado.

 Quando queremos o risotto cremoso devemos adicionar natas ou leite de coco, no fim terminar com o parmesão para dar o gosto. No entanto, tudo isto pode ser substituído por um único produto: o queijo cremoso.


Para além de já estar no ponto certo de cremosidade que precisamos, ainda temos a vantagem de não errar nas quantidades, Como já está no ponto que queremos, no momento vemos o resultado final. Não precisa de voltar ao lume como acontece com as natas, envolvemos o queijo no fim e está pronto, no ponto certo!


Já experimentei no risotto de cogumelos e posso-vos dizer que o resultado ainda é melhor, nunca tinha feito um risotto tão bom e tão perfeito, tudo com apenas 1 embalagem de queijo cremoso. Eu breve partilharei a receita.




Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 posta de bacalhau média
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho (ou 1 colher de chá de alho granulado)
  • 1 tomate grande maduro cortado em pequenos cubos
  • 1 chávena (200g) de arroz arbóreo
  • 1/2 copo de vinho branco (opcional)
  • 1 embalagem (125g) Queijo Cremoso Alavão (ou Três Igrejas)
  • salsa ou coentros para servir
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Cozi a posta de bacalhau em água fervente por 5 minutos. Retirei o bacalhau com a ajuda duma escumadeira e coloquei a arrefecer. Mantive a água da cozedura ao lume no mínimo.
  2. Levei ao lume um tacho com a cebola com o azeite. Quando ficou translúcida adicionei o tomate e o alho. Deixei cozinhar em lume brando alguns minutos.
  3. Entretanto o bacalhau já estava morno o suficiente para lhe retirar pele, espinhas e lascar.
  4. Adicionei ao refogado o arroz, misturei e deixei cozinhar 1 minuto. Adicionei o vinho, mexi e deixei cozinhar até se evaporar por completo.
  5. Acrescentei 1 chávena de água de cozer o bacalhau, envolvi e deixei cozinhar, em lume medio e mexendo ocasionalmente, até todo o caldo se evaporar. Quando o arroz começou a ficar sem caldo, juntei mais água de cozer o bacalhau, desta vez apenas 1/2 chávena. Repeti este processo até o arroz estar cozido (cerca de 20 minutos; irão precisar de cerca de 3 chávenas da água de cozer o bacalhau).
  6. Retirei do lume e envolvi o queijo cremoso.
  7.  Provei para retificar o sal, envolvi as lascas de bacalhau e servi de imediato com salsa.
 



Bom apetite!




0 Comentários