São fáceis de fazer, deliciosas, cabem em qualquer dieta e nas mais diversas situações! Do pequeno almoço á sobremesa, passando pelo lanche, há sempre lugar para uma tartelette com base de granola, recheio de iogurte e frutas.
Como é que eu faço a base de granola? É muito simples, a minha receita de granola sem nenhum tipo de açúcar nem mel ou agave, apenas frutas secas e aveia, depois de preparada pressiono-a nas formas untadas e levo ao forno.
O recheio, esse dispensa qualquer explicação ou dica, só tem de adoçar o iogurte a gosto e decorar com as suas frutas preferidas.
Um pormenor importante, sei que nem todos têm formas de tartelette. Por norma nós dizemos que podem fazer numa única tarte o mesmo que fazemos em 4 ou 6 tartelettes. Na minha opinião esta receita não resulta em forma grande. Não estou a dizer que é impossível fazer, apenas não é uma boa alternativa, pois ao partirem as fatias o iogurte vai escorrer.
A alternativa para quem não tem formas de tartelette é usar formas de queques ou muffins. No fundo estão a fazer umas mini tartes, que eu por acaso até acho que funcionam lindamente neste formato e dá para inventar imenso. Desde colocar um pouco de caramelo no fundo ou uma colher de sopa de compota, um pouco de molho de chocolate fica ainda melhor, enfim, um sem número de ideias para fazer que ainda é mais fácil quando estamos a trabalhar com forma de queque. Deixo aqui uma foto de como ficam feitas nas forminhas de queque.
Vão precisar de:
Base (esta é a receita de GRANOLA que faço habitualmente; só irão precisar de metade da quantidade para 4 tartelettes)
- 250g flocos de aveia
- 100g de frutos secos oleaginosos (amêndoas, nozes, avelâs, cajus)
- 150g de tâmaras secas
- 180ml de água
- 1 colher de sopa de canela
Recheio
- 400g de iogurte grego natural 3% de gordura ou queijo quark
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante (mel, agave, stevia, xilitol, ...)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 4 morangos
- 1 banana
- 1 kiwi
Confeção
- Descarocei as tâmaras e hidratei-as em 180ml de água quente por 10 minutos.Triturei em puré com a varinha mágica. (Caso usem tâmara correntes, escorram a água da demolha para um copo medidor, vejam a quantidade que retiraram e substituam por água limpa).
- Pré-aqueci o forno a 160ºC. Untei 4 formas de tartelettes.
- Piquei grosseiramente os frutos secos.
- Numa tigela misturei todos os ingredientes (tâmaras em puré) até formar uma espécie de pasta.
- Dividi a pasta em 2 duas parte. Uma delas dividi em 4 e moldei cada porção a uma forma de tartelette. A outra espalhei numa folha de papel vegetal para fazer granola logo de seguida.
- Levei as tartelette ao forno entre 15 minutos.
- Preparei o recheio de iogurte. Numa tigela coloquei o iogurte e o ingrediente adoçante. Envolvi.
- Depois da base das tartelettes ter arrefecido recheei-as com iogurte e levei ao frigorifico.
- Antes de servir decorei com as frutas partidas. Os gulosos podem picar 2 quadrados de chocolate e pôr por cima. 😉
Tão simples, tão bom!
0 Comentários