Risotto de trigo sarraceno com ervilhas e lombos de pescada










Um parto cheio de proteína!!! É isto que eu chamo este risotto. 

O trigo sarraceno, também chamado de trigo-mourisco, na verdade nada tem que ver com o trigo que nós conhecemos, nem sequer é um cereal. O "trigo" sarraceno é sim uma semente, isento de glúten, da família da quinoa e com valor nutricional muito interessante.
Esta semente de dicotiledóneas é tratada de forma semelhante a qualquer grão de cereais, no entanto, nada tem a ver com os mesmos.
O trigo sarraceno é rico em ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibra. A quantidade de proteína é para considerar, embora em menor quantidade que a quinoa.




É uma excelente alterativa ao arroz vulgar já que se comporta como ele quando o cozinhamos e faz quase todos os pratos que com ele habitualmente fazemos.
Aqui no blogue podem ver outra receita de risotto de trigo sarraceno, essa com cogumelos, carregando👉aqui.
Esta teve a acompanhar lombos de pescada. Gostava de vos falar da pescada. Tenho a sensação que é tantas vezes mal vista e sem nenhuma razão de ser. Sabiam que a pescada está no top dos alimentos mais proteicos? Ali mesmo ao lado do frango com 20g de proteína por cada 100g. Pois é, se calhar não sabiam disto. É que não custa nada inseri-la nas nossas refeições semanais, há imenso que se pode fazer com ela e ainda tem a vantagem de podermos comprar sem espinhas😉 As crianças agradecem😊



Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 chávena (cerca de 200g) trigo sarraceno em grão (semente)
  • 400g de lombos de pescada
  • 1 cebola 
  • 1 alho francês
  • 2 talos de aipo
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sal
  • 3 folhas de louro
  • 4 colheres de sopa de vinho branco
  • 50g de ervilhas (usei congeladas)
  • 3 colheres de sopa de queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda) ou queijo creme light ou iogurte grego natural
Confeção:
  1. De véspera pus o trigo sarraceno a demolhar em água abundante (mínimo 6 horas)*. Escorri o trigo, coloquei num passador e passei por água corrente.
  2. Piquei a cebola, parti o alho francês em meias luas e o aipo em pedaços. Levei ao lume num tacho largo com 3 colheres de sopa de azeite e as folhas de louro. Quando os legumes amoleceram, reguei com o vinho e deixei que este reduzisse.
  3. Coloquei os medalhões no refogado, temperei com sal, tapei e deixei cozinharem por 5 minutos em lume brando e virando a meio do tempo.
  4. Retirei os lombos com algum molho (e legumes) e reservei em local quente.
  5. Ao restante refogado adicionei o trigo sarraceno e misturei. Juntei uma chávena de água e deixei cozinhar até se evaporar, em lume medio e tapado. Adicionei mais 1/2 chávena de água e voltei a deixar cozinhar até se evaporar. Acrescentei as ervilhas e a ultima 1/2 chávena de água. Mais uma vez deixei cozinhar até a água se evaporar. A esta altura o trigo sarraceno já está bem cozido e macio.
  6. Retirei do lume, misturei o queijo quark e servi de imediato com os medalhões de pescada, um fio de azeite em cima de cada lombo e decorado com salsa fresca.
* Não é obrigatório demolhar o trigo sarraceno, no entanto, só temos vantagens em faze-lo. Não só fica mais macio, como diminui consideravelmente o tempo de confeção, logo, menos perda de nutrientes.





0 Comentários