Mousse de chocolate de 3 ingredientes (saudável; vegan; sem açucar; sem abacate; sem banana)




Resultou do "melhoramento" de uma das minhas receitas mais antigas de mousse de chocolate sem qualquer açucar, ovos, iogurte, natas ou leite condensado.
Porque é que a melhorei? Porque a achava muito doce. Tão simples quanto isto.



Foi inúmeras vezes feita por muitos dos seguidores da Panelinha de Sabores, vi variadíssimas fotos dela, muitas das pessoas gostaram tanto que a repetiram várias vezes, mas eu sempre achei que era demasiado doce. De resto, já vos tinha contado isto quando publiquei o bolo mousse de chocolate em que a parte da mousse também foi baseada nesta receita.


Em vésperas de Dia do Pai, e porque faço sempre mousse nesse dia, era o "timing" certo para a "recuperação" da dita receita.


É facílima de fazer, não demora mais de 15 minutos e facilita muito se já tiverem as tâmaras a demolhar. Muitas pessoas não sabem e pensam que só as podem demolhar na meia hora que antecede a confeção. Não é verdade, podem pôr a demolhar na véspera sem qualquer problema. Nesse caso não usem água quente.




👇No caso de gostarem das mousses mais densas e menos cremosas devem usar apenas 450ml de bebida vegetal ou leite. Ficam aqui duas fotos da mousse feita dessa forma.👇



Não me vou aqui alongar muito mais, apenas deixar uma foto com o acesso á receita que deu origem a esta.




Vão precisar de:
(rende 4 copinhos)
  • 100g de tâmaras secas
  • 480ml de bebida vegetal ou leite*
  • 200g de chocolate preto (usei 75% cacau)
*Se gostarem mais densa usem apenas 450ml.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Demolhei as tâmaras em água fervente por 15 minutos.
  2. Pus o chocolate a derreter em banho maria.
  3. Escorri as tâmaras da água da demolha, adicionei metade do leite e triturei com a varinha mágica até ter um creme macio.
  4. Juntei o restante leite e voltei a triturar apenas para misturar.
  5. Verti o chocolate derretido na mistura anterior e triturei novamente para misturar.
  6. Dividi por copinhos e reservei no frigorifico. Esta é uma mistura liquida que em cerca de 2 horas no frigorifico fica sólida.

 








Tão simples, tão bom!



2 Comentários

  1. Bom dia,
    Fiz essa receita e ficou muito boa mas a consistência é muito espessa é mesmo assim?
    Obrigado
    Cátia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Fico muito feliz que tenha gostado.
      Fica mais ou menos espessa dependendo do gosto pessoal. Se gostar mais cremosa pode acrescentar mais leite ou bebida vegetal, tal como mencionei na receita.
      É a nossa mousse preferida, adoramos. O meu marido gosta mais espessa, eu e os miúdos mais cremosa. O que falo é retirar primeiro a dele para a tacinha e depois ajusto as nossas.
      Boas festas!!!

      Eliminar