Base pizza integral de flocos de aveia, farelo e linhaça (saudável; sem glúten)




Eu adoro pizza. De vez em quando apetece mesmo uma pizza bem recheada. Ainda bem que não é nos recheios que as pizzas nos estragam a dieta, infelizmente as calorias em excesso estão muitas vezes escondidas na base.
Hoje em dia há inúmeras receitas de bases na blogosfera que nos resolvem esse problema. Eu mesma tenho algumas publicadas e podem ver carregando em baixo.
👉Pizza com base de beringela
👉"Pizza" de cogumelos e espinafres com base de couve flor
👉Base para pizza sem glúten; 3 ingredientes; sem couve flor; pronta em 10 minutos (saudável; "low carb", "low fat";"fit"; paleo)

Desta vez fiz uma base diferente das já publicadas. Fiz questão de a fazer bem integral, com muitas fibras, não só porque vão melhorar a digestão, mas também porque a fibra é pobre em calorias, já que não passa da casca dos grão de cereais. Para além das fibras do farelo de aveia que nos dá a sensação de saciedade facilmente e ainda nos prolonga a falta de apetite por mais tempo, também acresci a minha base com farinha de linhaça, não só pela fibra que contém, mas para ir buscar os fantásticos nutrientes nela presentes. Ricas em ômega 3 e 6 - alimento mais rico em ômega 3 presente na natureza -  , são um antioxidante e renovador das células, logo, retardam o seu envelhecimento, protegendo a pele. Mas a linhaça não se fica por aqui, por ter muita fibra, ajuda na regularização da função intestinal e no emagrecimento. Sim, eu disse emagrecimento. O seu elevado índice de fibras fazem com que haja uma libertação de glicose mais lenta no sangue, o que evita os picos glicémicos. Com isso, há menor acumulação de gordura no organismo, além do prolongamento da sensação de saciedade. O resultado é o que nós desejamos: menos apetite! E ainda há mais, as suas fibras contribuem  para a eliminação de gorduras e toxinas.



Alguma gordura também é necessária para que a massa resulte e escolhi o azeite. E não podia ter escolhido melhor, não só por ser um tão bom produto português, mas também porque é das poucas gorduras no estado liquido quase livre de gorduras saturas.
O recheio fiz bem ao gosto de toda a família e de forma muito rápida. A começar pelo molho de tomate, hoje usei já pronto e o meu preferido (de resto o único que uso de compra). É o molho de tomate da Flor das Hortas, que já vem temperado mas eu gosto de lhe acrescentar algumas ervas aromáticas secas. Aqui as minhas preferidas são as da Chaparral, sempre presentes na minha culinária. Não dispenso! 





Passando aos restantes ingredientes, optei por curgete, tomate fresco e mozarela fresca. Aromatizei com manjericão seco e fresco, pois não pode faltar ao lado da mozarela.



Vão precisar de:
(Faz uma base de pizza média; eu hoje fiz receita e meia para uma base familiar)
Base
  • 1 caneca de flocos de aveia integrais e sem glúten se necessário (ou farinha de aveia)
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia (opcional; serve para tornar a base mais integral)
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça (ou sementes moídas)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de chá de sal
  • água (verter aos poucos; serão aproximadamente 60ml)
Recheio
  • molho de tomate (uso da Flor das hortas ou feito em casa); 1 mão cheia de queijo ralado; 1 curgete pequena cortada em fatias finas; 2 tomates pequenos cortados em fatias; 1/2 cebola pequena partida em gomos; 1 bola de mozarela fresca; manjericão seco e fresco
Confeção:
Pus os flocos de aveia a triturar no processador de alimentos até estar em farinha. Juntei o farelo, a linhaça e o sal. Voltei a processar apenas para misturar. Adicionei o azeite e também processei para misturar. 
Passei para uma tigela e fui juntando água aos poucos e amassando com as mãos até formar uma bola.


Notas:

1. Podem fazer tudo no processador e ir juntando água até formar uma bola (faço quase sempre assim a até fica melhor) ou fazer tudo numa tigela com farinha de aveia.

2. Esta é uma base bastante maleável. Se não estiver fácil de mexer é porque precisa de mais um pouco de azeite, no máximo 1 colher de sobremesa.








Liguei o forno a 200ºC . 
Estiquei a massa em cima de papel vegetal e usando a base duma forma de tarte de fundo amovível para que fique um circulo perfeito. Também é ótimo para nos ajudar a moldar.
Levei ao forno 15 minutos.




Nesse tempo fui preparando o recheio. Parti os legumes conforme indiquei na lista de ingredientes.
Montei a pizza começando pelo molho de tomate, queijo ralado, metade das fatias de curgete, o tomate, a restante curgete e finalmente a mozarela cortada em fatias finas e os temperos de manjericão.
Levei ao forno mais 20 minutos até o recheio estar cozinhado.





Adoro!!!



2 Comentários

  1. This site is mostly a walk-via for all the information you wished about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and also you’ll definitely discover it. casino online

    ResponderEliminar