Pizza de espargos com base de flocos de aveia (sem glúten)





Estamos na época dos espargos e eu sou mega fã. Este domingo fiz uma pizza com eles e os magníficos queijos da Saloio.
Minimalista, mas cheia de sabor, esta pizza encantou-me!


Usei uma embalagem de queijo cremoso de cabra Palhais da Saloio e ralei queijo Alavão da Saloio para gratinar, que lhe deu um sabor bem português e verdadeiramente incrível.
A vantagem da utilização do queijo cremoso neste tipo de pizzas é o facto de ser para barrar e criar facilmente uma base uniforme que vai "agarrar" os restantes ingredientes, de resto, á semelhança do que fazemos com o molho de tomate num recheio mais tradicional.

Não podemos é confundir queijo creme com queijo cremoso, não é a mesma coisa. Queijo creme é um queijo que se assemelha a iogurte, enquanto o queijo cremoso é queijo "normal" mas que está "derretido", ou seja, já o compramos no estado cremoso. Basicamente temos todo o sabor dum queijo normal, neste caso de cabra, no formato creme.
Não deixem de experimentar, é absolutamente delicioso!!!





Vão precisar de:
Base:
  • 2 chávenas de focos de aveia triturados em farinha (sem glúten se necessário)
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de azeite ou iogurte grego natural
  • sal
Recheio:

Confeção:
  1. Para a base triturei os flocos de aveia em farinha no processador de alimentos. Juntei os restantes ingredientes e voltei a triturar. Obtive uma massa densa, mas não forma uma bola. Passei essa massa para pelicula aderente, embrulhei e levei ao frigorifico 10 minutos.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  3. Retirei e estiquei a massa em cima de papel vegetal, dando a forma retangular. Levei ao forno a assar por 10 minutos.
  4. Retirei a base do forno, espalhei o queijo cremoso, dispus os espargos espalhados em cima e temperei com o alho.
  5. Ralei uma fatia grossa de queijo Alavão e aromatizei com salsa seca e orégãos.
  6. Levei ao forno até o queijo derreter (cerca de 15 minutos). Pouco antes de retirar do forno pincelei os lados da base e os espargos com azeite.



Bom apetite!

3 Comentários

  1. Tenho q experimentar as tuas bases alternativas de pizza :) Até pq tenho mesmo q reduzir o consumo de 'farináceos' já q a Páscoa foi profícua nesse abuso :P Bjinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, somos duas! Isto tem sido demais. Acaba a Pascoa vem o dia da mãe, eu ainda tive o baile de finalistas da Camila. Assim não há dieta que aguente, certo? Ahahah

      Eliminar
    2. Verdade, Sandra, são festas atrás de festas :) O q vale é q só tive mesmo Páscoa e Dia da Mãe, mas pelo meio tive o aniversário do afilhado e um jantar-convívio! A dieta parece adiada de semana p semana e não pode mesmo ser ;) Bjinhos.

      Eliminar