Pastéis de maça e canela (saudável; vegan; mini Strudel)




Como eu adoro isto!!! Lembro-me do tempo de estudante em Coimbra ir ás pastelarias e haver uns pastéis idênticos a estes. Penso que eram feitos com massa folhada. Não me lembro como se chamavam, só me lembro de serem deliciosos😂 (Essa parte ninguém se esquece, certo?😉)
Tudo que leva maça é bom, não é? Estes pasteis não são exceção.


A primeira vez que fiz esta receita foi em forma de "Strudel", pelo que vos asseguro já que podem usa-la, seja a massa seja recheio, para fazer um Strudel de maça. Ficou fantástico, mas para levar para o lanche, e também para me recordar dos bons pasteis de maça que comia em jovem, este formato é mais indicado.


Parecem difíceis de fazer, mas olhem que não. A massa é a que faço habitualmente para as azevias. É super fácil de fazer, não demora mais que 5 minutos, basta amassar os ingredientes, seja á mão ou no processador de alimentos. Usei iogurte de soja, podem usar qualquer iogurte natural, não há qualquer problema. A quantidade é um potinho de 125g.

 O ingrediente adoçante a usar na massa não deve ser granulado, do género açúcar mascavado, porque não vai dissolver-se em frio, só no forno, e vão nota-lo, ficando pontinhos dourados na massa.
Quanto á farinha, usei integral, podem usar branca. Já fiz com farinha de aveia, não fica mal, mas racham um pouco durante a assadura. Se a usarem aconselho fazer uns golpes na massa antes de ir ao forno, que até fica muito giro, mas dispensem a amêndoa.


Em relação ao recheio, é básico e é o que uso para rechear crepes de maça, receita já foi publicada no blogue e podem ver carregando aqui.  Apesar do ingrediente adoçante ser o que preferirem, temos o problema de se usarem só adoçante do tipo stevia ou xilitol não vão obter esta cor. Foi por isso que usei uma mistura com açúcar mascavado. Não é preciso usar muita quantidade de açúcar, eu usei na proporção de 50%, mas podem fazer com apenas 30% da quantidade total de ingrediente adoçante que peço.
Usei maça golden, tem estado em promoção na frutaria aqui da vila, não é obrigatório e o conselho que vos dou é usarem as mais baratas, as mais pequenas e feias que encontrem, por norma são as mais doces.




A montagem destes pasteis também não é nada difícil. Eu comecei por fazer um grande retângulo. A minha ideia era fazer quadrados de 10cm de lado. Depois de fazer os primeiros seis, vi que não tinha largura para fazer os restantes três que me faltavam. Cortei a massa, voltei a fazer uma bola, voltei a esticar e lá consegui fazer mais três e ainda sobrou um bocadinho que também estiquei e fiz a que chamo "a minha prova".

E pronto, é isto. Ficam bem em qualquer mesa, seja agora no natal ou em qualquer altura do ano. Dão para as lancheiras, sabem bem com café, com chá e, porque não, com champanhe na passagem do ano. Eu não posso beber bebidas alcoólicas, brindo com água, mas olhem que não deixo de apreciar os pasteis😉


Vão precisar de:
(rende 9 pastéis)
Massa
  • 240g (2 chávenas de 250ml) de farinha de espelta
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 125g de iogurte natural (usei de soja)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (stevia, xilitol, agave, mel,...)
Recheio
  • 400g de maça (2 maças médias)
  • raspa de1 laranja (opcional)
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade açúcar mascavado e metade stevia com erythritol)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1/2 colher de café de noz moscada
Montagem
  • 1 colher de sopa de agave + 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco derretido + 1 colher de sopa de bebida vegetal (ou leite)
  • 20g de amêndoa laminada
Confeção:
  1. Comecei por preparar o recheio. Descasquei e cortei as maças em pequenos cubos. Coloquei num tacho com o ingrediente adoçante e a raspa da laranja. Levei ao lume, médio/ baixo e mexendo ocasionalmente, por cerca de 5 minutos (ou até a maça estar tenra). 
  2. Retirei do lume por instantes, juntei o amido, a canela e a noz moscada, misturei bem e devolvi ao lume mais 2 minutos. Reservei.
  3. Entretanto preparei a massa. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos. Triturei até obter uma espécie de crumble. Com o processador em andamento adicionei 1 colher de sopa de água. Formou uma bola de massa muito maleável. (Nota: Podem fazer numa tijela e amassar com as vossas mãos).
  4. Estiquei a bola de massa em cima de papel vegetal (ou superfície enfarinhada) formando um grande retângulo. Dividi-o em 9 quadrados de 10cm de lado usando o cortador de pizzas.(Nota: Eu fiz primeiro 6 quadrados, juntei a massa que sobrou nos lados desses 6 quadrados, voltei e esticar e fiz mais 3).
  5. Pus o forno a aquecer a 160C.
  6. No centro de cada quadrado coloquei 1 colher de sopa do recheio. Uni duas pontas do quadrado formando 1 triangulo. Com um garfo selei as bordas (gosto de fazer dos dois lados). 
  7. Coloquei os pasteis em cima dum tabuleiro forrado a papel vegetal. 
  8. Numa tigelinha misturei os ingredientes que mencionei na lista da montagem. Pincelei toda a superfície dos pasteis com esta mistura. Espalhei a amêndoa laminada.
  9. Levei ao forno até estarem dourados (25 a 30 minutos).

 




Tão bom...





1 Comentários