Esta é uma das tartes preferidas da minha família, eu estou incluída, que faço sempre nesta época do ano. Supostamente devia esperar que as minhas laranjeiras tivessem as laranjas em condições de comer, coisa que neste momento ainda não acontece, ainda estão "verditas", mas não consigo, assim que as vejo nos supermercados em destaque, não resisto e lá faço a minha tarte de laranja. Para terem uma ideia, este fim de semana fiz duas destas. Uma na sexta, que durou até sábado (atenção, não fomos só nós cá de casa a comer😇), e outra no domingo, que entretanto já vai a meio😉.
Fiz uma pequena alteração entre a primeira e a segunda que, por seu lado, teve uma alteração em relação a minha receita habitual. Foi apenas uma alteração na proporção dos ingredientes. A minha ideia foi torna-la mais económica mantendo saudável e equilibrada. Usei apenas um requeijão em vez dos dois habituais, mais dois ovos, divididos pela base e recheio.
E é mesmo sobre os ovos que hoje vos vou falar. Não é a primeira vez que trago este tema aqui ao blogue, falo quase sempre dele nos meus workshops, hoje será apenas um voltar a bater na mesma tecla.
Ao ovos são um excelente alimento, um alimento completo, que deve fazer parte do dia a dia de todos. Não em grandes quantidades, pelo menos para quem tem problemas com o mau colesterol, mas um ovo por dia não faz mal a ninguém. O importante é comer o ovo inteiro!!!! O ovo só é saudável inteiro, comer só a gema, ou aplicar só a gema nas receitas, não é de todo saudável, devemos evitar isso tanto quanto possível.
As sobremesas tradicionais portuguesas são ricas em gemas de ovo e na grande maioria delas é quase impossível reverter isso, mas há que tentar. Na minha modesta opinião, é essa a obrigação de bloguers que como eu elaboram receitas saudáveis. Não me vou aqui armar em esperta e dizer que o consigo fazer em tudo bem e saudável, claro que não, é impossível fazer ovos moles com as claras, por exemplo.
O recheio desta tarte exige pelo menos uma gema isolada da clara. Eu usei a clara que iria sobrar na base. É uma forma de ter o ovo inteiro na sobremesa que nem todos sabem. Quando repeti a tarte no domingo e troquei a proporção de alguns ingredientes, passei para 2 gemas no recheio e as claras resultantes para a base.
A base fica crocante precisamente pela presença da clara. É certo que para não se esfarelar toda ao partirmos depois de assada temos de a deixar ligeiramente mole e peganhenta em crua, mas também não é assim tão difícil de esticar, basta usar um pedaço de folha de papel vegetal ou ir molhando os dedos sempre que a massa esteja a colar nas nossas mãos.
Este recheio é de facto magnífico, super cremoso e macio, um sabor incrível, um aroma a laranja difícil de resistir. Não deixem de experimentar.
Vão precisar de:
Base
- 2 chávenas (500ml no copo medidor ou 180g) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 1 chávena de miolo de nozes (ou outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
- 100g de tâmaras secas (ou 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram)
- 1 pitada de sal
- raspa de 1 laranja
- 2 claras de ovo (reservar as gemas para o recheio)
- 2 gemas de ovo (reservadas das claras usadas na base)
- 3 ovos
- 1 Requeijão Saloio Natural rico em proteína (170g)
- 1 colher de sopa de amido de milho ou polvilho doce
- sumo de 2 laranjas (180 a 200ml) + raspa de 1
- 5 a 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (depende da doçura das laranjas, comecem com 5, provem e acrescentem mais se necessário)
Base
- Untei uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 175ºC.
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de noz, as tâmaras descaroçadas e partidas em pequenos pedaços, o sal e voltei a triturar até estar tudo numa espécie de farinha grossa.
- Acrescentei as claras e a raspa de laranja. Voltei a triturar até formar uma massa muito densa (ou uma bola muito mole).
- Passei para forma e pressionei pelo fundo e lados (Nota: esta base é ligeiramente peganhenta. Para espalhar podem usar um quadrado de papel vegetal ou molhar os vossos dedos em água com frequência). Piquei toda a superfície com 1 garfo.
- Levei ao forno 12 minutos. Passei o forno para os 160º.
- Enquanto a base esteve no forno preparei o recheio. Retirei o sumo a 2 laranjas.
- Num copo alto coloquei todos os ingredientes. Triturei com a varinha mágica (se estiver muito "pálido" adicionar uma pitadinha (cerca de 1/4 de colher de café) de açafrão da índia ou curcuma.)
- Verti sobre a base e levei ao forno 35 minutos.
Nota:
0 Comentários