Só este ultimo mês fiz esta receita três vezes. Vou fazendo pequenas alterações, como por exemplo, uma vez coloquei numa assadeira, cobri com queijo ralado e levei ao forno a gratinar (foi um sucesso!), outra vez usei cajus tostados em vez das passas que usei desta vez, mas, a maioria das vezes que faço esta receita é simples, apenas o sabor do arroz selvagem misturado em alho francês sobressai nos bocadinhos de salmão que acompanham para que nutricionalmente fique completo.
Em breve farei uma versão de arroz selvagem com atum, que também fica muito bom. Não são estes temperos nem acompanhamentos que faço, apenas a técnica é a mesma. Será para breve.
O arroz selvagem é perfeito para ocasiões especiais. Conhecido por arroz Zizania, nem chega a ser bem arroz e não se relaciona com o arroz asiático que conhecemos e habitualmente cozinhamos, trata-se de um grão composto por 4 gramíneas diferentes. De aspeto é mais longo, castanho escuro, textura única e, pelo seu sabor intenso, aparece muitas vezes associado ao arroz agulha, como é o caso deste que usei.
É pobre em calorias e gordura, por outro lado é rico em fibra, proteína de alto valor biológico, vitaminas do complexo B (B3 e B6), magnésio, manganésio, fosforo, e zinco. Quando comparado com o arroz integral ou o basmati, tem o dobro da proteína, proteína esta de excelente qualidade e com todos os aminoácidos essências, embora não nas quantidades ótimas. Não tem glúten e ainda é riquíssimo em antioxidantes.
Ora, não serão estas excelentes razões para investir neste produto? Eu sei que é caro, mas, tal como iniciei esta introdução, em dias especiais, para receber os amigos ou apenas fazer um arroz diferente é com certeza um bom investimento.
Esta é uma proposta para o jantar do Dia dos Namorados para quem não tem tempo para fazer nada mais elaborado, mas não quer dispensar um prato sofisticado feito em casa.
Este é um arroz de sabor requintado, primoroso, distinto, ainda que com a mais básica e simples confeção. Desde os ingredientes até ao método, tudo aqui é fácil e rápido.
O melhor de tudo é que fica pronto em meia hora!!!
O melhor de tudo é que fica pronto em meia hora!!!
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 1 chávena de arroz selvagem com mistura de arroz agulha
- 1 cebola grande
- 2 alho francês
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cenoura grande ralada
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1colher de chá de alecrim seco
- 1 colher de chá de erva Provence seca
- sal
- 2 postas de salmão (cerca de 400g)
- 2 mãos cheias de passas de uva (opcional)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Grelhei o salmão numa frigideira antiaderente. Pus o arroz a cozer no dobro da água temperada com sal, lume medio.
- Piquei a cebola. Cortei os alho francês em meias luas. Numa frigideira larga salteei ambos no azeite até estarem moles.
- Adicionei a cenoura ralada, temperei com orégãos, alecrim, erva Provence e sal, misturei tudo e deixei cozinhar 5 minutos.
- Retirei pele e espinhas ao salmão, parti em lascas, envolvi na mistura anterior.
- Juntei o arroz cozido e as passas ao preparado anterior. Envolvi, retirei do lume e servi.
Nota: (Podem colocar numa assadeira, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar. Também podem adicionar 4 colheres de sopa de queijo cremoso em cada prato).
Bom apetite!
0 Comentários